Saúde emocional: como ser emocionalmente saudável nos dias de hoje

Por Zen App

Tempo de leitura: 4 minutos

Existe uma preocupação em estar fisicamente saudável, e recentemente cada vez mais pessoas estão em busca do bem-estar mental. Entretanto, como anda o lado emocional? Será que você está dando a atenção necessária para sua saúde emocional?

Muito se fala, mas são poucos os que compreendem de fato o que é e como ela pode contribuir na qualidade de vida das pessoas.

Nesse post você vai descobrir o que é, qual a relação de manter uma boa saúde física, mental e emocional e dicas de como ser emocionalmente saudável. Confira!

O que é saúde emocional

Ter saúde emocional é ter controle e compreensão sobre os sentimentos, emoções e o comportamento que se tem.

É um bem-estar psicológico que contribui para o bom desenvolvimento de todas as áreas da vida. Diferente do que muitos pensam, esse bem-estar não quer dizer estar sem problemas. Pelo contrário, é saber lidar com as adversidades da melhor forma e enxergar os obstáculos como aprendizado.

A importância do equilíbrio emocional

É claro que, não tem como falarmos disso sem falar também sobre saúde mental e a importância de ter equilíbrio com relação as nossas emoções.

Cresce o número de pessoas que estão preocupadas com a saúde e buscando meios de ser cada vez mais saudável.

De alguns anos para cá, também se nota uma preocupação a mais com a saúde mental. Uma vez que aumenta o número de pessoas que estão sendo diagnosticadas com ansiedade, depressão, burnout e outros tipos de transtornos.

O que poucos sabem é que estar emocionalmente saudável também tem relação com a nossa saúde como um todo.

Assim como outros aspectos da vida, é preciso ter equilíbrio e só é possível conseguir isso quando paramos para compreender a fundo aquilo que sentimos.

Conseguir ser emocionalmente saudável auxilia no reconhecimento dos sentimentos que surgem diante de uma situação e em como lidar com eles. Sem sofrimento ou medo, você consegue lidar com as adversidades que surgem, estimulando a resiliência.


5 dicas para ser emocionalmente saudável

Você deve estar se perguntando: como não ser controlado pelos sentimentos e não reprimir o que se sente?

E a resposta para essa pergunta é: criando hábitos que ajudam no processo de autoconhecimento. Pois, conhecer a si mesmo é uma das peças fundamentais para ter uma boa saúde no geral.

Selecionamos 5 dicas simples e poderosas para alcançar a saúde emocional nos dias de hoje!

1 – Busque conhecimento

Se tem algo que nada e nem ninguém pode tirar de você é o seu conhecimento.

Aproveite o fácil acesso à informação que existe atualmente e estude, aprenda coisas novas. Essa atitude ajudará você a ter menos medo do desconhecido, principalmente quando se aprende sobre coisas que eventualmente acontecem com você.  

2 – Movimente o seu corpo

Escolha um exercício ou esporte que você goste e pratique! Qualquer um, por mais simples que seja contribuirá para a melhora do seu humor e também na redução do estresse diário.

Se você não sabe ao certo qual realmente te agrada, procure assistir documentários e depoimentos de pessoas que praticam. Essa pode ser uma forma de se inspirar e motivar a começar a movimentar o corpo.

3 – Tenha um hobby

Desenvolva a paixão investindo o seu tempo em um hobby, que pode ser cuidar de plantas, colecionar itens, costurar… encontre algo que faça você sentir felicidade e dedique um dia da semana para fazê-lo, se possível.

Aliás, cultivar um hobby e ter orgulho dele é uma ótima maneira de aumentar a autoestima e a autoconfiança.

4 – Cultive boas amizades

As nossas relações agregam e muito na nossa trajetória. Nutrir amizades que trazem alegria e com pessoas que permitem que você possa se sentir vulnerável é incrível.

Além disso, ter um grupo de amigos em que se possa confiar é ter suporte de pessoas que estarão dispostas a ouvi-lo quando precisar tirar algo do seu peito. Assim como também serão pessoas que confiaram em você.

5 – Aproveite a sua companhia 

Dedique um tempo para aproveitar a própria companhia, mas não faça disso uma solidão. Mesmo que o seu dia seja corrido, crie pequenos rituais que possam melhorar e contribuir para o seu bem-estar. 

Experimente ir ao cinema sozinho, criar pequenos rituais de autocuidado, aproveite ao máximo os momentos em que está em sua própria companhia.

6 – Tenha uma boa noite de sono

Cuide da sua energia e da sua disposição, o dia tem 24 horas e você precisa ao menos de 7 a 8 horas de sono no mínimo para recarregar as energias.

Saber administrar melhor o seu dia vai facilitar na hora que precisar ir dormir, pois toda a preocupação e afazeres ficaram para fora de sua mente. Permitindo que você tenha uma noite de sono incrível. 

Se você precisar de ajuda para organizar a sua rotina e gerenciar melhor o seu tempo, conheça o programa Simplifique.

Um dos objetivos do programa é fazer com que você tenha uma relação mais equilibrada com a sua produtividade. Aproveitando da melhor maneira todas as horas do seu dia, sem que isso te esgote.

Simplifique [Começar agora]

tela do programa "Simplifique" para equilíbrio da saúde emocional

O Zen é um aplicativo de meditação com conteúdos voltados para ajudar no seu desenvolvimento como ser humano.

São meditações e programas exclusivos que te ajudam a mudar hábitos, aprender a meditar, dormir melhor e a ter uma vida com real propósito, para que você tenha tempo para aquilo que ama e possa desfrutar da maravilha de ser quem verdadeiramente é. 

O Zen está disponível para iPhone e Android, aproveite para baixar grátis agora mesmo clicando AQUI.

Nenhum comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

POR UMA VIDA MAIS ZEN
Dicas, inspirações
e novidades!
Experimente o zen por 7 dias
grátis!
Quero testar!