O que é ASMR e como pode ser benéfico para você?

Por Zen App

Tempo de leitura: 4 minutos

Se você é do tipo que gosta de passar muito tempo no YouTube, provavelmente já se deparou com vídeos que buscam explorar, exclusivamente, a audição do internauta. Não é raro encontrar materiais com sons agradáveis para relaxar, dormir ou conseguir se concentrar nos estudos.

O que muita gente não sabe é que uma nova subcategoria originada desses tipos de experiências sensoriais está ganhando cada vez mais popularidade na web: o ASMR.

Neste post, você vai descobrir o que essa sigla significa e como ela pode ser incorporada à sua rotina. Acompanhe!

O que é ASMR?

A sigla vem do inglês e significa: “autonomous sensory meridian response”, ou, em português: “resposta sensorial meridiana autônoma”. O termo foi criado por uma internauta, em 2010, e caracteriza uma euforia de baixo impacto, causada por estímulos delicados no cérebro.

Na prática, os vídeos de ASMR consistem em um conjunto de ruídos ou onomatopeias que provocam sensações peculiares, como arrepios, formigamentos, zumbidos ou sentimentos agradáveis de conforto, relaxamento mental e até sonolência.

Você provavelmente já se sentiu mais calmo ao ouvir alguns sons agradáveis, como o barulho de chuva, a lenha estalando no fogo ou o murmúrio do correr de um riacho. O ASMR usa o mesmo princípio para envolver e tranquilizar o cérebro, mas com o uso de objetos do nosso cotidiano.

Sendo assim, a técnica se aproveita de utensílios, como garrafas de plástico, pincéis, sacolas, almofadas de veludo e até a voz humana, para gerar gatilhos intencionais para quem interage com os sons. Em áudios, por exemplo, os usuários costumam realizar gravações arranhando (suavemente) algo perto dos microfones, sussurrando ou batendo as unhas em diversos tipos de superfícies. 

Quais são os benefícios do ASMR para a sua vida?

Alguns ouvintes garantem que o ASMR atua como uma “massagem no cérebro” sendo uma ótima cura para insônia e ansiedade. No entanto, por ser um assunto muito recente, ainda são poucos os cientistas que sabem determinar os efeitos da técnica no organismo com precisão. 

Acontece que o fenômeno é tão curioso, que não poderia deixar de ter sido alvo de pesquisas e opiniões de especialistas. Tanto a ciência quanto os ouvintes de ASMR garantem que a técnica oferece diversos benefícios. Continua a leitura das próximas linhas e confira alguns deles.

Manutenção do foco

A professora Franziska Apprich publicou um estudo feito com os alunos da Canadian University Dubai, no qual os estudantes experimentaram os efeitos do ASMR nos momentos em que precisavam se concentrar. Os resultados foram surpreendentes.

Em entrevista, a pesquisadora relatou que os alunos se tornaram mais focados e conectados à realidade em sua volta, em vez de priorizarem as redes sociais e os smartphones.

Além disso, ela também constatou que muitos deles se acalmaram enquanto o cérebro entrava em uma fase de pré-sono. No entanto, os movimentos oculares evidenciavam um estado de alta consciência e foco. Apprich ainda declarou que a experiência se assemelha à meditação, já que o ASMR pode ser uma vivência de paz interior feita de forma consciente.

Melhor controle do estresse e da ansiedade

No geral, o equilíbrio emocional é privilegiado com a simples escuta do ASMR. Um estudo publicado em 2015, pela plataforma científica PerrJ, mostrou que alguns voluntários que experienciaram a técnica relataram uma melhora do humor, um aumento da sensação de bem-estar e um alívio da ansiedade e do estresse durante a sua prática.

Consequentemente, os pesquisadores que conduziram o estudo afirmam que a ASMR pode proporcionar alívio da dor crônica e controle de distúrbios do humor, como o estresse e a depressão.

Maior capacidade de viver o momento presente 

Além de a estimulação auditiva melhorar o funcionamento do cérebro, o ouvinte passa a voltar sua atenção para o momento presente, com o objetivo de aproveitar melhor as sensações sonoras que experimenta.

Dessa forma, ele passa a deixar de se preocupar com situações passadas ou futuras, trocando os sentimentos já sentidos por experiências novas e mais agradáveis.

Relaxamento

O ASMR funciona como um “spa auditivo”, que proporciona momentos de prazer e descanso. Pelo menos, é isso que demonstra um estudo publicado em 2016, pelo U.S National Library of Medicine.

De acordo com a pesquisa, as respostas sensoriais provocadas pelo ASMR são um fenômeno natural, que pode estar frequentemente associado a um relaxamento geral do corpo e da mente, bem como a um estímulo para a criação de pensamentos positivos.

Oportunidade de experimentar sensações únicas

Muitas pessoas não conseguem descrever o que sentem quando lidam com o ASMR pela primeira vez. Algumas relatam ter arrepios, outras o usam simplesmente como uma distração para momentos de prazer. Há ainda um número enorme de pessoas que sugere que a sensação de aconchego e ternura (causada pelas vozes sussurrantes) esteja associada a ter intimidade com alguém de uma forma não sexual.

Isso acontece porque a resposta ao áudio é puramente neurológica. Alguns ouvintes podem se sentir extasiados enquanto outros podem apresentar simples reações imperceptíveis. Tudo depende de como o seu corpo reagirá ao ASMR.

Como começar a praticar ASMR?

A prática do ASMR é extremamente fácil e não tem segredos: resumidamente, basta baixar o áudio e ouvi-lo. 

Para potencializar os efeitos, o ouvinte também precisa fazer a sua parte. É recomendado usar fones de ouvido (para ter uma percepção mais apurada das origens e qualidade dos sons) e procurar um lugar calmo, sem muitas interrupções para poder tirar o máximo proveito da experiência.

Evite praticar o ASMR enquanto estiver dirigindo ou realizando qualquer atividade perigosa, pois o relaxamento não é indicado para esses tipos de situações.

Em seguida, é só prestar atenção a como o seu corpo reage aos diferentes estímulos. Nessa hora, é importante entrar no jogo e deixar-se levar. Se você se mantiver desconfiado ou aflito, sua mente entrará em estado de alerta e poderá encarar a novidade como uma ameaça. Consequentemente, você sentirá pouco ou nenhum efeito.

No aplicativo Zen, é possível conhecer o ASMR de perto e experimentar todos os seus benefícios gratuitamente, por 7 dias. Para isso, basta baixar o app gratuitamente e aproveitar os pacotes de áudios oferecidos para qualquer momento do seu dia!

2 Comentários
vera silva
26/03/2019 às 10:42

Caramba!Gostei muito do artigo do seu site. Estarei acompanhando sempre.Grata!!!

vera silva
09/10/2019 às 14:49

Gostei muito do artigo do seu site. Estarei acompanhando sempre.Grata!!!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

POR UMA VIDA MAIS ZEN
Dicas, inspirações
e novidades!
Experimente o zen por 7 dias
grátis!
Quero testar!