Ansiedade

Transtorno de ansiedade: o que é essa doença e como evitá-la?

Mulher sentada em uma cadeira, olhando para a janela após passar por um transtorno de ansiedade
Written by Zen App

Com o estresse, as preocupações e, até mesmo, com situações boas do dia a dia é difícil não ficarmos ansiosos. Esse é um mecanismo normal de reação do corpo, que quando aparece em excesso, pode ser prejudicial e atrapalhar as tarefas rotineiras.

Quando o cérebro chega a esse ponto, pode ocorrer o surgimento do transtorno de ansiedade. Trata-se de um distúrbio em que a pessoa se preocupa excessivamente e tem dificuldade de viver o momento (pois está sempre sofrendo com situações hipotéticas do futuro,  deixando que a ansiedade tome o controle).

Apesar de existir mais de um tipo de transtorno de ansiedade, eles, geralmente, desencadeiam sintomas semelhantes, como medo, agitação, tensão muscular, insegurança e insônia. Mas essa doença pode ser combatida com uma mudança de hábitos.

Quer saber como fazer isso? Confira a seguir!

Pratique exercícios físicos

Caminhada, pedalada, academia, yoga, dança. A prática dessas e de outras atividades é uma grande aliada da saúde mental. Ou seja, ajuda no tratamento e na prevenção de problemas como ansiedade e depressão.

Isso acontece porque os exercícios físicos desencadeiam a produção de hormônios relacionados às sensações de prazer e bem-estar. Além disso, contribuem para que você se sinta com mais disposição e energia.

Para que façam a diferença, é importante encontrar as atividades que mais lhe agradam e praticá-las com regularidade.

Aprenda a dizer não

Um dos erros mais comuns que acaba gerando ansiedade é o “não saber dizer não”. Só quando a pessoa já está cheia de tarefas e questões para resolver é que percebe a sobrecarga.

É preciso lidar com tudo o que se responsabilizou. Sendo assim, é essencial que antes de dizer sim para algo ou alguém, você analise sua situação atual e se pergunte coisas como:

  • terei tempo para fazer isso?

  • conseguirei me empenhar o suficiente para fazer um bom trabalho?

  • já não tenho tarefas o suficiente para esse dia ou período?

Essa atitude é indispensável para que você não fique sobrecarregado e entenda que nem tudo está ao seu alcance. No começo pode ser difícil dizer não, mas isso se torna mais simples à medida que você entende o quanto isso é importante para o seu bem-estar.

Medite

Você sabia que a meditação é extremamente benéfica para pessoas com transtorno de ansiedade? Pois é! Isso acontece porque, durante a meditação, você tira um tempo, acalma a mente, presta mais atenção no que está passando na sua cabeça, promove a disciplina e muito mais!

Tudo isso faz com que você se acalme e se desligue dos problemas, tome decisões melhores, viva o momento, tenha mais energia para fazer o que precisa, entre outros benefícios. Porém, assim como a prática de exercícios físicos, ela também deve ser feita regularmente para que você seja capaz de sentir a diferença.

Tire um tempo para você

Procure tirar um tempo para cuidar de você, fazer atividades que gosta e estar com quem ama. O ideal é que você faça ações boas e produtivas diariamente para que sua rotina seja mais alegre. É importante que se desconecte de preocupações nessas situações e viva o momento!

Para evitar o transtorno de ansiedade e recuperar a qualidade de vida, é preciso estar atento a uma mudança de rotina para ter maior equilíbrio. Se for o caso, não tenha medo em procurar ajuda de um profissional, como um psicólogo, se o problema for recorrente. Afinal, a ansiedade é capaz de afetar outros segmentos da vida, como o profissional e o pessoal.

Aproveite e baixe já o Zen App, disponível para Android e iOS!

    About the author

    Zen App

    Leave a Comment

    Aplicativo de Meditação 7 dias grátis

    Descubra seu lado Zen!

    Baixe o App Gratuitamente, desfrute de meditações guiadas para relaxar, dormir bem e controlar sua ansiedade.
    Inscreva-se e receba 7 dias de acesso 100% GRATUITO.
    Faça parte de nossa lista VIP!

    Obrigado por se inscrever em breve você receberá as informações de acesso no email cadastrado.

    Compartilhar