Sabia que ter inteligência emocional no trabalho é essencial para que você tenha sucesso na carreira? Ao contrário do que muita gente pensa, não basta ter um bom diploma ou saber executar bem as suas tarefas. 

Quando eu descobri isso, me tornei uma pessoa muito mais centrada e produtiva, além de também ajudar meus amigos. Até porque a profissão ocupa uma grande parte do nosso dia e, por esse motivo, merece uma atenção especial. Veja o que você pode estar perdendo por não saber lidar com algumas situações!

O que é a inteligência emocional no trabalho?

Primeiramente, é importante entender o que significa ter inteligência emocional no trabalho. Na prática, as pessoas com essa capacidade são aquelas que conseguem compreender as próprias emoções e ter mais jogo de cintura nas adversidades. 

Já aconteceu de você ir a uma reunião com uma pessoa intransigente e que não se esforçava para entender a sua mensagem? É bem provável que sim. A maior parte dos profissionais um dia passam por essa e outras situações estressantes. 

Porém, levantar a voz, ser rude ou, até mesmo, deixar de ser sincero para agradar o outro não são as soluções. O ideal é sempre manter a calma e agir com maturidade, tanto pelo seu bem-estar quanto para a sua carreira

Caso contrário, você poderá perder várias oportunidades no seu dia a dia. Quer ver só?

Deixar de se motivar

Manter a motivação é muito importante para que você desenvolva bem as suas atividades. Por esse motivo, não vale a pena se desgastar por momentos que são transitórios. 

Recebeu um feedback que não te agradou, por exemplo? Avalie quais foram os pontos abordados  e o que é possível fazer para mudar. Não deixe que uma reunião, conversa ou até tarefa mais desafiadora prejudique a sua vontade de trabalhar.

Conhecer ótimos profissionais

Se você não praticar a empatia e enxergar os seus colegas como pessoas propensas ao erro, poderá avaliá-los de maneira errada. Consequentemente, em vez de se aproximar dessas pessoas, você criar uma barreira que, inclusive, não é positiva para o seu networking. 

Subir de cargo

As empresas se importam muito com a inteligência emocional no trabalho. Tanto que esse aspecto já tem sido até cobrado em feedback e é critério para subir de cargo. 

Então, se você deseja crescer profissionalmente e ter reconhecimento por isso, é importante que saiba analisar as situações com calma, controlar-se em todos os momentos e ter uma boa relação interpessoal com todas as pessoas da empresa. 

Gostou de saber mais sobre este assunto? Tenho certeza de que a partir de agora você poderá melhorar o seu comportamento e ter mais inteligência no dia a dia. Continue lendo os artigos do blog do Zen App!