Ho’oponopono: o que é, como funciona, benefícios e mais!

Por Zen App

Tempo de leitura: 4 minutos

Ter um momento de paz para refletir sobre os próprios sentimentos dentro de uma rotina cada vez mais corrida nem sempre requer um local silencioso, alguns minutos de folga ou total desligamento do mundo exterior, essa é a beleza do Ho’oponopono.

Por mais incrível que esta ideia possa parecer, existe uma técnica para tornar o seu dia a dia menos estressante por meio da limpeza mental e espiritual, sem a necessidade de ensinamentos religiosos ou posturas de yoga. O nome dela é ho’oponopono.

Neste post, você vai entender melhor o que significa esta palavra tão diferente e descobrir como ela é capaz de fornecer mais leveza para a sua vida! Ficou curioso? Então vamos lá!

O que é ho’oponopono

A palavra “ho’o” significa “causa” em havaiano, enquanto “ponopono” quer dizer “perfeição”. O termo “ho’oponopono” pode ser traduzido como: “corrigir um erro” ou “tornar certo”.

Trata-se de uma prática que não requer muitos ensinamentos, mas é poderosa para purificar o próprio corpo e se livrar de memórias ou sentimentos ruins, que prendem a mente em uma sintonia negativa. 

O termo se tornou conhecido a partir de uma experiência vivenciada pelo terapeuta e professor, Ihaleakala Hew Len. Por mais inacreditável que a história possa parecer, este homem conseguiu curar um pavilhão inteiro de criminosos que sofriam de doenças mentais no Havaí, sem sequer conversar ou interagir com nenhum deles. 

Por meio da análise das fichas de cada paciente, o terapeuta aplicava as palavras-chave do ho’oponopono, e a repetição da técnica mudava o seu estado de espírito. Consequentemente, a atividade mental dos detentos também se alterava.

Os resultados foram tão surpreendentes que, de forma resumida, pode-se afirmar que Len conseguiu curar os presos conforme ia curando a si mesmo.

>> Leia também: Oração do Ho’Oponopono

Como a técnica ho’oponopono funciona

A técnica parte do pressuposto de que tudo o que conhecemos como “realidade” é experimentado de forma individual pela nossa mente. Aquilo que você sente, ouve, vê e até as coisas ou pessoas que conhece sofrem influências do seu “eu” interior.

Sendo assim, tudo o que acontece a sua volta envolve a sua participação, já que você é responsável pelo que pensa e sente. Já reparou que, muitas vezes, nós mesmos podemos ser nossos piores inimigos? Isso acontece porque cada pensamento pode ativar um mecanismo que recria um mundo (ainda que ilusório) de problemas.

O principal objetivo do ho’oponopono é buscar a cura desses problemas por meio do perdão. Não necessariamente o perdão dos outros, mas, principalmente, o de si mesmo.

Isso é feito com a compreensão de que o que acontece com você não importa, mas o que você fará com aquilo que aconteceu é o que realmente interessa. Se a sua mente e seus pensamentos te causaram problemas, eles também são capazes de resolvê-los.

A versão tradicional do ho’oponopono é composta por quatro frases principais:

  1. sinto muito; 
  2. me perdoe;
  3. eu te amo;
  4. sou grato.

Todas elas procuram guiar o praticante na passagem por essas quatro etapas sentimentais: arrependimento, perdão, amor e gratidão.

A simples repetição dessas palavras é capaz de ativar a liberação de bloqueios, lembranças negativas e traumas para que você assuma um controle mais tranquilo sobre o próprio corpo e a própria vida. 

Em suma, é possível afirmar que o ho’oponopono é um processo de solução de problemas, que deve acontecer inteiramente dentro de você.

 

Benefícios do ho’oponopono

As vantagens da prática frequente do ho’oponopono são inúmeras, e se encontram em todos os campos da vida. As principais delas são:

Regeneração das memórias celulares através do Ho’oponopono

Você já teve a sensação de reviver uma situação traumática diversas vezes, como se assistisse a um filme passando em sua cabeça?

Isso acontece porque todas as nossas dores, preocupações e receios são gerados e armazenados em nossa memória celular. O ho’oponopono atua neste âmbito como uma limpeza, neutralizando as lembranças de sofrimento e sensações desconfortáveis.

Protagonismo da própria vida

A princípio, a ideia de responsabilidade e obrigatoriedade de responder pelos próprios atos pode parecer muito rígida, mas com o tempo, você poderá se surpreender com o seu nível de independência e proatividade.

Ao abandonar a sensação de impotência atrelada à ideia de que o sofrimento é causado apenas por fatores externos e incontroláveis, é possível transformar suas crenças e não ter uma postura vitimista, aumentando a sensação de poder pessoal.

Estabilidade emocional

Com a liberação de energias negativas, o equilíbrio emocional é privilegiado, pois os bloqueios da auto-realização, felicidade e plenitude desaparecem, abrindo espaço para novas percepções e paz interior.

Além disso, o praticante do ho’oponopono conquista a liberdade de não obedecer às lembranças negativas. Isso pode transformá-la em uma pessoa mais calma e com uma postura mais positiva diante das adversidades e problemas em seu caminho.

Relacionamentos mais saudáveis

Sempre quando nos envolvemos em algum desentendimento ou conflito, a tendência é pensar que apenas os outros estão errados.

O ho’oponopono ajuda a desconstruir esta postura passiva para que o praticante possa entender que ele também é parte do problema, e quando ele muda, seus relacionamentos também mudam (para melhor, é claro!).

Como começar com o Ho’oponopono 

Para colocar o ho’oponopono em prática, você não precisa acreditar em divindades, ter alguma religião ou estar isolado em algum local silencioso. Apenas diga (mentalmente ou em voz alta): sinto muito. Me perdoe. Eu te amo. Sou grato.

É possível que você já comece a experimentar sentimentos de compaixão, novas sensações internas ou um simples relaxamento da mente assim que acabar de pronunciar todas as palavras pela primeira vez. Quando a energia que estava bloqueada começa a ser liberada pelas células, também é comum que os praticantes sintam vontade de bocejar ou suspirar.

No aplicativo Zen, você poderá encontrar uma oração completa com a essência do ho’oponopono inclusa, para fazer sempre que tiver vontade. Você também pode integrar a técnica com a meditação, e usá-la em forma de mantras para potencializar seus benefícios.

Oração do Ho'oponopono

Agora que você já sabe tudo sobre o ho’oponopono, aproveite para entrar em contato conosco e conhecer nossas meditações guiadas! Preparamos materiais especiais com a filosofia dessa técnica inovadora, que pode te ajudar a ter uma vida muito mais feliz!

34 Comentários
13/08/2018 às 07:57

AMO

13/08/2018 às 07:59

GOSTO

13/08/2018 às 08:00

AQDORO

elenci melo
16/10/2018 às 09:58

Achei muito interessante! Vou praticar!

ana marisol tarantino
20/10/2018 às 15:15

Quero saber demais

jean trevizan
28/11/2018 às 09:10

Eu amo a técnica e conheço à muitos anos.
Funciona bastante para vários aspectos da vida. Porém quando as coisas começam a dar certo acabamos esquecendo de continuar a praticar, e acaba que muitas coisas acabam se repetindo. Então o ideal é transformar o Ho oponopono em um hábito diário. Mas sem apego e sem obrigatoriedade. Hoje eu faço à todo momento, principalmente no trabalho. Fico falando mentalmente e agradecendo por tudo em minha vida.
Parabéns pelo texto.
Muito esclarecedor.

letícia
10/12/2018 às 13:59

O app tem versão em português?

    fabiana paixão
    11/12/2018 às 08:49

    Oi Letícia, tudo bom?
    Sim, o app tem versão em português 🙂

dalva
23/12/2018 às 17:43

Quero baixar o aplicativo mas preciso saber se os vídeos são legendados.
Sou surda que ouve através da tecnologia.

rosineide
27/12/2018 às 04:15

Eu sei que ja consegui, acredito e solto para o hooponopono.sinto muito me perdoe eu te amo obrigada

rosemary dos reis silva
08/03/2019 às 16:04

Estou começando a praticar hoje faz três dias e estou me sentindo uma bomba de emoções . não conseguia chorar . Mas quando ouço solto todas as emoções que estão presas em mim..

alexandra risa
12/03/2019 às 09:45

Bom dia,
Já começo com a palavra GRATIDÃO, a essa forma de se purificar com esse mantra que são 4 palavras simples, mas de suma Importância em nossas vidas.
Com certeza vou começar a praticar ?

alfredo
12/03/2019 às 11:28

Teria algum estudo melhor,ou através da frase, sinto muito me perdoe,eu te amo,dou grato..

márcia
13/03/2019 às 22:39

Conheci o Oh oponopono a alguns anos, no início citava sempre em vários momentos do dia, com o passar do tempo caiu no esquecimento. Mas o sentimento de gratidão é frequente em minha vida e é libertador. Hoje vi uma pessoa tatuada com as palavras, sinto muito, me perdoa, te amo, sou grata e senti que preciso vou voltar a praticar em minha vida.

maria salete pasa
27/03/2019 às 22:34

Eu amo esta prática , tenho ajudado inúmeras pessoas com a distribuicao de fichas que confeccionou com estas ricas palavras. Como também a minha vida mudou para melhor em todos os sentidos após conhecer esta filosofia… Só tenho que dizer : Gratidão a todos que divulgam esta sabedoria milenar.

rosana ribeiro
31/03/2019 às 16:39

Adoro essa pratica tem me ajudado bastante em minha vida,gratidao

08/04/2019 às 08:47

Muito bom este conteúdo, a prática tbm, indico para todos!

savio
17/04/2019 às 16:27

Esta prática é mágica, já me ajudou muito!

rosemara
25/04/2019 às 18:00

Amo praticar hoponopono e recomendo traz muita paz

marilene
30/04/2019 às 05:59

Amei…queria conhecer mais obrigada marilene franco

rosimar lopes
22/05/2019 às 09:09

sou grata

ailton
22/05/2019 às 20:48

eu vou aplicar na minha vida espero muito ter resultado.preciso

marcia
01/06/2019 às 21:05

Sou catolica tenho duvida se nao estou pecando contra Deus?

alaides stam
07/06/2019 às 20:28

Como devo fazer a oração para me livrar de vício? Grata

rozi
12/06/2019 às 11:08

Simplesmente divino!
Já conheço essa prática,mas ao ler aqui,agora e meditar,as lágrimas escorrem pelo meu rosto como uma calma vertente de água límpida, purificada…Sinto-me realmente purificada,limpa…em paz,comigo,com o mundo…
Eu sinto muito!
Me perdoe!
Te amo!
Sou grata!

eder tadeu peixoto porto
17/06/2019 às 07:52

Paz pra todo mundo, EU TE AMO, ME PERDOE, SINTO MUITO, AGRADEÇO!!!!!!!

bianca
19/06/2019 às 23:22

Temos que repetir 108 vezes? E pode ser em ordens diferentes as repetições das palavras?

leticia caroline severo da silva
24/07/2019 às 10:21

Comecei a alguns dias depois que uma amiga me apresentou, estou passando por uma situação bem difícil e espero que essa tecnica possa me ajudar muito.
Preciso de boas vibraçoes…
Ta muito pesado pra mim.
SINTO MUITO.
ME PERDOE
EU TE AMO
SOU GRATA

roberta
07/08/2019 às 22:54

Marcia não tem como você pecar contra Deus com uma prática tão simples e purificadora. O ho oponopono não é religião, é apenas uma repetição de palavras com o intuito de pedir perdão, se amar e agradecer.

yara maria cappelli de onzari
28/08/2019 às 11:12

Gostei muito , então:sinto muito me perdoe , te amo obrigada

junior
02/09/2019 às 10:24

Qual a diferença para uma meditação?

rafaela
03/09/2019 às 22:28

muito bom agora eu entendi o que é o hooponopono grata

eveline
10/09/2019 às 17:33

NAO PRECISA FALAR NADA ANTES, É SÓ MESMO REPETIR AS PALAVRAS NA ORDEM?

jéssica
17/04/2020 às 21:47

Muito interessante, vou praticar.💜

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

POR UMA VIDA MAIS ZEN
Dicas, inspirações
e novidades!
Experimente o zen por 7 dias
grátis!
Quero testar!