Resiliência: Dicas para você se tornar mais resiliente

Por Zen App

Tempo de leitura: 3 minutos

Como você tem lidado com as adversidades da vida? Tem aprendido lições importantes com os erros ou tem arriscado menos com medo de errar? Saber lidar com as adversidades da vida é uma capacidade é o que chamamos de resiliência!

Por vezes deixamos de começar algo com medo de não saber lidar ou de não querer correr o risco de errar. Essa atitude que julgamos ser uma forma de ter “maior controle” sobre a nossa vida, na verdade está impedindo o nosso desenvolvimento pessoal. Se não nos desenvolvemos, não experienciamos e consequentemente ficamos parados no mesmo lugar.

Enganam-se aqueles que acreditam que apenas pessoas bem-sucedidas conseguem ser resilientes. Não se trata de um status ou exclusividade.

A nossa capacidade de se reerguer diante das adversidades vai ficando melhor com o passar dos anos, vamos adquirindo experiência. Mas não se preocupe, você não precisa esperar anos para se tornar uma pessoa resiliente.

Todos nós podemos aprender a ser mais resiliente e ter um maior equilíbrio emocional. Quer saber como? Continue lendo!

Reavalie a maneira como você se comunica

Acredito que um dos primeiros passos para ter mais resiliência é observando a maneira como nos comunicamos.

Palavras tem um poder enorme, por isso precisamos reavaliar a maneira como estamos nos comunicando. Será que você não está sendo negativa demais? Enaltecendo pequenos problemas? Se comunicando de forma agressiva?

No começo pode ser difícil perceber alguns padrões, já que para si se tornou algo extremamente natural. É um trabalho de auto-observação, é preciso parar e avaliar sobre o que está sendo emitido.

Quando precisei reavaliar a forma como me comunicava e como lidava quando estava diante de algum problema, pratiquei a meditação guiada para Auto investigação. Foi a forma que encontrei para investigar de fato quem eu era, porque estava tendo uma comunicação agressiva e sendo tão negativa. Até hoje pratico essa meditação e ela me ajudou e ajuda demais, experimente!

AUTO INVESTIGAÇÃO [OUÇA AGORA]

tela da meditação guiada Auto Investigação do Zen app para ajudar a ter mais resiliência

As adversidades não te definem

Ninguém gosta de passar por situações desconfortáveis, como ser demitido, rejeitado ou ter o coração partido. Porém, há algo a ser aproveitado nessas situações que normalmente não conseguimos enxergar.

Nossos contratempos e lutas podem nos moldar, mas não nos definir. Quando a vida é dura com a gente, não precisamos que essa situação nos defina. Em vez disso, podemos usar essa situação para nos impulsionar e nos transformar para melhor. Mesmo que o medo se faça presente, é preciso vencê-lo.

Tente pensar quando você foi demitido pela primeira vez ou outra situação parecida. O que você tirou de lição sobre essa situação? Como você lidou? Quando procurou por outro emprego, o que você fez diferente? Após a primeira recusa, o que você aprimorou para que na próxima entrevista desse certo?

Se o medo ainda se faz presente e você precisa de um apoio para superá-lo, pratique a meditação Vença o Medo, disponível no Zen App.  Liberte-se e viva com mais leveza e harmonia com esta meditação.

VENÇA O MEDO [OUÇA AGORA]

tela da meditação guiada Vença o Medo do Zen app para ajudar a ter mais resiliência

Esses dois passos são os iniciais para quem estar em busca de uma vida com mais resiliência e equilíbrio emocional. Coloque-os em prática sempre que possível e perceba as transformações que irão ocorrer em sua vida.

Para encontrar mais meditações para aliviar a ansiedade, reduzir o estresse, reflexões motivacionais e programas voltados para o bem-estar e desenvolvimento pessoal, baixe grátis o Zen. Disponível para Android e iPhone.

Aproveite para ler: Como lidar com a frustração de maneira simples e eficaz

 

 

 

Nenhum comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

POR UMA VIDA MAIS ZEN
Dicas, inspirações
e novidades!
Experimente o zen por 7 dias
grátis!
Quero testar!