Métodos Para Produzir o Hormônio da Felicidade

Por Zen App

Tempo de leitura: 2 minutos

Já reparou que quando algo incrível acontece na sua vida o seu estado de alegria parece se multiplicar? Diante situações assim, o hormônio da felicidade é ativado, inclusive, ele não é só um, mas, sim, vários.

A ciência chama-os de neurotransmissores e são responsáveis por desencadear sensações de bem-estar, prazer e alegria. 

O que é o hormônio da felicidade?

Produzido no cérebro, o hormônio da felicidade – carinhosamente apelidado – é um mistério até mesmo para a medicina. Não se sabe ao certo como é produzido, apenas que tem associação direta com atividades que exercemos no dia a dia.

Como falei no início, não existe só um, mas vários neurotransmissores que nos permitem sentir essas sensações boas. Alguns deles são a:

  • dopamina;
  • endorfina;
  • serotonina;
  • noradrenalina. 

Como estimulá-los?

Cada uma dessas substâncias atuam de uma maneira no organismo, tendo sua principal função. Antigamente, eu confundia todas elas, mas depois que descobri métodos simples de estimulá-las, sei muito bem quando cada uma está ativa.

Quer sentir mais momentos de alegria e bem-estar? Então conheça quatro formas simples de ser ainda mais feliz estimulando:

A dopamina

Sabe aquele sentimento de euforia quando você conquista uma vaga de emprego? Ele é a dopamina. Esse hormônio gera sensações de prazer quando realizamos feitos para o nosso próprio bem-estar, como comer um chocolate ou comprar um sapato, por exemplo.

Como a dopamina só é ativada quando conseguimos algo, basta, então, comemorar as conquistas da sua vida, independentemente de quais forem! Além disso, alimentos como queijos e iogurtes podem aumentá-la naturalmente. 

A endorfina

A endorfina é o neurotransmissor dos exercícios físicos. Ele age como um analgésico no corpo deixando a mente mais confortável e feliz. Portanto, para ativá-lo, basta praticar algum esporte, como a caminhada ou até mesmo aqueles que exigem raciocínio lógico, como o xadrez, por exemplo. 

A serotonina

Está associada ao nosso emocional. Caso os níveis desse hormônio estejam muito baixos, é possível desenvolver doenças como a depressão.

Além disso, conversar com os amigos por videochamada, encontrar um hobby que gosta e até mesmo tomar sol podem ativar a serotonina.

A noradrenalina

A noradrenalina deixa o corpo em estado de alerta, como em situações de perigo. Quando a adrenalina passa, sensações de prazer tomam conta da mente e do corpo. Filmes de ação e aventura, por exemplo, são ótimas maneiras de ativar esse neurotransmissor.

Gostou de saber como ativar o hormônio da felicidade? Outras dicas como essa você encontra no blog do Zen App! Fique de olho nos conteúdos.

Nenhum comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

POR UMA VIDA MAIS ZEN
Dicas, inspirações
e novidades!
Experimente o zen por 7 dias
grátis!
Quero testar!