Você sabia que a meditação ajuda a dormir melhor? Entenda mais

Por Zen App

Tempo de leitura: 4 minutos

A vida moderna pode ser uma verdadeira fonte de estresse. Tantas preocupações e afazeres diários são capazes de nos esgotar fisicamente e até promover uma piora da qualidade do sono, como dificuldades para começar a adormecer ou manter o descanso.

Cerca de 80 milhões de brasileiros sofrem com esses males, que podem ter diversos motivos. Os principais deles são a ansiedade, preocupações excessivas, dificuldades no trabalho e a influência de problemas pessoais no equilíbrio do estado mental.

Se você se sente refém dos remédios para dormir, acha que já acorda cansado e não consegue descansar como deveria, está na hora de conhecer um novo medicamento natural. Neste post, você vai entender como a meditação ajuda a dormir melhor.

Os benefícios da prática da meditação

Engana-se quem pensa que o objetivo da meditação está focado apenas no relaxamento do corpo e da mente. Uma infinidade de benefícios pode ser obtida por meio dessa prática que, recentemente, passou até mesmo a contar com aval científico, ainda que diversas religiões orientais já conhecessem a sua importância há mais de 2500 anos. 

Controle do estresse

Por mais inacreditável que esta informação possa parecer, muitas vezes, a meditação pode ser mais reparadora e revigorante do que uma noite de sono inteira.

Um estudo conduzido pela Davis Center for Mind and Brain, da Universidade da Califórnia, constatou uma redução na produção de cortisol e adrenalina entre as pessoas que meditam. Esses dois hormônios estão associados ao desencadeamento de distúrbios emocionais como ansiedade, hiperatividade e estresse. 

Redução dos níveis de ansiedade

Como a meditação trabalha bastante com a respiração, a sua prática também possui efeitos benéficos na oxigenação do cérebro. Dessa forma, os pensamentos se tornam mais fluidos e claros, e as emoções, mais reguladas.

Este equilíbrio sentimental ajuda a tratar alguns distúrbios como a ansiedade, reduzindo (e até mesmo eliminando) os seus sintomas.

Fim da insônia

Com o estresse e a ansiedade sob controle, o corpo provavelmente terá muito mais facilidade para relaxar, não é mesmo? É por essas e outras que a meditação ajuda a dormir melhor.

Uma pesquisa divulgada pela American Academy of Sleep Medicine mostrou que a meditação pode ser um tratamento eficaz contra a insônia, já que os pacientes crônicos envolvidos no estudo experimentaram uma melhora significativa tanto na qualidade, quanto na duração de seu sono profundo.

Por que a meditação ajuda a dormir melhor

Pense rápido: você costuma se preocupar mais com o passado ou o futuro?

Independentemente da sua resposta, não há problemas em fazer planos, relembrar situações boas e pensar em outros momentos. No entanto, se apegar demais ao que não existe pode ser nocivo para o seu equilíbrio mental e, consequentemente, seu organismo. 

Isso acontece porque, em nível prático, você não conseguirá fazer seu cérebro abandonar as informações que não são muito importantes para a hora do descanso. Ou seja: quando você passa muito tempo estimulando suas atividades mentais com pensamentos e lembranças, pode ser difícil “desligar” esse fluxo na hora de dormir.

Embora existam diversos tipos de meditação com objetivos diferentes, todos eles possuem um aspecto em comum: ensinar o praticante a viver no momento presente. Ao se permitir ter um momento de tranquilidade, é mais fácil deixar os problemas, traumas e anseios um pouco de lado para focar no que realmente acontece ao seu redor.

Esses não são os únicos efeitos benéficos dessa prática: conforme o fluxo de pensamentos e preocupações com situações que ainda não aconteceram (ou já passaram) vai diminuindo, o meditante deixa passar aquilo que não o serve mais e ganha uma maior consciência de si mesmo.

A consequência disso é um maior relaxamento da mente e a possibilidade de direcionamento do próprio ânimo. Dessa forma, é possível ter uma vida mais simples, clara, leve e feliz.

Por que você deve começar a praticar agora

Para desacelerar o corpo e ter uma melhor conexão consigo mesmo, o ideal é começar a meditar o quanto antes, e você tem diversas razões para isso.

Você não precisa de muito

Preparar um ambiente para começar a meditar é fácil. Você não precisa sair de casa, procurar um mestre ou acender velas. Tampouco precisará separar muitas horas da sua rotina para se dedicar à prática (cerca de 20 minutos por dia já são suficientes). 

Não é difícil 

Apesar de proporcionar tantos benefícios, a meditação está longe de se parecer com um bicho de sete cabeças. Você só precisa de alguns instantes sem interrupções e algum local onde possa se sentar confortavelmente para focar em sua respiração e seu próprio “eu interior”.

No começo, você pode se sentir perdido em meio à agitação dos seus pensamentos. Não é preciso se esforçar para “esvaziar a mente”. Apenas observe-os sem criticá-los ou interrompê-los.

Caso tenha dúvidas ou não saiba muito bem como começar, opte pelas meditações guiadas, que contam com instruções precisas e são ótimas para iniciantes.

Sua felicidade será potencializada

A meditação nada mais é do que uma tentativa de retornar à uma condição que já é natural da mente, livre de perturbações causadas por medos, emoções e interpretações equivocadas da realidade. 

É esse retorno que lhe proporcionará maior clareza e equilíbrio emocional, acompanhados de um aumento do autoconhecimento, autoestima, harmonia física, superação de problemas e conflitos do passado, especialmente aqueles de caráter emocional e afetivo.

Não é necessário ter uma religião

Ao contrário do que muita gente ainda pensa, a meditação não é uma prática “mística”. Não é necessário ter qualquer tipo de vínculo com alguma religião ou qualquer espécie de esoterismo para praticá-la, porque o silêncio da mente é uma condição natural, e não espiritual.

Ainda assim, caso você siga alguma religião, é possível integrá-la com o contexto das suas crenças, como já fazem diversos mestres, padres e pastores. 

Agora que você já entende como a meditação ajuda a dormir melhor, que tal começar a adotá-la como um novo remédio natural na sua vida? O aplicativo Zen recebe novos conteúdos todas as semanas e inclui um programa especial de sete dias para quem sofre de insônia. Entre em contato conosco e descubra como podemos ajudar!

Nenhum comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

POR UMA VIDA MAIS ZEN
Dicas, inspirações
e novidades!
Experimente o zen por 7 dias
grátis!
Quero testar!