Terapia Holística: o que é, como funciona, tipos e mais!

Por Zen App

Tempo de leitura: 3 minutos

Uma maneira para estimular a qualidade de vida e estar verdadeiramente bem, de forma física e emocional, é através da terapia holística. 

Muitas vezes não conseguimos seguir com nossas rotinas e planos por estarmos com desequilíbrios internos e também sintomas físicos, como dor ou alguma doença. Quando aparentemente estamos bem fisicamente falando, o nosso emocional pode estar abalado ou a nossa mente pode estar sobrecarregada. 

Nesse momento é preciso olhar para si e entender o que está acontecendo para que possa fazer algo a respeito, e é exatamente isso que a terapia de forma holística tem a oferecer. Continue lendo! 

O que é terapia holística

A terapia holística é uma abordagem que visa o bem-estar físico, mental, emocional e energético da pessoa. 

Ao contrário dos tratamentos tradicionais que tem um olhar direcionado apenas para uma causa, essa forma de terapia cuida do ser como um todo. Olhando não apenas para as queixas que são informadas, mas também prevenindo e cuidando do que, aparentemente, ainda não se tem conhecimento.  

Como funciona

Por cuidar do ser como um todo, essa forma de terapia considera que as doenças surgem por conta de desequilíbrios internos.

Logo, se a pessoa está se queixando de alguma dor, por exemplo, é provável que isso seja reflexo de um desequilíbrio emocional. Quando tratada de forma holística as chances dessa dor surgir novamente são menores. 

É importante ressaltar que a terapia entra como uma abordagem complementar aos tratamentos tradicionais. Caso a pessoa já esteja em um tratamento médico, ela deve continuar e se sentir a necessidade, pode complementar com alguma terapia holística. 

Tipos de terapia holística

Existem diferentes abordagens terapêuticas, algumas delas são: 

Aromaterapia

A aromaterapia é uma abordagem terapêutica que utiliza fragrâncias extraídas de vegetais que, em forma de óleos essenciais tratam diferentes distúrbios, tanto orgânicos como psicológicos. 

Acupuntura

Originária da China, a acupuntura é uma terapia milenar que consiste na aplicação de agulhas em regiões do corpo. Quando aplicadas em pontos específicos, podem tratar diversas doenças físicas e emocionais. No Brasil, ela pode ser indicada por um médico como um tratamento complementar.

Cromoterapia

As cores, assim como aromas e sons, podem despertar diferentes sensações no nosso corpo. A cromoterapia, também conhecida como terapia das cores, utiliza as cores para harmonizar o corpo e tratar diversos desequilíbrios. 

Constelação Familiar

Desenvolvido pelo alemão Berl Hellinger, a constelação familiar está cada vez mais se tornando popular. Ela atua na análise das relações pessoais, ajudando a identificar e compreender possíveis bloqueios emocionais, que podem ter sido herdados de outras gerações. 

Florais

A terapia com florais utiliza as essências florais para tratar desequilíbrios energéticos. Auxiliando na harmonia da vibração e energia vital.

Fitoterapia

A fitoterapia ou terapia das plantas utiliza plantas medicinais para o tratamento e cura das pessoas. Ela pode proporcionar alívio de sintomas, ser uma forma de prevenção e até mesmo curar algumas doenças. 

Meditação

Ganhando cada vez mais espaço na vida das pessoas, a meditação é uma prática antiga que tem como objetivo despertar a presença. Existem diferentes técnicas de meditação e formas de meditar. 

Uma sugestão para aqueles que querem começar a praticar é procurar por um bom aplicativo de meditação, como o Zen. Nele você pode aprender a meditar e tornar a prática um hábito com programas exclusivos. 

tela da meditação guiada "Atenção no Agora" do Zen app

Reiki

O Reiki trabalha com a energia vital universal, conhecida como “Ki”. Através da imposição das mãos a terapia tem a finalidade de energizar todo o corpo. 

Quando procurar

Ainda existe um certo receio quando se fala sobre terapia. Muitas pessoas ainda relacionam terapia a estar “louco” da cabeça ou como “frescura”.

Entretanto, todos podem procurar e começar  uma terapia holística, independente se há ou não um desequilíbrio em evidência. Assim como cuidamos da nossa saúde física buscando alternativas para melhorar a qualidade de vida, também podemos incluir a terapia. 

Lembre-se que o objetivo da terapia é proporcionar bem-estar geral, diminuindo o sofrimento e auxiliando no processo de cura da pessoa. 

É uma ótima ferramenta para desenvolver controle emocional, autoconhecimento, melhorar a qualidade de vida, entre outros benefícios.

Gostou de descobrir um pouco mais sobre a terapia holística? Então, compartilhe este post agora mesmo com os seus amigos nas redes sociais!

1 comentário
instituto vitta
26/07/2019 às 21:15

Ola , esta sendo muito importante esse material para a informação para muitas familias.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

POR UMA VIDA MAIS ZEN
Dicas, inspirações
e novidades!
Experimente o zen por 7 dias
grátis!
Quero testar!