Você costuma congelar quando precisa pedir ajuda?

Por Zen App

Tempo de leitura: 3 minutos

Era sempre assim, quando notava que precisava pedir um favor ou ajuda a alguém congelava por inteiro. Meu corpo começava a passar por uma sensação de mistura de medo, com ansiedade, fragilidade e até mesmo irritabilidade por estar sentindo tudo isso acontecer em fração de segundos.

Isso fez com que eu me acostumasse a fazer as coisas sozinha, utilizando o pensamento e a desculpa de que: eu posso fazer isso sozinha, não preciso de ajuda. Isso também já aconteceu ou acontece com você?

Todas essas sensações e situações que nos congelam por inteiro quando precisamos falar com o outro tem relação com a nossa vulnerabilidade. Não queremos parecer vulnerável, porque de certo modo a nossa sociedade e por vezes a nossa criação nos diz que vulnerabilidade é sinônimo de fraqueza.

 

Aprendendo a descongelar diante das situações

Quando congelamos é porque temos medo de como a pessoa vai reagir, ou melhor, o que ela vai pensar de nós? Será que essa pergunta não é óbvia? Será que não vão me achar incompetente por pedir ajuda? Essas perguntas além de rondarem a nossa mente uma atrás da outra, pode ser o gatilho para uma crise de ansiedade.

Pode ser que mesmo congelando num primeiro momento você consiga ir adiante, no seu tempo e ritmo. Como também pode acontecer de você desistir e usar a desculpa que comentei acima.

O excesso de insegurança acaba criando barreiras ao nosso redor cada vez maiores, que nos impedem de nos expressarmos de maneira autêntica, de ser quem somos. Afinal, não há mal algum em pedir ajuda ou favor a alguém!

Porém, eu só consegui entender isso depois de incluir a meditação como um novo hábito em minha vida. Algumas meditações foram fundamentais para que eu pudesse seguir adiante de maneira natural e confiante e que agora compartilho para que você também possa se sentir mais leve e confiante nessas situações. 

PLENA ATENÇÃO [OUÇA AGORA]

Estar presente no aqui e agora fez com que me sentisse mais confiante para tirar minhas dúvidas e pedir ajuda para as pessoas. Seja no trabalho, no transporte público e até mesmo em casa. Sim, não era nada exclusivo de algum lugar ou pessoa, só de pensar em tirar uma dúvida todas aquelas sensações começavam a vir à tona.

Ao praticar a meditação guiada de Plena Atenção, disponível no Zen App, consegui compreender melhor os pensamentos que estavam tentando me auto sabotar. Consegui me fazer presente evitando sofrer por preocupação excessiva.

Diria que é um trabalho de um dia de cada vez, mas que já em um primeiro momento você consegue perceber que algo está mudando para melhor.

tela da meditação guiada Plena Atenção do Zen App para vencer a vulnerabilidade

Afirmações para autoconfiança [OUÇA AGORA]

Toda a insegurança que sentia pude transformar em autoconfiança através das Afirmações para Autoconfiança. Uma vez ao dia eu tirava alguns minutos para praticar e me lembrava delas sempre que precisava tomar alguma atitude.

Funciona como um lembrete para que você não esqueça da sua competência, dos seus valores. Experimente, tenho certeza que fará uma grande diferença no seu dia.

tela da meditação guiada afirmações para autoconfiança do zen app para compreender a vulnerabilidade

Aproveito para reforçar que a vulnerabilidade não é uma fraqueza e que você não deveria ter medo de ser quem realmente é. 

Aproveite para baixar grátis o Zen! Toda semana são lançados novos conteúdos em português, inglês e espanhol. Disponível para iPhone e Android.

Leia também: Aprender a meditar Programa 21 dias de meditação

Nenhum comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

POR UMA VIDA MAIS ZEN
Dicas, inspirações
e novidades!
Experimente o zen por 7 dias
grátis!
Quero testar!