Praticar ioga na infância: conheça os benefícios para as crianças

Por Zen App

Tempo de leitura: 2 minutos

A ansiedade, a dificuldade de concentração e o sedentarismo são grandes problemas da atualidade e afetam pessoas de todas as idades. Esses fatores demonstram a necessidade do cuidado com a saúde desde cedo e evidenciam como praticar ioga na infância pode ser benéfico.

Por trabalhar apenas com o peso do próprio corpo, sem acessórios nem equipamentos, essa se torna uma alternativa segura e ideal para todos os grupos, incluindo crianças, gestantes e idosos. A atividade pode ser iniciada aos quatro anos de idade.

A união entre a prática corporal e o estado meditativo potencializa o desenvolvimento infantil e o resultado pode ser visto em casa, na rua e na escola. Quer saber mais? Confira abaixo os benefícios da ioga na infância!

Desenvolve a coordenação corporal

Muitas posturas imitam os movimentos dos animais. Isso ajuda as crianças a ampliar a consciência corporal e a coordenação motora, bem como conhecer os limites do próprio corpo. 

Aumenta a resistência física

Ao mesmo tempo em que a ioga acalma a mente e relaxa os pequenos, a prática também trabalha a função cardiorrespiratória. O resultado são crianças mais saudáveis e ativas, além do controle de doenças respiratórias. 

Promove força e flexibilidade

E aqui falamos de força nos ossos e nos músculos, além de ajudar a manter a flexibilidade ainda natural nessa fase da vida. O equilíbrio também é desenvolvido e a combinação desses fatores ajuda a evitar quedas e lesões.

Diminui a ansiedade

Os exercícios de respiração e relaxamento ajudam a diminuir o estresse e a ansiedade. Além disso, também são ótimos para melhorar a qualidade do sono

Fortalece a autoestima 

O conhecimento do próprio corpo e da própria mente é uma arma poderosa para desenvolver a autoestima. Com isso, os pequenos vão crescer cheios de confiança e amor próprio.

Amplia o convívio social

A atividade incentiva o convívio e dá oportunidade para a garotada fazer novas amizades. É uma boa forma de se soltar e mandar a timidez embora.

Aumenta a disciplina

O desejo de avançar na prática e conseguir realizar as posturas corretamente precisa ser acompanhado de disciplina. E essa é uma lição que vai ser levada para fora do tapetinho e acompanhar as crianças ao longo de toda a rotina.

Exercita a criatividade

Questões como imaginar e imitar o movimento de animais, além de meditar e acalmar os pensamentos, são práticas que acabam por promover a criatividade e desenvolvimento corporal dos pequenos. 

Fortalece a imunidade

Gripes e resfriados são comuns na infância. Mas, ao praticar ioga, os problemas de saúde surgem com menos frequência e são tratados mais rapidamente. Com o sistema imunológico fortalecido, a criança pode brincar em qualquer lugar, da areia à grama.

Desenvolve a concentração 

As aulas de ioga trabalham corpo e mente ao mesmo tempo, promovendo concentração, foco e capacidade de observação. Assim, também percebemos como a ioga na infância pode melhorar o rendimento escolar. 

São muitos pontos positivos, não é verdade? Se até hoje você ainda não sabia disso e pensava que ioga e infância eram duas coisas que não tinham nada a ver, pelo menos agora descobriu que não é bem assim. Como vimos, vale muito a pena investir nessa atividade para a criançada.

Gostou de conhecer as vantagens da ioga na infância? Então aproveite e assine a nossa newsletter para acompanhar mais dicas sobre saúde e bem estar para toda a família. Não perca tempo, baixe nosso aplicativo e comece sua rotina de autocuidado hoje mesmo!

1 comentário
07/08/2020 às 17:39

Achei o texto super informativo e didatico, a yoga realmente melhora a concentração das crianças elas ficam muito mais focadas em atividades escolares entre outras.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

POR UMA VIDA MAIS ZEN
Dicas, inspirações
e novidades!
Experimente o zen por 7 dias
grátis!
Quero testar!