Namastê: Afinal, o que significa essa expressão?

Por Zen App

Tempo de leitura: 2 minutos

Todo mundo em algum momento já utilizou expressões e frases que ouviu em algum momento, mas que não sabe ao certo o seu significado. Um desses casos é a saudação “Namastê”.

É legal entender as coisas como elas são na sua origem, principalmente, quando falamos de conceitos e termos que encontramos na prática de yoga. Geralmente, o seu significado e intenção é mais simples do que pensamos.

O significado de Namastê

Originalmente, seu significado é muito simples. Porém, como muita coisa que vem aqui para Ocidente, acaba tendo seu significado misturado a coisas que inventamos ou com outras que, apesar de serem parecidas, têm uma base e contexto histórico muito diferente.

Quando você começa a pesquisar, descobre que muito do que se falava não estava lá nas referências históricas. A origem da expressão Namastê está no verbo ‘nam‘ que significa submeter-se, curvar-se. Já ‘namah‘ é o substantivo de nam e significa saudação, reverência, obediência ou simplesmente “o movimento do corpo daquele que se curva adiante”.

Namastê é formado igualmente por “namah” e “te” que é a forma abreviada de ‘tubhyam‘, que significa ‘tu’ ou ‘você’. Quando usamos “te” como objeto indireto numa frase traduz-se “para você”. Consequentemente Namastê significa simplesmente “saudação a você”.

Uma forma de utilizar sentir a energia dessa expressão no dia a dia é realizando algumas orações, em que é possível saudar aos acontecimentos da nossa vida. Experimente ouvir a Oração da Gratidão.

ORAÇÃO DA GRATIDÃO [OUVIR AGORA]

tela da meditação guiada oração da gratidão do zen app para unir a prática da expressão namastê

Apesar de significar simplesmente “saudação a você”, aqui no Ocidente esta palavra adquiriu uma forma poética, na qual se diz que “a essência que habita em mim, saúda a sua“. 

Embora seu significado seja simples, isso não impede que você cumprimente a pessoa com um Namastê. Uma saudação carregada com a intenção de reconhecer o SER que existe no outro e passar suas melhores intenções a ele.

Ainda não conhece o Zen? Aproveite e Baixe GRÁTIS para iPhone ou Android. Nele você tem acesso a vários conteúdos que vão te auxiliar na sua jornada de autoconhecimento.

Leia também: 17 frases de autoconfiança para começar o dia 

Nenhum comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

POR UMA VIDA MAIS ZEN
Dicas, inspirações
e novidades!
Experimente o zen por 7 dias
grátis!
Quero testar!