3 Sinais de que Você não Está em Seu Estado Zen

Por Zen App

Tempo de leitura: 2 minutos

Você já se sentiu sem ânimo, como se tivessem sugado todas as suas energias? Eu já e vou te dizer que isso acontece quando não estamos no nosso estado zen. 

Por esse motivo, é importante identificar e refletir sobre esses momentos negativos para poder encontrar as soluções. Quer saber como viver melhor e de maneira mais leve? Continue lendo este artigo!

O que é o estado zen?

Antes de mais nada, é importante que você entenda o conceito de zen. Essa palavra é japonesa e se refere a uma prática de meditação que ajuda a levar uma vida agradável. O  termo também é usado para indicar uma pessoa tranquila. 

Provavelmente, você conhece alguém zen, pode ser uma personalidade da TV ou amigo, por exemplo. Quando falamos que uma pessoa está nesse estágio significa que ela está calma e em paz consigo mesma.

No fundo, todos querem viver dessa forma. No entanto, o caos do dia a dia pode impor desafios e dificuldades para isso. Por essa razão, é importante prestar atenção aos detalhes que o seu corpo físico e mental dão. 

Esses são alguns sintomas que sinto quando não estou completamente zen: 

1. Dificuldades para se concentrar

Você tem sentido mais agitação e dificuldade para manter o foco? Se a resposta for sim, pode indicar uma inquietude e ansiedade, típicas de quem não está em paz consigo mesmo. 

Quer só um exemplo? Sabe quando você tem que fazer uma atividade no trabalho, mas fica imaginando as que virão depois e se preocupando com elas? Essa forma de viver pode prejudicar a sua produtividade e gerar insatisfação. 

2. Irritabilidade

A irritabilidade é outro sinal que algo não vai bem e precisa de um cuidado especial. Mesmo em situações inesperadas, é possível que você mantenha a calma, até porque esse comportamento é o que ajudará a resolver a questão. 

Quem nunca teve um problema e ficou chateado por isso? Nesses momentos, eu respiro fundo e me esforço para analisar o problema da melhor forma possível. Caso seja necessário, espero alguns minutos ou horas para tomar uma decisão — o que pode incluir até falar com alguém. 

Não expresso a irritabilidade, chateando qualquer pessoa. Também não guardo os sentimentos negativos, pois entendo que os desafios existem e que sou capaz de superá-los. 

3. Saúde

Quando nos sentimos tensos durante muito tempo, a musculatura contrai e ocasiona dores. Muitas pessoas se queixam, por exemplo, das fisgadas nos ombros. 

Além disso, é comprovado que o estresse faz com que o sistema imunológico fique mais suscetível às infecções. Já se perguntou por que você sempre tem gripe ou outro problema de saúde? Talvez não seja uma coincidência, mas um sinal do seu corpo para encontrar formas de ser mais zen. 

Gostou desse artigo? Aproveite para conhecer o Zen App e adotar novos hábitos para equilibrar o seu corpo e mente! 

Nenhum comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

POR UMA VIDA MAIS ZEN
Dicas, inspirações
e novidades!
Experimente o zen por 7 dias
grátis!
Quero testar!