O Que é Terapia Holística? Por Que Funciona?

Por Francisco

Tempo de leitura: 2 minutos

A terapia holística — ou medicina holística — está atrelada às práticas orientais chinesa e ayurveda. Embora existam há milhares de anos, ainda são pouco conhecidas e utilizadas no ocidente. 

Eu escutava falar, mas não dava importância para os benefícios que essa medicina poderia trazer ao corpo e a mente. Resolvi experimentar e, hoje, não vivo sem algumas técnicas. Descubra como funciona e por que vale a pena conhecer!  

Como funciona a terapia holística?

A terapia holística acredita que as doenças no corpo físico são apenas reflexos das desarmonias que existem no nosso estado emocional ou energético. Por exemplo, as dores de cabeça podem ser sinal de estresse ou ansiedade emocional. 

O corpo humano é composto por aspecto físico, mental, emocional e energético, por isso, ela trabalha em conjunto com todas as áreas, sem separá-las. 

Entre os benefícios gerais da prática estão:

  • elevação da autoestima;
  • tranquilidade;
  • leveza;
  • bem-estar;
  • prosperidade emocional;
  • melhora no sono.

Cada uma das técnicas são destinadas para um fim, portanto, é importante conhecê-las para saber qual é a mais aplicada para as suas questões internas. No Brasil, os terapeutas holísticos costumam trabalhar com:

Acupuntura

Talvez a mais conhecida das técnicas seja a acupuntura. Ela é baseada na medicina tradicional chinesa e tem muitos benefícios. 

Com a utilização de agulhas finas e metálicas — que são aplicadas em diferentes pontos do corpo — podem auxiliar no tratamento de dores, como as de cabeça, nas costas e joelhos, por exemplo, e no controle de distúrbios psicológicos, como depressão, ansiedade, insônia e estresse

Reiki

Por meio da imposição das mãos, o mestre reikiano trabalha com a energia vital universal e energiza o corpo físico trazendo mais equilíbrio emocional, bem-estar e saúde. 

Alguns adeptos acreditam que o Reiki é capaz de proporcionar a cura de doenças físicas e emocionais. Eu pratico essa terapia holística faz um tempo, e é incrível como ela é capaz de alinhar meus chakras e manter a minha saúde mental em dia. 

Florais e aromaterapia

A terapia floral e a aromaterapia possuem a mesma base — óleos —  para o equilíbrio e plenitude do ser. Porém, o modo de utilização e o processo de cura são opostos. 

Os óleos essenciais da aromaterapia são extraídos de flores, plantas e vegetais, e formam um composto bastante concentrado e aromático. 

A força vital desses elementos da natureza apresentam vibrações que são capazes de melhorar o estado energético, mental e físico. O uso pode ser por difusor de ambiente ou inalação. 

Já os óleos florais são extraídos de flores e, normalmente, misturados com água o que deixa-o sem perfume. O uso é feito via oral, com apenas algumas gotas.  

Pode auxiliar no combate ao tratamento de doenças físicas, como o câncer, e em desequilíbrios emocionais, como agitação ou tristeza, por exemplo. 

Gostou do artigo? Outros assuntos como esse você encontra no blog do Zen. Continue acompanhando e conheça o Zen App!

Nenhum comentário

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

POR UMA VIDA MAIS ZEN
Dicas, inspirações
e novidades!
Experimente o zen por 7 dias
grátis!
Quero testar!