Meditação guiada: o que é, como praticar e mais!

Por Zen App

Tempo de leitura: 4 minutos

A meditação é uma das melhores ferramentas acessíveis para equilibrar o âmbito emocional e afastar doenças como insônia, depressão e ansiedade. No entanto, muita gente considera a tarefa complicada, por acreditar que não consegue se concentrar o suficiente para isso.

A verdade é que começar a meditar sem nenhuma ajuda pode ser desafiador em virtude de dificuldades ou deslizes que possam surgir. É aí que entra a importância de um professor ou guia para ajudar o praticante nesse processo.

Neste post, você vai conhecer melhor o que é a meditação guiada e como inseri-la de forma eficaz em sua rotina!

O que é a meditação guiada

A meditação é uma prática transcendental, que busca como principal finalidade o equilíbrio emocional acompanhado de uma nova forma de lidar com os desafios da rotina, como o estresse, a tensão e a ansiedade. Isso promove o bem-estar físico e mental, estimulando a paz interior.

Com a meditação guiada, a diferença está apenas no nome. Nela, você poderá contar com um guia responsável para te ajudar a criar alguma experiência voltada para o alcance do resultado desejado. Isso porque, muitas vezes, a meditação tem um objetivo específico.

Muitas pessoas usam essa prática para conseguir dormir rapidamente, curar a ansiedade, compreender a própria tristeza e lidar melhor com ela, por exemplo. Em muitos casos, a meditação vai ajudar o praticante a alcançar um estado interno mais tranquilo e paciente.

Sendo assim, pode-se afirmar que a meditação guiada é um processo elaborado para buscar um estado mental desejado, no qual haverá uma pessoa experiente para ajudar a fazer isso acontecer.

Existem diversas técnicas e maneiras de praticar esse tipo de meditação guiada, já que todos os guias têm sua própria maneira de meditar. Sendo assim, cada um deles pode seguir estruturas predeterminadas ou simplesmente se deixar orientar pela própria intuição.

Como praticar a meditação guiada

Para praticar uma meditação guiada, você só precisa, essencialmente, de uma coisa: um guia. Não é necessário procurar por um mestre em um templo, contratar um professor ou nada parecido. Com o avanço da tecnologia, é possível praticar a técnica no conforto de casa, utilizando apenas áudios especializados.

Ao baixar o aplicativo Zen em seu smartphone, você terá acesso a diversos tipos de meditações guiadas disponíveis para prática imediata. Para começar, é bem simples:

  1. Abra o aplicativo e confira quais temas específicos estão ofertados em todas as categorias. Você poderá encontrar programas especializados para curar a insônia, lidar com a ansiedade, evitar a depressão, relaxar e até mesmo aumentar o nível de energia física para lidar com novas situações ou desafios.
  2. Caso se sinta perdido ou não saiba bem o que escolher, a sugestão do cofundador é seguir a intuição na hora de selecionar a meditação desejada.
  3. Depois de escolher a opção mais adequada para o seu estado mental, o usuário pode fazer a prática usando fones de ouvido ou com o auxílio de um loudspeaker. É recomendado que o praticante procure um local tranquilo, onde ele possa focar o conteúdo do áudio sem interrupções de terceiros.
  4. Isso porque, embora o aplicativo conte com muitas meditações ativas (aquelas que podem ser feitas na rua, voltando do trabalho ou caminhando na praia), a maioria das meditações guiadas vai sugerir a procura de uma posição estável e confortável (sentado, deitado ou em pé) em um local preferencialmente silencioso.
  5. Não procure criar regras do tipo “preciso esvaziar a cabeça”, forçar a concentração ou “pensar em nada”. Apenas escute o que seu guia tem a dizer e tenha em mente que a única orientação é buscar a sua própria forma de conhecer seus sentimentos e criar uma nova experiência.

Apesar de ser possível sentir um resultado imediato logo após o término das primeiras meditações, a prática diária dessa técnica guiada é capaz de melhorar todos os aspectos da vida do praticante aos poucos, de uma forma transformadora.

Se mesmo assim você se sentir perdido ou não entender muito bem a sua intenção, experimente praticar a meditação guiada Alívio da Ansiedade ou uma meditação guiada para relaxar.

tela da meditação guiada alívio da ansiedade do Zen app

Benefícios da meditação guiada

A prática constante da meditação guiada é capaz de fornecer inúmeros benefícios para seu praticante, tanto no âmbito físico quanto no emocional. Os principais deles são:

Sensação de segurança

Ao iniciar uma nova prática sozinho, é comum se sentir inseguro sobre o rumo a se tomar ou se é possível evitar alguns erros ou não. No entanto, o apoio de um guia que já conhece todo o processo pode promover muito mais conforto e relaxamento para o meditante, que não terá motivos para sentir medo.

Boa saúde física

Por meio do relaxamento mental e corporal, os sistemas glandulares do organismo potencializam seu desempenho para criar melhores condições de saúde, normalizando a pressão arterial, reduzindo a frequência cardíaca e eliminando o estresse reativo rapidamente.

Autoconhecimento

A meditação guiada é um processo lento e intencional para a liberação de emoções, pensamentos e sentimentos negativos, proporcionando a calma do âmbito mental. Por meio dessa maior integração consigo próprio, o meditante consegue ser o protagonista de suas próprias ações, libertando-se de crenças de outras pessoas, traumas e lembranças negativas.

Sendo assim, por meio da criação de um caminho individual, o praticante da meditação passa a ser guiado para uma vida mais leve e feliz, na qual ele é dono de seu próprio destino.

O aplicativo Zen oferece um curso de 21 dias, voltado para quem deseja conhecer os benefícios da meditação no dia a dia e aprender os benefícios de uma prática transcendental. Para isso, a guia Juliana Goes informa o meditante das sensações que ele pode experimentar e o prepara para que realize meditações livres (sem guias) no futuro.

Além disso, o aplicativo também recebe novas meditações todas as semanas, para que o usuário possa escolher quais opções se adaptam melhor às suas necessidades em até 3 idiomas diferentes. Dessa forma, fica mais fácil se conhecer para seguir com a melhoria do autoconhecimento e bem-estar mental.

Agora que você já sabe o que é uma meditação guiada, que tal experimentar na prática os benefícios dessa técnica tão transformadora? Baixe o aplicativo Zen, que está disponível para Android e iOs, e aproveite as vantagens de uma vida mais equilibrada!

E se quiser ficar por dentro de mais textos como este, assine a nossa newsletter e receba nossos conteúdos diretamente em seu e-mail!

4 Comentários
nina
02/12/2018 às 22:45

Meditação guiada é vida! E amo as meditações guiadas do Zen!

irana otero sapucaia
12/02/2019 às 05:30

Sinto-me leve e plena . zen !

ana
08/05/2019 às 21:38

A meditação guiada foi a melhor coisa que aprendi e pratiquei na vida.

alice
18/08/2019 às 11:46

Estava a mais de três meses sofrendo com crises contínuas de Stress, irritação e Raiva e duas pessoas iluminadas me ajudaram o pessoal desse site e vídeos como esse aqui: https://www.youtube.com/watch?v=k6pH0kxmaP0 Sou eternamente grata! Muito Obrigada mesmo de coração 🙂

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

POR UMA VIDA MAIS ZEN
Dicas, inspirações
e novidades!
Experimente o zen por 7 dias
grátis!
Quero testar!