Meditação na infância: conheça 3 benefícios para crianças

Por Zen App

Tempo de leitura: 2 minutos

Você sabia que a prática de ioga e meditação na infância traz diversos benefícios para a criança?

A meditação, apesar de ser uma prática comumente procurada por jovens e adultos, também é indicada para as crianças, podendo beneficiar o desenvolvimento, o convívio social e até o futuro dela, seja na adolescência, seja na vida adulta.

Ficou interessado? Então, continue lendo para entender a importância de incentivar a prática da meditação para os seus filhos e as vantagens dessa atividade incrível!

1. Rotina mais tranquila

A prática contínua da meditação contribui para maior calma e menor agitação da criança, trazendo uma rotina mais tranquila. Além disso, pelo fato de a criança ter mais calma, as noites de sono ficam melhores, fazendo com que ela durma de maneira mais profunda e acorde menos vezes.

A rotina tranquila e o sono melhor colaboram para um ciclo diário de equilíbrio e calma, que ajudam não só a criança, como também a família, além de facilitar as atividades diárias, como brincar, estudar, tomar banho e muito mais!

2. Saúde mental melhor

Infelizmente, o nível de ansiedade e transtornos psicológicos em jovens e adultos vem aumentando a cada dia. No entanto, existem alguns cuidados que podem auxiliar a criança a ter saúde mental muito melhor e, consequentemente, diminuir as chances de vir a sofrer desses problemas quando crescer.

Essa prática melhora não só a concentração e a tranquilidade, como também favorece o autoconhecimento e, portanto, faz com que a criança entenda melhor suas emoções e desenvolva a habilidade de controlar mais suas ações e pensamentos.

Todas essas habilidades fazem com que a criança seja menos ansiosa, tenha mais autoestima e menor quantidade de crises de choro ou ataques de raiva, impactando positivamente o seu desenvolvimento como pessoa e trazendo menos estresse para os pais.

3. Desempenho escolar e convívio social melhorados

Meditar é uma atividade que se aprende com a prática constante, sendo que as habilidades e o benefício são adquiridos gradualmente. Com o passar do tempo, a criança entende como manter a concentração e lidar com os pensamentos e sentimentos que surgem ocasionalmente.

No decorrer desse aprendizado, é possível notar mudanças na atitude das crianças em relação aos amiguinhos e até nas atividades escolares. Isso acontece por causa da maior compreensão e empatia que ela desenvolve a respeito do que acontece fora ou dentro da mente dela.

Dessa maneira, o seu filho pode passar a entender melhor os colegas, ficar menos impaciente e entender que existe hora de brincar, hora de estudar e ainda encontrar prazer em todas as atividades, tornando-as mais leves e naturais.

Sendo assim, é possível perceber que a prática da meditação na infância é uma excelente atividade, fazendo com que as crianças tenham melhor saúde, autocontrole, desempenho e adaptação escolar, além de ótimo convívio com outras crianças. A meditação pode até mesmo ser feita em casa por meio de aplicativos, contribuindo com o lazer e a qualidade de vida da criança e da família.

Se você se interessou pelos benefícios que podem ser alcançados com a meditação na infância, confira também um artigo sobre a prática da ioga na infância. Além disso, aproveite já para baixar o nosso aplicativo, o Zen.

Nenhum comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

POR UMA VIDA MAIS ZEN
Dicas, inspirações
e novidades!
Experimente o zen por 7 dias
grátis!
Quero testar!