Quais são os tipos, sintomas e tratamentos do estresse? Conheça aqui!

Por Zen App

Tempo de leitura: 2 minutos

A correria do dia a dia, a pressão profissional e a falta de tempo são apenas alguns dos motivos que levam uma pessoa a se sentir frustrada e sobrecarregada. Nesse sentido, é importante estar atento aos sintomas de estresse, que podem contribuir para agravar seu quadro de saúde e torná-lo dependente de medicamentos para combater a ansiedade.

Se você ainda não conhece os sinais da doença, acompanhe este artigo. Apresentaremos os principais tipos, sintomas e tratamentos para combater esse mal!

Quais são os tipos de estresse?

Veja abaixo os tipos de estresse para entender como se desenvolvem e facilitar a identificação da doença:

Estresse agudo

Acontece quando o corpo reage a um fato ou momento estressante. Seus sintomas tendem a ser mais ansiosos, fazendo com que a pessoa sinta-se insegura, apreensiva e apresente instabilidade no humor. Além disso, também é possível desenvolver sintomas físicos, como dores nas costas, cabeça, mandíbula, entre outros.

Estresse agudo episódico

Ocorre quando os acontecimentos que estimulam o desencadeamento das reações agudas ao estresse se repetem com maior frequência, tornando os sintomas mais prolongados. A pessoa que sofre desse mal sente intensas enxaquecas, dores no peito e na cabeça. Também pode desenvolver problemas de hipertensão e do coração.

Estresse crônico

As repetidas situações de estresse fazem com que a doença se torne crônica. Nesse caso, os sintomas não desaparecem, fazendo com que a pessoa sinta-se constantemente cansada, esgotada, desanimada, com dificuldade para relaxar e sentir prazer etc.

O estresse crônico é considerado um dos tipos mais críticos da doença e um grande risco para o desencadeamento da ansiedade e depressão.

Transtorno do estresse pós-traumático

Se o fato que desencadeou o estresse representou risco à vida de terceiros ou do próprio paciente, é bem possível que ele tenha desenvolvido um quadro de transtorno do estresse pós-traumático.

Nesse caso, quando a pessoa lembra do episódio violento pelo qual passou, é como se estivesse revivendo aquele momento. Ela se sente extremamente aflita, o que pode desencadear uma série de alterações mentais e neurofisiológicas.

Quais são os sintomas de estresse?

Em muitas situações, o estresse é um sentimento normal que qualquer pessoa pode ter. No entanto, se você perceber que alguns sintomas têm se tornado muito intensos quando um conflito acontece, é importante procurar um médico para verificar se não há nada errado.

Dentre os principais sintomas de estresse que você precisa conhecer estão:

  • ritmo cardíaco acelerado;

  • batimento fora do ritmo;

  • tremores;

  • respiração acelerada;

  • sudorese;

  • dificuldade para dormir;

  • mudanças no apetite;

  • cansaço demasiado etc.

Quais tratamentos são indicados?

O estresse pode ser tratado de diversas formas, incluindo mudança nos hábitos alimentares ou uso de medicação apropriada. Entre os alimentos indicados estão aqueles que contêm triptofano, um aminoácido que auxilia na redução do cortisol. Ele é encontrado em peixes, ovos, peru, castanhas, chocolate amargo, queijo tofu, entre outros.

A meditação também é uma arma poderosa contra o estresse. Por meio dela é possível aliviar a tensão da rotina, equilibrar as emoções e controlar a pressão sanguínea, proporcionando uma sensação de paz e equilíbrio — fatores que são essenciais para a manutenção da saúde.

Os sintomas de estresse podem ser comuns e acabar camuflando a doença. Por esse motivo, é importante estar atento a todos os sinais do seu corpo e procurar ajuda o mais rápido possível.

Achou essas informações interessantes? Quer ter acesso a mais conteúdos incríveis para melhorar sua qualidade de vida? Assine agora a nossa newsletter e receba nossos artigos diretamente na sua caixa de entrada!

E por falar em meditação, baixe agora o Zen, aplicativo voltado exclusivamente para a prática. Ele vai ajudá-lo a tornar esse momento ainda mais prazeroso!

Nenhum comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

POR UMA VIDA MAIS ZEN
Dicas, inspirações
e novidades!
Experimente o zen por 7 dias
grátis!
Quero testar!