Quatro Dicas Para Dormir Bem e Melhor

Por Francisco

Tempo de leitura: 2 minutos

Pegar no sono rapidamente e ter uma noite tranquila é essencial para que nosso dia seja produtivo. Além disso, dormir bem é importante para evitar doenças e ter um bom funcionamento cerebral. Por essa razão, no artigo de hoje, separamos quatro dicas para dormir melhor e mais rápido. Confira!

1. Tenha um ritual de preparação para o sono

A primeira dica que temos para dar é: crie uma rotina. Você pode até não gostar de ter horário para tudo, ou simplesmente não conseguir criar hábitos por algum motivo, mas procure incluir certos rituais noturnos diariamente antes de dormir.

Determinar um horário para escovar os dentes, tomar banho e se deitar é importante para que seu corpo vá entendendo que a hora de dormir está próxima e, assim, ir desacelerando o ritmo. Isso fará com que você pegue no sono mais rápido.

2. Transforme seu quarto em um lugar relaxante para dormir

Na falta de um cômodo específico para outras atividades, é bem comum usarmos o quarto para trabalhar, comer ou ver TV. Mas evite fazer isso, se puder. Segundo a especialista do sono Terry Crane, quando utilizamos o quarto para outras atividades que não sejam dormir e ter relações sexuais, nossa saúde é afetada negativamente.

A dica é manter o quarto arrumado porque a desorganização pode causar ansiedade e dificultar a hora de dormir. Recolha objetos que não irá utilizar e procure deixar o ambiente agradável. Aromatizadores, luz baixa e travesseiros confortáveis são excelentes auxiliares.

3. Conheça o ASMR: uma das dicas para dormir mais atuais

O ASMR é uma alternativa relativamente nova perto de outras dicas para dormir. A sigla vem do termo “Autonomus Sensory Memory Response”, que em português significa “Resposta Sensorial Autônoma do Meridiano”. Ele é do que uma sequência de sons que provoca prazer mental e sensação de relaxamento.

Cada pessoa pode ter um certo tipo de som favorito que pode induzir ao relaxamento como, por exemplo, som de chuva, lareira acesa, cabelo sendo escovado… Eles causam uma espécie de formigamento no cérebro, relaxando suas estruturas e ajudando no processo de adormecimento.

4. Pratique meditação para um sono profundo

A meditação se apresenta com uma das principais dicas para dormir rápido e melhor. Muitas pesquisas comprovam que a prática impacta na qualidade do sono, previne o envelhecimento celular e melhora até a imunidade! Além, claro, de ajudar na diminuição de transtornos psicológicos como stress e ansiedade.

Com a ajuda de um programa de meditação guiada, começar a meditar se torna uma experiência fluída e relaxante, tudo o que você precisa para dormir bem e profundamente.

No aplicativo do Zen você consegue acessar mantras e meditações para te ajudar com o sono! Gostou das nossas dicas para dormir melhor? Para mais insights continue acompanhando o blog do Zen APP!

Nenhum comentário

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

POR UMA VIDA MAIS ZEN
Dicas, inspirações
e novidades!
Experimente o zen por 7 dias
grátis!
Quero testar!