Cobrança pessoal elevada e preocupação excessiva: como mudar isso?

Por Zen App

Tempo de leitura: 2 minutos

Não há nada de anormal em se preocupar de vez em quando, mas se sua mente está constantemente ocupada com problemas e acha que o pior está sempre por vir, saiba que a ansiedade pode afetar radicalmente a sua saúde mental, gerando cobranças pessoais excessivas, baixa autoestima, desânimo e o sentimento de que você poderia se sair melhor em todas as situações da vida.

Neste post, você vai aprender a lidar com a preocupação excessiva e as cobranças pessoais que podem drenar a sua energia vital. Que tal conhecer algumas dicas que podem contornar esses problemas? Confira!

Pratique ginásticas terapêuticas

As atividades físicas relaxantes como Yoga, Tai Chi Chuan e Lian Gong não proporcionam apenas um corpo saudável, mas também podem ser benéficas para o equilíbrio mental, pois redirecionam o foco dos pensamentos e ensinam o praticante a manter a concentração apenas nos próprios movimentos e na respiração.

O resultado é um controle mental mais apurado, associado ao relaxamento da mente. Dessa forma, o praticante pode se sentir melhor consigo mesmo e evitar a autossabotagem relacionada ao fluxo intenso de pensamentos negativos.

Seja seu melhor amigo

Todos sabemos como lidar com as pessoas amadas, mas nem sempre usamos os mesmos princípios de uma boa amizade para nós mesmos. Por isso, antes de sofrer com os pensamentos negativos, lembre-se de que um bom amigo gosta do outro pelo que ele é. Sendo assim, todas as sugestões de mudanças e melhorias devem ser feitas com base na aceitação, e não nas cobranças.

Faça pausas

Uma excelente forma de driblar a ansiedade diante de tantas tarefas que você precisa realizar no dia a dia é tomando um intervalo, de pelo menos 5 minutos, entre uma atividade e outra para descansar. Você também pode se desconectar por 15 minutos a cada hora trabalhada.

Assim, será possível “reprogramar” seu cérebro para que ele se concentre apenas na realização de uma tarefa por vez e não se ocupe demais apenas com as obrigações da rotina.

Distraia-se fazendo algo pelos outros

Uma abordagem da terapia comportamental dialética pode ser muito prática e útil para controlar emoções intensas. De acordo com ela, um fato que sustenta o ciclo de emoções negativas é o individualismo e a tendência em pensarmos apenas em nós mesmos o tempo todo.

Em tempos de aflição prolongada, distraia-se fazendo algo pelos outros, como ajudar uma pessoa necessitada, fazer trabalho voluntário ou apenas ligar para um amigo distante e perguntar como ele está. Você se sentirá útil e ainda evitará que a preocupação excessiva tome conta do seu dia. 

Medite regularmente

A meditação é uma das estratégias mais antigas e eficazes para lidar com a síndrome do pensamento acelerado e com a preocupação excessiva. Isso porque ela funciona mudando o hábito de se preocupar com o futuro ou de remoer o passado e traz você para o momento presente. 

Ao estar totalmente envolvido no “aqui e agora”, você pode interromper o ciclo infinito de cobranças pessoais e preocupações excessivas. A boa notícia é que não é preciso sentar-se de pernas cruzadas, recitar mantras e acender velas ou incensos. Basta encontrar um lugar tranquilo e escolher um aplicativo que possa guiar o seu processo de meditação.

O Zen App é uma ferramenta com centenas de meditações e recursos que podem mudar sua saúde mental e fazer sua vida mais feliz. Aproveite para baixar o aplicativo com 7 dias grátis

1 comentário
priscila honnda
18/08/2018 às 13:27

Amei o post, e ótimas dicas ♥

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

POR UMA VIDA MAIS ZEN
Dicas, inspirações
e novidades!
Experimente o zen por 7 dias
grátis!
Quero testar!