Como você lida com os seus sentimentos? Você deixa que eles tomem conta do momento, ou consegue ter controle emocional?

O equilíbrio é essencial para termos uma vida mais leve, mas quando falamos sobre sentimentos e emoções isso pode tornar-se um pouco mais resistente na nossa vida.

Para entender melhor o que é o controle emocional e dicas de como desenvolvê-lo de maneira saudável, continue lendo!

CONTROLE EMOCIONAL

O controle emocional nada mais é que a nossa capacidade de lidar com os nossos sentimentos nas mais diversas situações. É uma maneira de equilibrar o nosso lado racional e emocional.

Todos nós já passamos por uma situação em que a emoção falou mais alto, e como consequência tivemos atitudes que não teríamos se tivéssemos totalmente racionais. Por outro lado, também passamos pela situação contrária, em que a razão falou mais alto e gerou consequências desagradáveis.

O equilíbrio entre razão e emoção é essencial para que a gente possa tomar atitudes e conseguir enfrentar as adversidades da vida de uma forma mais leve e mais assertiva. Sem precisar tender para um extremo ou outro.

E para desenvolver esse controle emocional é preciso olhar para dentro de si, para compreender e analisar cada sentimento.

DICAS ESSENCIAIS

Agora que você já sabe melhor o que é controle emocional, descubra como desenvolvê-lo. Confira!

1 – DESCONECTE-SE

Para manter o equilíbrio e o controle emocional em meio a um mundo agitado, é preciso se desconectar um pouco diariamente, e este é o primeiro passo.

Se ocorreu um problema, mentalize que é passageiro – ele possui um começo, um meio e um fim. Se você está passando por uma situação que não lhe agrada ou sabe que uma situação que não lhe é favorável está perto de acontecer, mentalize que tudo é passageiro e que isso não irá controlar os seus sentimentos. 

Nem as situações, nem as pessoas têm o poder de controlar seus sentimentos e as suas atitudes à menos que você dê este poder a elas. Lembre-se sempre disso.

A prática da meditação proporciona uma desconexão com o caos, para que você tenha o seu espaço e seu momento de olhar para as próprias atitudes, de avaliá-las e de reformulá-las, com o intuito de recuperar o equilíbrio e seguir da vida da melhor maneira possível. Livre de toda a ansiedade e estresse que essa situação pode ocasionar. 

3 – DESENVOLVA PENSAMENTOS POSITIVOS 

Quando estamos em equilíbrio e harmonia é muito mais fácil controlar os pensamentos negativos e, colocar no lugar, pensamentos de otimismo.

A meditação matinal é uma prática que nos ajuda exatamente no equilíbrio, na firmeza e na suavidade dos pensamentos. Essa prática também auxilia no relaxamento, o que trará mais disposição e estabilidade para aproveitar o dia.

Experimente praticar a meditação Afirmações para Autoconfiança, e deixe de lado toda e qualquer autocobrança, ansiedade por algo, medo e qualquer outro sentimento que possa desequilibrar o seu ser.

Essa meditação irá ajudar a trabalhar a mente, de modo que você tenha mais pensamentos positivos durante o seu dia.

AFIRMAÇÕES PARA AUTOCONFIANÇA [OUVIR AGORA]

tela da meditação guiada afirmações para autoconfiança do zen app para ajudar a aliviar a ansiedade

3 – PRATIQUE A ATENÇÃO PLENA

É preciso ter a consciência que a estabilidade acontece de dentro para fora, e não o contrário – e este é um dos objetivos do Programa de Atenção Plena, disponível no Zen App.

Reflita: você controla as suas emoções e pensamentos, ou são os pensamentos, as emoções e as situações que lhe controlam? 

Você consegue se manter estável ao longo do dia, independente dos acontecimentos? Até que ponto você dá poder às pessoas e às situações para que elas dominem a sua mente e as suas atitudes?

A Atenção plena é uma técnica de meditação que desenvolve a nossa presença além dos momentos de meditação.

Esse novo programa irá fazer você refletir sobre tudo isso, enquanto aprende a praticar a atenção plena. Você irá se desenvolver para estar 100% presente no aqui e agora.

PROGRAMA ATENÇÃO PLENA [COMEÇAR AGORA]

dicas para meditar com o programa de atenção plena do Zen app

Se você ainda não conhece o Zen, aproveite para baixar agora! São centenas de meditações, reflexões e programas desenvolvidos para auxiliar na sua jornada de autodesenvolvimento.

Disponível para Iphone e Android.