O Que é Autoconhecimento e Como Desenvolvê-lo?

Por Zen App

Tempo de leitura: 2 minutos

Você já parou para se perguntar o que é autoconhecimento? Esse processo é fundamental e todo ser humano deve exercê-lo. Para nos conhecermos de fato — saber das nossas vontades, personalidade e medos — é preciso ter consciência que tudo é uma relação de equilíbrio entre o seu eu interior e o mundo externo. 

Está interessado em saber como funciona? Eu adianto que não é algo que você descobre do dia para a noite — dispõe tempo e muita reflexão!

A importância de saber o que é autoconhecimento

Desde que eu descobri o que é autoconhecimento, comecei a praticar. De lá para cá, consegui controlar meus pensamentos, mudei hábitos e não permiti mais que situações ruins tivessem espaço e impactassem diretamente na minha vida. 

Mas, afinal, o que é autoconhecimento? De acordo com a psicologia, é o entendimento que cada indivíduo tem sobre si mesmo. Ou seja, das suas vontades, sentimentos, características, medos, entre outros. Descobri-lo faz com que você passe a ter maior  compreensão das suas forças e fraquezas.

Quando você passa a se conhecer, entende que a maioria das coisas que afetam negativamente a sua vida, começam na sua mente e se expandem para o universo. Já ouviu dizer que “você atrai o que emana”? 

Além disso, a palavra tem uma forte importância não só no seu pessoal, mas em todas as áreas da vida, como profissional e relacionamentos. 

Deseja identificar suas forças, fraquezas e se desenvolver diariamente para buscar uma relação mais saudável consigo mesmo e com os outros? Então siga as dicas abaixo:

Cuide-se

Qual foi a última vez em que você teve um tempo para fazer algo que gosta? Não deixe de tirar um dia ou umas horas para você relaxar, fazer exercícios, assistir a filmes ou ler aquele livro que ainda não deu tempo. Saia um pouco da rotina. Descubra-se nos prazeres. Permita-se!

Explore a vida

Saia da zona de conforto e experimente coisas novas. A vida é muito curta para não viver intensamente. Eu, por exemplo, sempre tive vontade de atuar em teatros e ficava procrastinando esse meu sonho desde criança. 

Hoje, posso dizer que me matricular em um curso de Artes Cênicas foi uma das minhas melhores decisões . E você, o que tem vontade de explorar a fundo? 

Medite

Eu já fui uma pessoa extremamente ansiosa, não conseguia relaxar a mente e o corpo, e vivia cheio de tensões na nuca. O que eu fiz para mudar? Conheci de perto os benefícios da meditação.

Quando você pratica a respiração consciente, é capaz de reduzir o nervosismo, elimina as dores físicas e emocionais, amplia a concentração e promove o autoconhecimento. Eu nunca mais parei! 

Se não sabe como começar a meditar, eu te dou uma dica: Zen App! No aplicativo você encontra um programa de 21 dias de meditação guiada muito eficaz. Conheça e sinta os benefícios de uma vida mais saudável!

Nenhum comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

POR UMA VIDA MAIS ZEN
Dicas, inspirações
e novidades!
Experimente o zen por 7 dias
grátis!
Quero testar!