Meditação para concentração

Por Zen App

Tempo de leitura: 3 minutos

Meditação para concentração

Olá. Essa meditação tem como propósito te ajudar a aproveitar ao máximo seus momentos de estudo, aumentando sua concentração, foco e confiança para que sua mente consiga assimilar com muito mais facilidade os conteúdos estudados, garantindo um ótimo resultado nos seus objetivos.

Para começar bem a sua meditação e posteriormente seus estudos, certifique-se de que, a sua volta, não existam distrações. Deixe seu celular no silencioso, computador, se houver, sem redes sociais abertas, e um ambiente limpo e organizado.

Agora, sente-se confortavelmente e feche os olhos. Faça uma inspiração profunda, e solte o ar, lentamente.

Isso, inspire, enchendo bem os pulmões, e se prolongue na expiração. Sinta o corpo começando a relaxar, a mente naturalmente vai se acalmando.

Agora, procure focar sua atenção no movimento da sua respiração. No abdômen e tórax subindo e descendo, subindo, e descendo. Vá aos poucos mergulhando toda a sua atenção nesse movimento, sutil e natural da sua respiração. Quando pensamentos vierem a sua mente, não se deixe levar por eles, apenas volte a sua atenção para a respiração.

Agora, comece a contar, mentalmente, cada inspiração e expiração, até chegar a 10. Contando 1 ao inspirar, 2 ao expirar, 3 inspirando, 4 expirando, e assim sucessivamente, até chegar ao numero 10, para então recomeçar a contagem.

tela da meditação para concentração e foco nos estudos do zen app

É como se a contagem fosse acompanhando cada movimento do seu abdômen, subindo e descendo. Sempre que chegar ao numero 10, recomece a contar. Se você se perder na contagem, não há problemas, apenas comece novamente pelo numero 1.

Lembre-se, sempre que pensamentos vierem a sua mente, reconheça-os, e então volte a se concentrar na sua contagem, nas sua respiração.

Esse exercício simples tem um poder incrível de melhorar sua capacidade de concentração, vou te dar mais alguns segundos para praticá-lo.

Isso, agora, imagine-se estudando o conteúdo que você deseja. Visualize-se lendo, escrevendo, com atenção, e um foco que se mantém sem esforço.

Reflita por quanto tempo você pretende estudar, e mentalize que durante todo esse tempo, sua mente permanecerá clara e que você conseguirá assimilar cada conteúdo com muita facilidade. Visualize-se calmo, confiante, tendo a certeza de que conseguirá compreender tudo o que for necessário.

Nesse momento, mentalize seu objetivo e se imagine conquistando-o com tranquilidade e segurança. Como se estivesse vendo um filme na sua cabeça, lá está você, sentindo-se feliz e realizado, com um sentimento de missão cumprida, seu objetivo concretizado. 

Repita mentalmente, Eu sou focado, e mantenho minha concentração pelo tempo que desejar. Minha mente é clara e assimilo conteúdos com facilidade. Tenho plena fé e confiança em minhas capacidades e sei que vou atingir meus objetivos.

Procure colocar essa meditação como parte do seu ritual de estudos, gastando apenas alguns minutos antes de começar a estudar, você perceberá que tudo fluirá muito mais facilmente, e você conseguirá manter sua atenção e concentração.

Quando desejar, comece a retornar, inspirando mais profundamente, ouvindo melhor os sons a sua volta, mexendo os dedos dos pés, das mãos, e abrindo os olhos. Bons estudos.

Se ainda não conhece o Zen, aproveite para baixar agora mesmo! Descubra outras meditações e mantras que vão te ajudar a entender melhor os seus sentimentos. Disponível para Iphone e Android.

Aproveite para ler: 3 meditações guiadas para iniciantes

Nenhum comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

POR UMA VIDA MAIS ZEN
Dicas, inspirações
e novidades!
Experimente o zen por 7 dias
grátis!
Quero testar!