4 benefícios do sono profundo, e como saber se está alcançando

Por Zen App

Tempo de leitura: 3 minutos

Quem deseja ter mais qualidade de vida deve se preocupar com boas noites de sono. Dormir pouco pode causar irritabilidade, estresse e até problemas de coração. Por isso, encontrar equilíbrio e tranquilidade para dormir bem é fundamental.

Se você quer ter uma boa qualidade de sono, confira 4 benefícios do sono profundo e como alcançá-lo. Vamos lá?

Fases do sono

Antes de conhecer os benefícios do sono profundo, é preciso entender as fases que envolvem o adormecimento:

Fase N1

Transição entre vigília e sono. Os olhos movimentam-se lentamente e a pessoa pode ser acordada facilmente.

Fase N2

No segundo estágio do sono, a respiração é mais lenta e a temperatura corporal diminui. O indivíduo já está dormindo, por isso é mais difícil acordá-lo.

Fases N3 e 4

São fases de sono profundo que ocorrem em ciclos de 90 a 120 minutos. Em ambas, as ondas cerebrais tornam-se lentas, por isso uma pessoa que desperta abruptamente nessas fases fica desorientada.

REM (Rapid Eye Movement)

Ao entrar no REM (movimento rápido dos olhos, em inglês), os músculos ficam imóveis, há picos do ritmo cardíaco e os olhos movem-se rapidamente.

O cérebro passa pelo estágio REM cerca de 6 vezes por noite e é nele que ocorrem os sonhos. É a fase mais importante do ciclo do sono, porque é quando são consolidadas as memórias de longo prazo.

Benefícios do sono profundo

1. Libera hormônios

Uma das principais funções do sono é a liberação de hormônios importantes para o organismo. Nas primeiras fases, o cérebro produz o GH (hormônio de crescimento), a melatonina (indução ao sono), a leptina (regulação do metabolismo energético) e o TSH (estimulação da tireoide).

A privação de sono, por outro lado, desregula o nível de cortisol no organismo. Também conhecido como “hormônio do estresse”, o cortisol tem pico de elevação no início da manhã e em situações que exigem estado de alerta ou sobrevivência.

Embora seja muito importante para levar energia ao cérebro, em grandes quantidades causa estresse intenso, nervosismo, ansiedade e depressão.

2. Previne doenças

Uma boa noite de sono tem o poder de prevenir males que atingem nosso organismo quando não descansamos bem.

Um exemplo é o controle da ansiedade e do apetite. Quando dormimos um sono profundo e reparador, o cérebro reduz o estresse e a ansiedade, diminuindo o apetite incontrolável e, consequentemente, evitando problemas como obesidade, hipertensão e colesterol.

3. Fortalece o organismo

O sistema imunológico também se beneficia com uma boa noite de sono. Um estudo, inclusive, percebeu que a privação de sono diminui o número de leucócitos, células que protegem o organismo contra infecções. Com o sistema imunológico prejudicado, o corpo fica mais vulnerável a doenças infecciosas.

4. Ativa a memória

A última fase do sono (REM) é a responsável pela ativação da memória. Ela codifica as informações que o cérebro recebeu durante o dia e seleciona o que será “guardado” e o que será “descartado”. Por isso, dormir com qualidade é fundamental para que o cérebro reorganize e ative as memórias.

Dicas para uma boa noite de sono

Uma pesquisa aponta que noites mal dormidas também podem refletir no metabolismo humano. Por isso, é fundamental que você adquira bons hábitos para garantir noites de sono restauradoras.

Confira algumas dicas para melhorar a qualidade do sono:

1. Prepare o local de descanso

É importante que você tenha cama e travesseiros adequados. Procure dormir em locais tranquilos, sem iluminação direta e barulhos externos. Vista algo confortável e se certifique de que a temperatura ambiente está agradável.

2. Evite alimentos pesados antes de dormir

Para absorver os benefícios do sono profundo, é importante que você evite refeições pesadas antes de dormir, com muita gordura e açúcar. Dê preferência a alimentos leves e bebidas quentes e calmantes (chá de camomila, por exemplo).

3. Faça meditação

A meditação é uma técnica incrível para garantir um sono tranquilo e de qualidade. Para quem não está acostumado, a meditação guiada pode ser bem interessante para relaxar a mente e chegar ao sono profundo, porque a libera de pensamentos pessimistas e estressantes.

Como você pôde perceber, os benefícios do sono profundo são inúmeros. E, para conseguir atingi-lo, que tal colocar nossa última dica em prática e conferir 3 meditações guiadas?

Nenhum comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

POR UMA VIDA MAIS ZEN
Dicas, inspirações
e novidades!
Experimente o zen por 7 dias
grátis!
Quero testar!