A terapia Reiki está ficando cada vez mais conhecida não só pelos seus inúmeros benefícios, mas também pela procura cada vez maior por uma vida com mais equilíbrio e serenidade.

Para saber mais sobre o que é, quais são os princípios, como a terapia funciona e os benefícios, continue lendo!

O que é

Reconhecido pela OMS (Organização Mundial da Saúde) como terapia alternativa, o Reiki é um poderoso método de cura por energia. Capaz de curar de forma natural vários males do corpo e também da alma.

Seja pelos seus benefícios ou até mesmo os princípios que regem a prática, cada vez mais pessoas estão interessadas nessa forma de terapia que teve origem no oriente, mais especificamente no Japão. Para compreender melhor de qual energia nos referimos quando falamos sobre, é preciso ter claro a origem da palavra.

“Rei” faz referência a energia cósmica universal , que permeia toda as coisas e envolve tudo que existe. “Ki”, por sua vez, refere-se a energia vital individual que flui em todos os organismos vivos e que nos mantém.

O Reiki nada mais é do que o encontro dessas energias, que é capaz de equilibrar e harmonizar a nossa energia através da imposição das mãos.

Princípios do Reiki

O Reiki possui algumas regras de conduta que devem ser seguidas e foram criadas em 1922 pelo budista japonês Mikao Usui. Esses princípios foram definidos por ele, como um caminho para evolução espiritual.

O interessante desses princípios é que eles lembram um pouco o Ho’oponopono, e também pode ser praticado por qualquer pessoa, independente se você é um terapeuta ou não.

Os princípios em japonês são:

“Kyo dake wa,
Okuru-na,
Shinpai suna,
Kansha shite,
Goo hage ne,
Hito ni shinsetsu ni.”

Em português:

“Somente hoje,
Não se zangue,
Não se preocupe,
Seja grato,
Trabalhe arduamente,
Seja bondoso.”

Você pode recitá-lo pela manhã, assim que acordar após praticar uma meditação matinal.

Como funciona

A terapia funciona como uma forma de recomposição e harmonização energética, que ajuda a manter e a recuperar a nossa saúde. Por não ter nenhum tipo de restrição, pode ser usado não só para doenças físicas, mas também para casos de maus hábitos, distúrbios emocionais, etc.

Através da imposição das mãos, um terapeuta certificado consegue transferir para o corpo do paciente a energia cósmica universal, que por sua vez irá entrar em contato com a energia vital individual para que haja um equilíbrio entre essas energias.

É comum que ao final da seção a pessoa se sinta relaxada e também tenha a sensação de que acabou de acordar, isso acontece porque está trabalhando com a energia.

Vale ressaltar que não há uma troca de energia, o terapeuta não transfere sua energia individual para o paciente e nem o paciente a sua para o terapeuta. Por isso que é importante procurar um terapeuta certificado em Reiki. É preciso destacar também que essa forma de terapia não substitui a medicina.

Benefícios

O Reiki possui diversos benefícios, abaixo listamos os 15 principais benefícios.

  1. Reduz o estresse e a ansiedade;
  2. Estimula o equilíbrio emocional;
  3. Aumenta a criatividade;
  4. Desperta calma e serenidade;
  5. Fortalece o sistema imune;
  6. Alivia sintomas da depressão e de ataques de pânico;
  7. Purifica ambientes;
  8. Aumenta o autocontrole;
  9. Reduz as toxinas do organismo;
  10. Auxilia na recuperação rápida e completa de várias lesões;
  11. Melhora a circulação sanguínea;
  12. Combate a insônia;
  13. Estimula a intuição e o autoconhecimento;
  14. Clareza mental;
  15. Melhora do humor.

Com dúvida sobre essa terapia? Deixe um comentário!

Se você é um terapeuta reikiano, experimente na sua próxima seção as trilhas exclusivas para aplicar Reiki disponível no Zen.

Músicas para aplicação de Reiki [Ouça Agora]

tela das trilhas "Músicas para aplicar Reiki" disponível no Zen

Aproveite para baixar grátis o Zen e conferir outros conteúdos que vão ajudar no seu desenvolvimento pessoal. Disponível para iPhone e Android.