Ansiedade

Saiba o que fazer para controlar a sua ansiedade no trabalho

mulher meditando no trabalho
Escrito por Zen App

Se você se sente estressado e ansioso na sua empresa, saiba que não está sozinho. De acordo com uma pesquisa que comparou 13 países, o Brasil ficou em primeiro lugar no ranking do estresse. Cerca de 42% dos trabalhadores brasileiros declararam conviver com essa situação no ambiente profissional. Dentro de um cenário nada consolador, o que fazer para controlar a ansiedade no trabalho?

Com o aumento do desemprego e a crise econômica afetando o mundo corporativo, fica ainda mais difícil controlar o temperamento. A gente sabe que a tarefa não é fácil. Hoje, então, daremos algumas dicas que podem ajudar você. Confira!

Entenda a origem do problema

Se engolir sapos e deixar as coisas para depois fazem parte da sua rotina, esses podem ser apenas alguns dos indícios do problema. Para descobrir o que realmente te incomoda, preste mais atenção às suas falas e atitudes. Caso seja necessário, faça um diário, anotando tudo que acontece no seu dia. Talvez, analisando a situação mais detalhadamente, você possa encontrar a origem, o que é fundamental para alcançar uma solução.

Aprenda a dizer não

Além disso, tentar ajudar os outros e ser simpático o tempo todo pode fazer mais mal que bem. Com o tempo, você fica sobrecarregado e cheio de ressentimentos com os colegas. O melhor é saber dizer não antes que a situação se transforme em um problema. O segredo é ser gentil e, ao mesmo tempo, firme nas respostas, mostrando que tem outras responsabilidades.

Conte com os colegas de trabalho

Se às vezes os colegas são um problema, eles também podem ser a solução. Ter alguém para conversar e desabafar é libertador, principalmente quando aquela pessoa entende o momento tão bem quanto você. Só tome cuidado para o desabafo não soar ou se tornar uma fofoca. Saiba quem procurar e o que dizer na hora certa.

Mantenha o bom humor

Muita ansiedade e estresse poderiam ser evitados por meio do bom humor e de uma atitude mais positiva. Em alguns casos, é melhor levar as coisas na esportiva, sobretudo nas relações com as pessoas mais próximas ou com superiores. Lembre-se que nem tudo deve ser levado para o pessoal. Só tome cuidado com o que pode ser considerado assédio moral ou sexual. Educação e respeito são fundamentais para o convívio no ambiente de trabalho.

Procure terapias alternativas

Depois de tudo isso você ainda não se livrou do peso do estresse e da ansiedade? Então chegou a hora de procurar ajuda. Um bom psicólogo pode auxiliar você a descobrir a fonte do problema e encontrar soluções.

Outras atividades também ajudam bastante a aliviar o estresse. Assim, procure fazer ioga, pilates, correr, nadar ou outros exercícios físicos, que causam relaxamento com a liberação de endorfina. A meditação também é uma ótima maneira de encontrar o equilíbrio emocional e físico.

Além disso, não se esqueça de sair com os amigos, ir ao cinema, ouvir música, ler um livro ou fazer qualquer outra atividade que ofereça prazer. Controlar a ansiedade no trabalho depende de muita força de vontade.

E você, toma alguma das atitudes mencionadas acima? O que faz para controlar essa ansiedade? Deixe sua resposta nos comentários!

    Sobre o autor

    Zen App

    Deixar comentário.

    Aplicativo de Meditação 7 dias grátis

    Descubra seu lado Zen!

    Baixe o App Gratuitamente, desfrute de meditações guiadas para relaxar, dormir bem e controlar sua ansiedade.
    Inscreva-se e receba 7 dias de acesso 100% GRATUITO.
    Faça parte de nossa lista VIP!

    Obrigado por se inscrever em breve você receberá as informações de acesso no email cadastrado.

    Compartilhar