Tipos de Yoga — Descubra Qual é a Ideal Para o Seu Estilo de Vida

Por Francisco

Tempo de leitura: 2 minutos

Existem várias maneiras de garantir mais bem-estar para o corpo e a mente. Eu, que já testei vários tipos de yoga, posso garantir que essa é uma das práticas mais benéficas nesse sentido. 

A técnica milenar nos leva a uma compreensão maior do nosso organismo, nos ajuda controlar a mente e, consequentemente, sermos mais saudáveis. Há várias linhas dela e neste artigo quero destacar as principais. Confira as particularidades de cada yoga e escolha a que melhor se adequa aos seus objetivos!

Quais são os tipos de yoga existentes?

Não é possível enumerar quantos tipos de yoga existem atualmente. Conforme vai passando o tempo, as modalidades tradicionais vão ganhando adaptações para atender a um público específico. 

Apesar disso, há algumas linhas mais consolidadas e mais conhecidas. Independentemente de qual prática escolha, você irá se deparar com as orientações que regem a yoga. Veja só: 

  • Ásanas: posturas físicas; 
  • Pranayamas: exercícios de controle da respiração;
  • Nyama: princípio de autodisciplina;
  • Yamas: ideia de seguir a partir de um padrão ético;
  • Pratyahara: observação sem os sentidos;
  • Dhyana: meditação;
  • Dharana: concentração;
  • Samady: consciência plena.

Agora confira quais são os tipos de yoga mais populares e suas  particularidades: 

Hatha Yoga

A Hatha Yoga é a prática clássica e com menos posturas. Por isso, ela é indicada para os iniciantes. O foco dela são os exercícios de respiração e equilíbrio, que garantem excelentes resultados para quem os realiza com frequência. 

Raja Yoga

A Raja Yoga não é tão focada no esforço físico, mas, sim, no desenvolvimento espiritual dos praticantes. Para quem já tem o hábito de meditar, como eu, ela consegue trabalhar as ondas mentais de uma maneira bastante profunda. 

Kundalini

De acordo com as tradições orientais, nós temos uma energia adormecida na coluna chamada Kundalini. Para despertá-la, é necessário realizar uma série de exercícios de respiração, meditação e postura. Quando a prática atinge o objetivo, o praticante pode sentir calor e frio de um jeito incomum, espasmos e até alucinações, como ver o ambiente iluminado ou ouvir ruídos. 

Por ser uma prática que requer alguns cuidados, é importante que você já tenha certa maturidade — e, se possível, tenha realizado outros tipos de yoga antes. Assim, você sentirá mais segurança para despertar toda essa energia interior. 

Power Yoga

A Power Yoga é ideal para quem gosta de atividades físicas e estar sempre em movimento. Nessa prática, a pessoa realiza uma combinação de exercícios de postura e respiração sem uma sequência fixa. Essa yoga garante aos praticantes mais resistência, flexibilidade, vitalidade e concentração. 

Quer saber mais sobre outras práticas que sigo e me ajudam a manter a saúde mental? Veja outros conteúdos no blog do Zen App!

Nenhum comentário

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

POR UMA VIDA MAIS ZEN
Dicas, inspirações
e novidades!
Experimente o zen por 7 dias
grátis!
Quero testar!