Será Que o Sono Excessivo é Sinal de Ansiedade?

Por Zen App

Tempo de leitura: 2 minutos

Sentir-se cansado o tempo todo, mesmo depois de ter uma longa noite de sono, será que é sinal de ansiedade? Eu já me fiz essa pergunta várias vezes antes de descobrir, de fato, a resposta para essa dúvida. Confira no artigo tudo o que você precisa saber sobre o assunto!

Sono excessivo e ansiedade tem relação?

O sono excessivo pode estar interligado a vários problemas físicos e emocionais, como a depressão. Em alguns casos, os maus hábitos e a falta de uma rotina regular pode levar o indivíduo a dormir mais. 

Porém, diferentemente do que muitos possam pensar, o sono excessivo e a ansiedade não tem nenhuma ligação. Pelo contrário, quem sofre desse problema, na verdade, tem dificuldades para dormir e problemas como a insônia.

Geralmente, acontece em pessoas que não conseguem se desligar do que fizeram durante o dia ou não deixam de pensar em algum evento próximo e importante, por exemplo. 

Agora que você já sabe que não existe relação entre os dois, vamos ver outros fatores em relação à excessiva vontade de dormir?

Como saber se estou sofrendo de excesso de sono?

A OMS recomenda que um adulto saudável durma, em média, de sete a nove horas por noite. Às vezes, passar um pouco desse período recomendado pelos especialistas é extremamente normal. Afinal, tem dias que são mais cansativos que outros e está tudo bem. 

Porém, quando acontece com frequência, pode ser sinal de que alguma coisa não está correta com você, tanto emocionalmente como fisicamente. 

Por isso, vale analisar o que tem feito na sua rotina diária e, se necessário, entre em contato com um profissional da saúde para um diagnóstico. 

Para saber se você possui sintomas do sono excessivo, aqui estão alguns:

  • dormir mais do que 10 horas por noite;
  • sentir-se cansado mesmo depois de uma longa noite de sono;
  • tirar um cochilo uma ou mais vezes durante o dia.

Além disso, em médio e longo prazo, efeitos colaterais acabam surgindo como é o caso das excessivas dores de cabeça, dor nas costas, obesidade e até mesmo diabetes. 

O que fazer para ter um sono regular?

Para ter uma boa noite de sono, o ideal é que você adote algumas práticas diárias. Eu, por exemplo, tenho dicas eficientes que costumo fazer. Olha só:

  • estabelecer horários regulares para dormir e acordar;
  • evitar bebidas energéticas, como o café, principalmente de noite;
  • não dormir logo em seguida de comer;
  • não praticar atividades físicas depois das 21 horas.

Depois de adotar essas simples práticas, veja como a qualidade do seu sono pode mudar
Gostou do conteúdo? Outros como esse você encontra no blog do Zen App!

Nenhum comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

POR UMA VIDA MAIS ZEN
Dicas, inspirações
e novidades!
Experimente o zen por 7 dias
grátis!
Quero testar!