Como evitar a depressão: 5 hábitos que ajudam a prevenir a doença

Por Zen App

Tempo de leitura: 2 minutos

Você sabe como evitar a depressão? A maioria das pessoas ainda não entendeu que é possível evitá-la apenas com algumas mudanças de hábito. A depressão é um distúrbio afetivo que faz com que a pessoa sinta-se profundamente triste por longos períodos de tempo.

Além disso, ela faz com que o indivíduo tenha dificuldades para lidar com a sua vida pessoal e profissional, afetando a sua autoestima, energia e motivação.

As causas dessa doença podem estar ligadas a alguma herança genética, traumas de infância, problemas emocionais, alterações do cérebro etc.

Mas, se você adquirir os hábitos que apresentamos neste artigo, é possível se prevenir e melhorar a sua qualidade de vida. Quer saber que hábitos são esses? Vem conferir!

1. Tenha uma alimentação saudável

Ter uma alimentação saudável é essencial para manter o seu bem-estar mental e evitar a depressão. Alimentos com baixo teor de gordura, ricos em ômega 3, como peixes, vegetais, frutas, grãos integrais, nozes e ácido fólico ajudam a melhorar o seu humor e combatem a depressão.

Evitar o consumo de álcool e diminuir as doses diárias de cafeína também auxiliam na prevenção dessa doença.

Uma alimentação equilibrada proporciona ao seu organismo todos os nutrientes essenciais para que ele possa se desenvolver adequadamente.

2. Pratique exercícios regularmente

As atividades físicas são um dos melhores remédios no combate à depressão. Os exercícios aumentam a temperatura do corpo, proporcionando um efeito calmante no sistema nervoso central.

Além disso, eles liberam substâncias químicas, como as endorfinas, as quais são responsáveis pela melhora do seu humor. Por isso, é de suma importância que você realize qualquer tipo de atividade física. Você pode andar de bicicleta, fazer caminhadas, aulas de dança, ioga, praticar algum esporte etc.

3. Durma bem

Ter boas noites de sono é essencial para melhorar a qualidade da sua saúde mental e, consequentemente, evitar essa doença. As chances de desencadear uma depressão diminuem quando as noites são bem-dormidas. O ideal para um adulto é dormir de de 6 a 9 horas por dia.

As pessoas que dormem bem têm o risco de depressão diminuído quando comparado àquelas com problemas de insônia e distúrbios do sono.

4. Faça boas amizades

Para evitar a depressão, é importante ter boas amizades. Ter com quem contar em momentos difíceis é de suma importância para conseguir superar os problemas e ter motivação para continuar em busca de seus sonhos.

Os amigos vão afastar você da solidão, aconselhando sempre que necessário. O acolhimento fará você se sentir importante e, ao compartilhar as suas dificuldades, os fardos se tornarão menores, diminuindo a sobrecarga emocional.

5. Medite diariamente

Segundo uma pesquisa publicada na revista Veja, meditar pode aliviar a depressão. Ao meditar, o seu corpo libera um hormônio chamado serotonina, o qual está relacionado à felicidade e, portanto, auxilia na prevenção da doença, equilibrando as suas emoções.

A prática da meditação também reduz a ansiedade, distúrbio que atrapalha o dia a dia das pessoas, proporcionando muito sofrimento.

A depressão é uma terrível doença que pode aprisionar uma pessoa por anos. Por isso, é importante que você mude seus hábitos e busque uma vida mais saudável. Com a adoção dessas práticas listadas, além de evitar a depressão, você também conseguirá diminuir o estresse, o cansaço e ansiedade da sua rotina.

Agora que você já sabe como evitar a depressão, compartilhe este artigo nas redes sociais e mostre para os seus amigos como é possível se livrar dessa doença apenas mudando seus hábitos!

Aproveite a oportunidade e baixe agora o nosso aplicativo voltado para meditação com várias funcionalidades que vão ajudar você a ficar mais relaxado!

6 Comentários
manoel rocicleudo
11/05/2019 às 12:24

Gostaria de receber essa informação sobre depressão.

carolaine dias
12/05/2019 às 12:44

Nossa adorei o conteúdo e de primeira qualidade parabéns mesmo.

Vou compartilhar com meus amigos

Obrigada

ederson bezerra silva
18/05/2019 às 19:06

Sem palavras. O que foi dito aqui me ajudou demais, sério, conteúdo gratuito e de qualidade, muito obrigado por todas estas informações, vocês querendo ou não… estão salvando vidas, parabéns!

vanzia souza marques
15/08/2019 às 12:14

Amei, simplesmente maravilhoso o conteúdo

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

POR UMA VIDA MAIS ZEN
Dicas, inspirações
e novidades!
Experimente o zen por 7 dias
grátis!
Quero testar!