Sintomas de insônia: conheça os principais!

Por Zen App

Tempo de leitura: 3 minutos

Com uma rotina agitada, nem sempre é possível desfrutar de um bom sono, não é mesmo? Porém, é importante cuidar da saúde do seu sono e estar atento aos sintomas de insônia.

Não conseguir dormir bem um dia ou outro não irá arruinar a sua qualidade de vida, mas quando essa situação se torna frequente é importante parar e dar uma atenção especial a qualidade do seu sono. 

Se você quer conhecer dicas para ter um bom sono ou quer saber mais sobre os sintomas de insônia, continue lendo! 

O que é

A insônia é um dos distúrbios do sono mais comum. Caracterizado pela incapacidade de conciliar o sono, faz com que a pessoa tenha dificuldade para adormecer ou se manter dormindo. Por vezes, quem sofre com esse distúrbio costuma acordar extremamente cansado e sem energia. 

Existem diversos fatores que podem causar insônia, como: ansiedade, depressão, estresse, condições médicas, alimentação, maus hábitos de sono, idade, etc. 

É importante ressaltar que a pessoa pode apresentar momentos de insônia, que costumam ter relação com algum evento em especial, como uma viagem importante, por exemplo. Como também pode se apresentar como insônia crônica, quando ela persiste por longos períodos e requer tratamento clínico. 

Sintomas de insônia

Para compreender melhor esse distúrbio do sono que afeta principalmente as mulheres, abaixo listamos os principais sintomas de insônia:

  • Despertar várias vezes durante o sono; 
  • Dificuldade em adormecer; 
  • Sono excessivo; 
  • Irritabilidade;
  • Dificuldade de concentração; 
  • Dores de cabeça localizadas;
  • Problemas gastrointestinais; 
  • Preocupação excessiva; 
  • Alterações de humor; 
  • Lentidão durante a execução de tarefas;
  • Problemas de memória; 
  • Sintomas de ansiedade mais acentuados.

Se você percebeu os sintomas acima em si ou em alguém próximo, é aconselhável procurar um médico para um melhor diagnóstico. 

Dicas para conseguir ter um bom sono

Agora que você já sabe o que é e os principais sintomas de insônia, saiba como melhorar a qualidade do seu sono! 

Separamos 3 dicas que vão ajudar você a fazer as pazes com o seu travesseiro para aproveitar um sono restaurador. 

1 – Crie uma rotina

Apesar da palavra ser um incômodo para algumas pessoas, criar uma rotina de sono vai ajudar a equilibrar o seu relógio biológico. 

Procure dormir e acordar sempre no mesmo horário ou próximo, essa atitute contribui para que seu organismo consiga se habituar de uma melhor forma.

Ah, e esses horários precisam ser respeitados aos finais de semana e feriado. 

Tudo bem se você não conseguir seguir a risca nos primeiros dias, é interessante nesse primeiro momento descobrir os seus próprios horários.

2 – Pratique alguma atividade física

Exercitar o corpo é uma excelente alternativa para alcançar uma boa qualidade de vida. A prática de atividade física regular é importante para pessoas ansiosas e contribui para um sono melhor. 

Entretanto, não pratique próximo ao seu horário de dormir, pois pode fazer o efeito reverso. Ao invés de contribuir para o seu sono, irá atrapalhar os seus horários e lhe deixará desperto. 

3 – Experimente meditar antes de dormir

Uma excelente alternativa para aqueles que não conseguem relaxar na hora de dormir, é praticar meditações ou técnicas de respiração. 

Depois de um dia exaustivo ou quando se faz necessário um bom sono para acordar disposto no dia seguinte, nada melhor do que conseguir relaxar por completo e a meditação pode ajudar nessa missão. 

Existem diferentes tipos e técnicas de meditação, mas se você precisa ter um sono restaurador, experimente praticar a meditação “Relaxamento para sono profundo“.

Guiado na voz da cofundadora do Zen, Juliana Goes, essa é uma meditação incrível e que pode auxiliar bastante as pessoas que estão enfrentando alguma dificuldade para dormir. 

Relaxamento para sono profundo [Ouvir Agora]

tela da meditação guiada para controlar o sono excessivo "Relaxamento para Sono Profundo" do Zen app

Gostou do post de hoje? Compartilhe com os amigos em suas redes sociais! 

Aproveite para conhecer outros conteúdos que ajudam a aliviar os sintomas da insônia e baixe o Zen! Disponível para iPhone e Android. 

Nenhum comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

POR UMA VIDA MAIS ZEN
Dicas, inspirações
e novidades!
Experimente o zen por 7 dias
grátis!
Quero testar!