Mindful eating: o que é, benefícios e como praticar!

Por Zen App

Tempo de leitura: 3 minutos

Por vezes negligenciamos a nossa alimentação. Fazemos escolhas mais fáceis ou vamos pulando as refeições quando precisamos de mais tempo para fazer outra coisa. Essa atitude vai aos poucos prejudicando a nossa saúde como um todo, e é nesse momento que o mindful eating entra para nos ajudar. 

Quantas vezes você já não pulou uma refeição por que precisava terminar um relatório? Chega a ser inevitável, quando precisamos fazer algo que julgamos urgente vamos dando menos importância para condições essenciais, como dormir e comer.

Para saber como o mindful eating pode ajudar você a ter uma relação mais harmoniosa com os alimentos, quais os benefícios e como começar a praticar, continue lendo! 

O que é mindful eating?

Como o próprio nome já sugere, o mindful eating quer dizer comer com consciência. A prática, que tem como base a atenção plena, popularmente conhecido como mindfulness, surge para mudar a nossa relação com a comida. 

Ao contrário do que muitos pensam, ela não está relacionada com dietas ou restrição alimentar. Tão menos tem envolvimento direto com estilos de vida, como o veganismo, por exemplo. Ela nada mais é do que uma prática de autocuidado e saúde muito valiosa, principalmente nos nossos dias atuais. 

Nem sempre temos tempo de realizar uma refeição com calma e atenção, e por vezes, vamos pelo que é mais rápido e prático. Essa atitude ao longo prazo acaba por prejudicar a nossa saúde e qualidade de vida. 

Quais são os benefícios? 

Os principais benefícios do mindful eating são:

  • Autoconsciência: a prática estimula a escolha consciente, assim como o respeito ao próprio corpo. Quando paramos para dedicar, de fato, tempo para a nossa alimentação, vamos fazendo escolhas melhores, e com isso vamos evitando alimentos que antes estavam fazendo mal ao nosso corpo. 
  • Autoconhecimento: um dos grandes benefícios é sem dúvidas o autoconhecimento, saber distinguir a fome da vontade de comer. Em muitos casos, somos tomados pela fome emocional por não conseguirmos compreender se a fome é uma necessidade ou apenas uma vontade das nossas emoções. 
  • Prazer em comer: retomar o prazer em comer e até de preparar o próprio alimento é algo que realmente muda a nossa relação com a comida. Além de darmos valor aos alimentos que escolhemos, nos sentimos gratos e realizados ao comer. 

Como praticar?

Agora que você já sabe o que é o mindful eating e os principais benefícios, é hora de saber como começar a praticar.

Para começar, é necessário compreender que é preciso cultivar a atenção todos os dias, em todas as suas refeições. Pensando nisso, separamos algumas dicas especiais para você! 

1 – Desconecte-se

Honre a hora da sua refeição e dedique esse tempo exclusivamente para isso. Nesse momento, deixe de lado o celular, a televisão e tudo aquilo que costuma fazer no momento da sua refeição. Sabemos que muitas pessoas utilizam esse momento para responder mensagens ou fazer alguma outra coisa, e isso é um hábito que deve ser encerrado. 

2 – Prepare-se

Sente-se confortavelmente e antes de iniciar a sua refeição, observe a si mesmo. A auto-observação ajuda a ancorar a sua mente no momento presente. Reflita por alguns instantes sobre os sentimentos e emoções que está sentindo no momento, e identifique se algo está lhe incomodando.

Essa atitude de se preparar antes de começar a se alimentar vai ajudar você a distinguir se existe alguma vontade que pode ser negociada ou se realmente está precisando se alimentar. 

3 – Aproveite a sua refeição!

Depois de realizar os passos anteriores, aproveite a sua refeição. Feche os olhos a cada garfada, sinta realmente os sabores e a textura do alimento. 

Aprecie também o momento como um todo, se você costuma almoçar com alguém, aproveite também a companhia dessa pessoa. Permita-se estar presente nesse momento! 

Para que você possa estimular a atenção plena durante o seu dia, conheça o programa “Corpo Saudável” disponível no Zen app. 

Corpo Saudável – Alimentação Consciente [Começar Agora]

tela da meditação guiada "Corpo Saudável", disponível no Zen app para quem buscar conhecer mais sobre o mindful eating

Baixe agora o Zen e descubra esse e outros conteúdos que vão ajudar você na sua jornada de autoconhecimento!  Disponível para iPhone e Android. 

Nenhum comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

POR UMA VIDA MAIS ZEN
Dicas, inspirações
e novidades!
Experimente o zen por 7 dias
grátis!
Quero testar!