5 Sinais de Que Você Tem Inteligência Emocional

Por Zen App

Tempo de leitura: 2 minutos

O ser humano sempre se considerou e buscou ser inteligente. Por isso, a humanidade evoluiu tanto, principalmente na área da ciência. Mas será que a inteligência emocional também é algo que todos já desenvolvermos?

Te garanto que não. Eu mesmo só tomei conhecimento desse conceito quando já era adulto, e sei que muitos ainda não o conhecem. Entenda melhor por que essa inteligência é tão importante e descubra se você a possui!

O que significa ter inteligência emocional?

Ter inteligência emocional significa agir de maneira responsável, sem se deixar levar pelas emoções. Óbvio que isso não é simples e demanda bastante esforço no começo.

Sabe aquela pessoa que, mesmo diante das adversidades, não perde o controle, mas respira fundo e pensa nas soluções para os problemas? Provavelmente, ela é inteligente emocionalmente. 

Além de identificar as próprias emoções, esse indivíduo também consegue enxergar as necessidades dos outros e interage em sociedade para atingir os melhores resultados. De acordo com Rodrigo Fonseca, os pilares da inteligência emocional são:

  • perceber as próprias emoções e as de terceiros;
  • ser responsável, nas situações boas e ruins;
  • gerenciar as emoções para agir com consciência;
  • focar nos aspectos positivos;
  • agir para alcançar os objetivos, mesmo com medo, raiva ou tristeza.

Quais são os sinais que indicam a inteligência emocional?

Existem diversos sinais que indicam que você é inteligente emocionalmente. Se ainda não tiver todos, não se preocupe. O importante é conhecer essa características para que depois você possa desenvolver a sua

Veja só:

1 – Você pensa sobre os próprios pensamentos

Em vez de se deixar envolver pelos pensamentos — principalmente os negativos — você se questiona o porquê eles aparecem. Ao sentir medo, por exemplo, você analisa se essa sensação é racional e como superá-la. 

2 – Você se desculpa

Todos nós erramos, mesmo sem intenção ou perceber. Mas o importante é reconhecer o erro e demonstrar humildade ao se desculpar. Acredite: só as pessoas fortes emocionalmente são capazes de mostrar o arrependimento. 

3 – Você não guarda rancor

Lembra que todos nós cometemos erros? Então, por que guardar rancor? Mesmo que você esteja certo na briga, não vale a pena alimentar esse sentimento que só irá trazer infelicidade. Perdoar e esquecer também são características de alguém com inteligência emocional. 

4 – Você tem empatia

Você se coloca no lugar do outro e, por isso, consegue estabelecer conexões mais profundas com as pessoas. Isso não significa concordar com tudo, mas entender que, apesar das diferenças, ninguém merece ser julgado por ser ou pensar de um jeito. 

5 – Você tem autenticidade

Você não deixa de ser você, mesmo com as suas opiniões, manias, qualidades e defeitos. Até porque entende que todos são diferentes e que não vale a pena mudar para agradar aos outros. 

E aí, identificou quais sinais possui? Aproveite para baixar o Zen App, uma ferramenta que irá te ajudar a se tornar mais inteligente emocionalmente!

Nenhum comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

POR UMA VIDA MAIS ZEN
Dicas, inspirações
e novidades!
Experimente o zen por 7 dias
grátis!
Quero testar!