Conheça a aromaterapia e seus benefícios para você.

Por Zen App

Tempo de leitura: 2 minutos

Os cheiros podem nos transportar para lugares e épocas diferentes. Busque aí na sua memória: qual era o cheiro da sua infância? E o seu primeiro emprego, que cheiro tinha? Lembra-se de uma comida maravilhosa? Aposto que também vai se lembrar do perfume do prato.

Mas, mais que isso, os aromas podem oferecer cura para diversos problemas, como ansiedade, insegurança e estresse. É nisso que se baseia a aromaterapia.

Quer descobrir mais sobre essa técnica? Entenda tudo com a leitura deste artigo!

O que é aromaterapia?

O termo “aromaterapia” começou a ser utilizado nas primeiras décadas do século XX, em uma junção de “aroma” (cheiro agradável de alguma substância, perfume) e “terapia” (tratamento de disfunções físicas ou psíquicas). Ou seja, a técnica baseia-se no uso dos perfumes de flores e plantas para tratar uma série de distúrbios tanto orgânicos como psicológicos.

Trata-se de um ramo da fitoterapia que usa somente os óleos essenciais totalmente puros para realizar os tratamentos. Apesar de o nome ser relativamente novo, esse tipo de prática data da civilização egípcia, que utilizava muito os princípios ativos vegetais para curar doenças.

Como funciona?

Nosso organismo é uma máquina muito sensível aos estímulos do ambiente. Quando estamos em um local com muita poeira, por exemplo, as células protetoras do nosso nariz enviam para o cérebro um sinal de que corpos estranhos estão entrando no organismo pelas vias respiratórias. Como forma de defesa, o cérebro envia de volta um impulso para que o nariz produza um espirro e livre-se das partículas invasoras.

Décadas de pesquisa demonstraram que a relação do nariz com o cérebro é mais complexa do que isso, e que os diversos cheiros estimulam uma variedade de sinapses por redes neurais diferentes, que terão múltiplos efeitos no organismo. A aromaterapia se baseia nesse sistema de reações.

As propriedades curativas dos óleos essenciais são levadas diretamente para o sistema nervoso central por meio das células olfativas, gerando uma resposta do organismo. Se a pessoa está com uma infecção, por exemplo, a inalação de óleos como o de limão ou tea trea estimularão o sistema imunológico a produzir os anticorpos necessários para lutar contra o vírus ou a bactéria. 

Os óleos essenciais também podem ser usados sobre a pele. Nesse caso, as propriedades fitoterápicas terão ação localizada — na cura de uma ferida ou no alívio de dores, por exemplo.

Quais são os benefícios?

Cada caso extrairá benefícios da aromaterapia de uma forma diferente. Podem recorrer à prática pessoas que estejam sofrendo com dores crônicas e agudas, inflamações, processos infecciosos e também distúrbios psíquicos, como depressão, ansiedade, inseguranças, ataques de pânico e outros.

De uma forma geral, porém, é possível dizer que a aromaterapia, quando realizada da maneira correta, não tem efeitos adversos. Além disso, os óleos essenciais trazem uma melhora do humor, atuando na promoção de uma vida saudável e no bem-estar. A técnica pode ser complementar à homeopatia, à alopatia ou a outras terapias tradicionais.

Mas fique atento: apesar de usar substâncias 100% naturais, a aromaterapia deve ter o acompanhamento de um especialista, uma vez que algumas pessoas podem ser alérgicas a determinados componentes. Além disso, a concentração, a quantidade dos óleos usados e a frequência do uso também não podem ser aleatórias.

Curtiu descobrir mais sobre essa técnica natural de tratamento? Então temos certeza de que você vai gostar de receber outros conteúdos como este diretamente em seu e-mail. Basta assinar a nossa newsletter e ter acesso a tudo! Você pode também baixar o nosso aplicativo Zen para ter uma vida mais equilibrada!

2 Comentários
22/02/2018 às 13:09

Amo demais ♥

05/07/2021 às 13:29

Olá, adorei o texto.
Sou Massoterapeuta em Jundiaí e uso óleos essenciais para massagem. Eles ajudam a aliviar a tensão muscular e estresse. Sem contar que é delicioso o cheiro do Eucalipto e da Camomila.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

POR UMA VIDA MAIS ZEN
Dicas, inspirações
e novidades!
Experimente o zen por 7 dias
grátis!
Quero testar!