Ansiosa? Confira 4 dicas que podem te ajudar!

Por Zen App

Tempo de leitura: 3 minutos

Nem sempre conseguimos ter controle sobre os nossos pensamentos e emoções, principalmente diante de um momento de ansiedade. Nessas horas, conseguir se sentir menos ansiosa é tudo o que queremos.

Seja por ter muitas coisas a se fazer ou até mesmo poucas, quando a ansiedade surge tudo parece ficar mais difícil e angustiante quanto parece.

Mas não se preocupe, com as nossas dicas especiais você vai conseguir se sentir mais confiante e menos ansiosa! Continue lendo.

O agora é tudo o que temos

Um dos sintomas da ansiedade que é mais comum é a preocupação com coisas que ainda não aconteceram ou que nem vão acontecer.

A preocupação excessiva faz com que a gente viva ansiando pelo presente ou sofrendo pelo passado. Essa falta de presença, de estar no aqui e agora é o que faz com que a gente sofra.

O agora é tudo o que temos, e quando nos sentimos ansiosas não estamos vivendo ele. Acabamos não aproveitando os momentos, pois estamos ali, no meio de um turbilhão de pensamentos e emoções.

Conseguir se manter presente é uma das chaves para quem está em busca de uma vida com menos ansiedade e mais tranquilidade e bem-estar.

Dicas para ficar menos ansiosa

Agora que você já sabe a importância de viver o aqui e agora, veja como parar de se sentir ansiosa para começar a se sentir confiante e livre!

1 – Investigue a si mesmo.

Durante o seu dia, quantas vezes você se pergunta como está se sentindo? Muitas vezes deixamos os afazeres e toda a situação nos levar, mas não paramos para perguntar como de fato estamos nos sentindo.

Essa simples pergunta, quando feita algumas vezes durante o dia, vai ajudar você a compreender melhor como você está reagindo ao seu dia. Além de ser um exercício que nos ajuda a ancorar no momento presente por alguns instantes.

Como você está se sentindo agora?

2 – Reconheça a sua ansiedade.

A palavra-chave aqui é percepção. A ansiedade está enraizada na percepção de uma ameaça física ou emocional.

Todos já experienciamos ou vamos experienciar um momento de ansiedade, é uma forma de defesa do nosso organismo. Ela passa a ser prejudicial a nossa saúde quando nos sentimos ansiosa durante longos períodos e por vezes, sem razão aparente.

Quando isso acontece, ela nos empurra mentalmente para o futuro e para fora do presente físico. A ansiedade vem de pensamentos sobre o futuro que nos causam desconforto, não de danos iminentes.

Pare por alguns instantes e faça uma pequena análise, o que está desencadeando a sua ansiedade?

3 – Concentre-se nos seus sentidos.

Um dos segredos para aliviar a ansiedade é concentrar-se nos sentidos: toque, paladar, visão, olfato, audição.

Ao nos conectarmos sensorialmente, mudamos nosso foco de tentar controlar o futuro para simplesmente estar no agora. Quando perceber que pode começar a se sentir mais ansiosa, pergunte a si mesmo e responda:

  • O que eu vejo? Dê uma olhada no mundo ao seu redor. Você está aqui e não está preso em uma distorção no tempo. Chame o que você vê pelo nome e descreva-o.
  • O que eu ouço? Sintonize os sons ao seu redor. Não se limite apenas aos primeiros que você percebe, mas se esforce para identificar ruídos de fundo, como vozes distantes ou carros passando.
  • O que eu cheiro? Inspire e sinta os aromas. Respirar profundamente e aprender técnicas de respiração também ajudarão a relaxar.
  •  O que estou sentindo através do toque? Observe as sensações táteis. Seus pés estão firmemente plantados no chão, você está sentado em uma cadeira ou deitado em uma cama. Quais texturas você sente? Eles são lisos ou ásperos, quentes ou frios, macios ou duros?
  • O que eu estou provando? O mindful eating (alimentação consciente) é crucial para manter-se ligada ao apetite e comer o que nossos corpos apreciam e precisam para se alimentar. Aprecie os sabores e as texturas dos alimentos.

4 – Comece a meditar

Todas as dicas até aqui são pequenos exercícios que também fazem parte da meditação.

Se você realmente quer se sentir menos ansiosa, experimente praticar mindfulness (atenção plena) e exercite cada vez mais a sua presença no aqui e agora.

Quando nossas mentes voltam para o passado ou se projetam para o futuro sem intenção, perdemos contato com o momento atual. Não há lugar algum em que possamos estar fisicamente senão no presente.

Experimente começar praticando a meditação guiada “Atenção no Agora”, disponível no Zen app.

Essa é uma meditação simples e recomendada também para aqueles que nunca meditaram. Ancore-se no momento presente e tenha mais confiança e menos ansiedade em seu dia.

Atenção no Agora [Praticar]

tela da meditação guiada "Atenção no Agora" do Zen app

Gostou das nossas dicas para se sentir ansiosa? Compartilhe com seus amigos nas redes sociais!

Para conferir outros conteúdos que vão te ajudar a lidar com a ansiedade, estresse, a dormir melhor e muito mais, baixe o Zen em seu dispositivo Android ou iOS.

Nenhum comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

POR UMA VIDA MAIS ZEN
Dicas, inspirações
e novidades!
Experimente o zen por 7 dias
grátis!
Quero testar!