O Que Fazer Quando Você Estiver Sem Sono?

Por Francisco

Tempo de leitura: 2 minutos

Sabe quando tudo o que você mais precisa é deitar na cama e ter uma noite relaxante, mas está sem sono? Ou, mesmo sonolento, você fecha os olhos e não consegue adormecer? Existem várias causas para isso, sendo que muitas delas estão relacionadas aos hábitos que você mantém antes de se deitar. 

Como uma boa noite de sono é essencial para viver bem, é importante saber o que fazer nessas situações. Eu mesmo quando tenho dificuldades de relaxar por completo adoto alguns desses comportamentos. 

Quais são as razões para estar sem sono?

Você pode estar sem sono por diversas razões, como consequência do estresse e ansiedade, por exemplo. Nesses casos, é difícil “se desligar”, pois a mente está muito preocupada e imaginando várias situações que podem ocorrer. 

Algumas pessoas também têm insônia crônica e, mesmo após um dia tranquilo, elas têm dificuldades para adormecer. Independentemente do motivo, é importante dar atenção para a falta de sono, pois ela pode ocasionar cansaço, além de dificuldade de concentração e memorização. 

Em todos os casos, há algumas medidas simples que podem ajudar a dormir. Saiba quais são!

O que ajuda a dormir melhor

A melhor forma de dormir bem é por meio da higiene do sono, ou seja, ações que devem ser feitas antes de você se deitar. São elas:

  • evite tomar bebidas com cafeína depois das 17h;
  • prefira alimentos leves até 2h antes de dormir;
  • mantenha uma rotina de exercícios, mas termine as atividades até às 21h;
  • medite: isso traz inúmeros benefícios para o corpo e a mente, inclusive para ter uma boa noite de sonho. Você até pode utilizar aplicativos que possuem playlists de meditação guiada;
  • leia: além de ser um ótimo hábito em qualquer idade, a leitura também ajuda a relaxar e pode tornar o leitor mais sonolento. Por esse motivo, é uma ótima atividade para fazer antes de dormir;
  • observe o seu travesseiro: o ideal é que ele não fique posicionado muito alto nem muito baixo;
  • mantenha uma rotina: deite na casa todos os dias na mesma hora. Isso irá fazer com que a sua mente se acostume à rotina e possa adormecer com mais facilidade.

É normal ficar sem sono às vezes. Porém, você não pode se acostumar a essa situação, já que uma noite relaxante é garantia de saúde e bem-estar. Caso não consiga adormecer com essas medidas simples, busque a ajuda de um especialista. 

Quer ter acesso a uma lista de meditações guiadas? Então, baixe o Zen App!

Nenhum comentário

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

POR UMA VIDA MAIS ZEN
Dicas, inspirações
e novidades!
Experimente o zen por 7 dias
grátis!
Quero testar!