Qual a relação entre qualidade de vida e saúde e como melhorá-las?

Por Zen App

Tempo de leitura: 4 minutos

Você sabia que existe uma relação muito importante entre qualidade de vida e saúde?

Um tem grande influência sobre o outro e entender essa relação pode ser fundamental para que você possa ter uma rotina mais tranquila e, também, se organizar para viver melhor.

Todo mundo quer ter saúde. Por esse motivo, as pessoas sempre estão em busca de algo que lhe traga prazer e, ao mesmo tempo, ofereça um retorno interessante para manter o seu padrão sem interferir nos seus compromissos.

Pra que você possa entender melhor essa relação entre qualidade de vida e saúde, trouxemos Christian Wolthers, cofundador do Zen app, para explicar melhor esse assunto. Vamos lá?

O que é qualidade de vida?

Para Christian Wolthers, qualidade de vida é o método utilizado para medir as condições de vida de um ser humano ou é o conjunto de condições que contribuem para o bem físico e espiritual dos indivíduos em sociedade. Isso envolve o bem espiritual, físico, psicológico, emocional e os relacionamentos sociais.

O conceito de qualidade de vida pode ser bem abrangente, pois envolve vários fatores da vida de cada pessoa, como a saúde mental, física, o lugar em que ela está inserida e o ambiente de trabalho.

Além disso, esse conceito também pode estar relacionado ao bem-estar pessoal, o qual é influenciado de acordo com a situação socioeconômica de cada um, suporte familiar nos momentos delicados e, também, pelos valores religiosos e culturais do cidadão dentro da sociedade.

Qual é a relação entre qualidade de vida e saúde?

Hoje em dia já se sabe que muitas doenças são influenciadas (ou causadas) pelo estilo de vida. Portanto, a maneira que escolhemos viver impacta diretamente na nossa saúde.

De nada adianta ter uma excelente qualidade de vida, com recursos financeiros suficientes para arcar com seus compromissos e, ao mesmo tempo, manter o seu padrão, se não tiver saúde para aproveitar aquilo que a vida tem a lhe oferecer.

Sem qualidade de vida, a pessoa pode desenvolver transtornos que a prejudicam fisicamente. Consegue entender essa relação? A saúde é fundamental para manter uma boa qualidade de vida, a qual, por sua vez, é indispensável para que o indivíduo se mantenha saudável.

Como uma boa qualidade de vida ajuda a prevenir doenças?

As pessoas estão se conscientizando mais sobre a qualidade de vida, pois perceberam que por meio dessa prática é possível, sim, viver melhor, com mais saúde, disposição e satisfação. Todas essas questões influenciam na autoestima do indivíduo e faz com que ele sinta-se bem consigo mesmo todos os dias.

Uma das melhores formas de prevenir doenças é fazendo uma análise da sua saúde atual, identificando o que tem prejudicado a sua qualidade de vida para, então, tomar atitudes que visem ajustar os seus hábitos.

Esses ajustes podem estar relacionados à alimentação, inclusão de atividade física ou, talvez, seja necessário alterar padrões emocionais por meio de terapia, meditação ou outras ferramentas que ajudam a aumentar o autoconhecimento.

Ter uma alimentação adequada, boas noites de sono e realizar exercícios físicos são hábitos fundamentais para proporcionar uma rotina mais alegre e confortável e, inclusive, garantir uma maior expectativa de vida.

Como conquistar uma boa saúde e qualidade de vida?

Para conquistar uma boa qualidade de vida e saúde é importante seguir alguns passos para mudar seus hábitos. Sendo assim, se você ainda não pratica qualquer atividade que vamos listar abaixo, é hora de começar a aplicá-las na sua rotina. Veja quais são elas!

Autoconhecimento

Comece pelo autoconhecimento. Você precisa saber o que realmente quer da vida para viver aquilo que idealiza como melhor. Essa prática ajudará o indivíduo a se desenvolver tanto na vida pessoal quanto na profissional, permitindo que ele alcance seus objetivos com eficiência e, consequentemente, possa ser motivado para superar novos desafios.

Nesse momento, é possível fazer uma análise profunda até de seus defeitos para que, então, eles possam ser trabalhados para tornar a sua qualidade de vida ainda melhor.

Meditação

Christian Wolthers também sugere a meditação para entrar em contato com sua verdadeira essência. Talvez, uma pequena pausa na sua rotina para meditar é o que está faltando para melhorar a sua qualidade de vida.

Em um mundo tão agitado e conectado, pode até parecer impossível tirar um tempo para apreciar um momento de paz, mas isso não pode ser usado como desculpa nesse momento. A meditação ajudará a aquietar a sua mente e fazer com que seu corpo relaxe e, assim, diminua os níveis de estresse que são prejudiciais à sua saúde.

Alimentação adequada

Alimentação saudável é fundamental para ter qualidade de vida e saúde. Isso porque os alimentos ricos em açúcar e gorduras, por exemplo, são os principais causadores de doença crônicas, como diabetes, colesterol, obesidade etc.

Levando isso em consideração, é fundamental que você tenha uma dieta rica em nutrientes e vitaminas que o seu corpo precisa para fortalecer o sistema imunológico e livrá-lo dessas mazelas que interferem no seu bem-estar.

Atividades físicas

Assim como a alimentação adequada, a prática de atividades físicas é fundamental para a boa manutenção da saúde e qualidade de vida. O sedentarismo também contribui para o desenvolvimento de doenças, por isso, é preciso eliminá-lo da sua rotina.

Caso você tenha um dia muito agitado, tente realizar os exercícios físicos antes de ir ao trabalho. Fazendo isso, a sua disposição e produtividade aumentarão e, até mesmo, poderá ter mais condicionamento físico para suportar a correria do dia a dia.

Exames de rotina

Por fim, mas não menos importante, precisamos destacar a importância dos exames de rotina. Embora você esteja em perfeitas condições, é fundamental realizá-los para garantir que sua saúde está em ordem.

Algumas doenças são silenciosas, ou seja, não apresentam sintomas, por isso, os exames de rotina são essenciais para identificar com antecedência a mazela para que você possa tratá-la a tempo e aumentar suas chances de cura.

Como você pôde perceber, a qualidade de vida e saúde estão relacionadas e, por esse motivo, é preciso cuidar desses dois conceitos em sua vida para conseguir realizar suas atividades rotineiras com tranquilidade e sem estresse.

Gostou das dicas? Aproveite para incluir a meditação guiada em sua rotina com o Zen App! Baixe grátis e aproveite todo o conteúdo por 07 dias grátis. 

Disponível para iOS e Android

Nenhum comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

POR UMA VIDA MAIS ZEN
Dicas, inspirações
e novidades!
Experimente o zen por 7 dias
grátis!
Quero testar!