Gastrite: o que é e qual a importância da saúde mental no tratamento

Por Zen App

Tempo de leitura: 3 minutos

A gastrite pode ser resultado da exposição constante a situações de estresse, má alimentação e até mesmo ansiedade. Situações essas que acabam sendo rotineiras diante da atual vida moderna, por isso o tratamento da gastrite é extremamente importante.

Mas afinal, o que é gastrite? Será que tem cura? E a gastrite nervosa? Qual é a importância do tratamento?

Para tirar essa e outras dúvidas, entrevistamos o Dr. Daniel Kruglensky. Médico especializado em Cirurgia Geral, Cirurgia do Aparelho Digestivo e Coloproctologia pela USP (Universidade de São Paulo), e que tem ampla experiência em diversas patologias do sistema digestivo.

Dúvidas frequentes sobre o que é e qual a importância do tratamento da gastrite

 

Toda “dor de estômago” é sinal de gastrite? 

Não. A famosa “dor de estômago” pode ser a tradução de diversos problemas na região abdominal. Além do estômago, problemas no intestino grosso e delgado, esôfago, pâncreas, fígado, vesícula, baço, todos eles podem dar sintomas de dor na região do estômago. 

O que é gastrite?

Gastrite é a inflamação da mucosa do estômago. Mucosa é a parede mais interna do estômago, que fica em contato com os alimentos e enzimas digestivas.

Qual a diferença entre gastrite aguda e crônica?

Quando esse tecido interno está inflamado por uma causa aguda, chamamos de gastrite aguda. Consumo de álcool, estresse intenso, viroses e intoxicação alimentar são exemplos de causas agudas.

Quando a inflamação é prolongada, chamamos de gastrite crônica. Sendo as possíveis causas: alimentação inadequada ou desbalanceada, tabagismo, estresse crônico, etc.

A gastrite tem cura?

Sim. O caminho para se livrar do problema está em medicar a inflamação estabelecida, e tirar os fatores que a causam. Não adianta apenas medicar sem melhorar o hábito que está ocasionando causa o problema.

O que é gastrite nervosa? 

O termo gastrite nervosa é cada vez mais utilizado e traduz uma das principais causas de gastrite que vejo no consultório, que é a gastrite causada por estresse e nervosismo.

Quais são os fatores que contribuem para a gastrite nervosa?

Situações de estresse no ambiente de trabalho, falta de tempo, insônia, trânsito, brigas familiares e dificuldade com a criação dos filhos são exemplos que vejo no meu dia a dia e que contribuem para essa condição.

Qual a importância de uma boa saúde mental no tratamento da gastrite nervosa? 

A saúde mental nos casos de gastrite nervosa é essencial para o tratamento definitivo do problema. Só medicar sem tratar a causa emocional é remediar, não elimina o problema. O tratamento medicamentoso e o fortalecimento emocional devem andar em paralelo.

No mundo corrido de hoje, com nossa mente sendo bombardeada por informações, sensação constante de falta de tempo, cobrança, pressão e todos os atributos da vida moderna, a verdadeira maneira de se livrar do estresse, e, diminuir muito a chance de ter gastrite nervosa, tem que vir de dentro de cada um.

Algumas sugestões que dou no consultório são:
– Prática de atividades físicas,
– Alimentação balanceada,
Yoga,
– Musicoterapia,
– Psicoterapia,
– Atividades que desenvolvam o autoconhecimento,
– Técnicas de respiração,
– Meditação.

Enfim, você precisa descobrir o que lhe faz bem. O caminho pode não ser fácil, mas é certamente recompensador.

A meditação como complemento no tratamento. 

Vale destacar que uma das recomendações do Dr. Daniel é a meditação. A prática é uma excelente ferramenta complementar no tratamento da gastrite.

Além de ser uma prática que traz relaxamento mental e físico, ela também é capaz de trazer os nossos pensamentos para o momento presente. Aliviando a ansiedade, o estresse e despertando o bem-estar na nossa vida. 

Uma ótima dica para criar o hábito da meditação e já perceber os inúmeros benefícios que ela possui é através do Programa de Atenção Plena.

Um programa completo, com duração de 8 semanas que vai lhe ensinar as técnicas da Atenção Plena, conhecido também como Mindfulness. Você irá aprender como estar presente em todos os momentos, e não apenas durante a sua prática meditativa.

PROGRAMA DE ATENÇÃO PLENA [COMEÇAR AGORA]

tela do programa de Atenção Plena do Zen app para ajudar como complemento no tratamento da gastrite

Aproveite para baixar o Zen! São centenas de meditações guiadas e trilhas relaxantes que vão ajudar você a desenvolver o autoconhecimento e ter uma vida mais leve e feliz. Disponível para iPhone e Android.

Nenhum comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

POR UMA VIDA MAIS ZEN
Dicas, inspirações
e novidades!
Experimente o zen por 7 dias
grátis!
Quero testar!