Mitos e Verdades Sobre o Ho’oponopono

Por Zen App

Tempo de leitura: 2 minutos

O método Ho’oponopono surgiu no Havaí — pelos nativos da região — com o intuito de curar e resolver problemas pessoais por meio de uma rica oratória que causa conforto emocional e, consequentemente, livra as pessoas de sentimentos ruins e até dores físicas. 

Você possivelmente já deve ter escutado essa palavra, não é? Hoje, eu vou explicar o que é verdade e o que não é sobre essa poderosa meditação. Confira!

Ho’oponopono — mitos e verdades

A meditação Ho’oponopono é uma oratória sequencial que consiste em repetir as frases:

  • “eu sinto muito”

— tenha consciência de seus atos e dos seus erros;

  • “eu te amo” 

— eu, você, todos nós somos capazes de amar e reconhecer essa natureza;

  • “me perdoe” 

— o perdão é uma dádiva que está ligada ao autoconhecimento;

  • “sou grato” 

— agradeça em palavras, gestos e atitudes.

Eu costumo repetir essas frases sempre que tenho um dia ruim ou vivencio acontecimentos não tão agradáveis. E posso te falar? Funciona de verdade!

Vamos conhecer mais sobre a prática? Olha só:

Purifica pensamentos

Verdade. Recordações e pensamentos desagradáveis só servem para pesar o nosso coração e poluir a nossa mente. Você sabe como afastá-los? Praticando o perdão!

Teve um tempo que eu também achava difícil perdoar — o outro e a mim mesmo. Mas, quando passei a olhar os acontecimentos com mais leveza e aceitar que as coisas acontecem porque estão predestinadas, parei de ficar me aprisionando àquelas situações.

É isso que o Ho’oponopono faz: limpa e purifica os nossos pensamentos de dentro para fora.   

Não pode ser usada para questões financeiras

Mito. A meditação pode ser feita tanto em situações mais complexas, como a depressão, momento de luto e rancor, quanto naquelas mais genéricas, como relacionamentos, problemas financeiros, pensamentos negativos e outras.

Cura

Verdade. É sabido que o terapeuta Joe Vitale curou pacientes criminais sem nunca ter visto nenhum deles. Como? Pela mente! 

Basicamente, ele lia a ficha do preso, olhava para dentro de si e enxergava como a pessoa teria ficado enferma. À medida que ele analisava, o paciente melhorava. 

O Ho’oponopono serve não só para resolver questões internas, mas, também, as físicas. Hoje, é comum vermos essa prática aliada ao tratamento contra estresse e ansiedade, por exemplo.

Precisa ser guiada e feita em locais de silêncio absoluto

Mito. Você pode praticar sozinho, sem o auxílio de um guru ou músicas. Basta repetir as quatro frases em voz alta ou mentalmente, todos os dias.

Além disso, você não precisa estar no silêncio do seu quarto. Eu costumo praticar esperando o metrô, na fila de espera de algum lugar ou andando no parque. Para estar em conexão consigo mesmo não importa o ambiente.

Gostou do conteúdo? Aproveite para baixar o Zen App! Disponível para Android e iOS.

Comentários fechados.

POR UMA VIDA MAIS ZEN
Dicas, inspirações
e novidades!
Experimente o zen por 7 dias
grátis!
Quero testar!