Meditação matinal: saiba como começar bem o dia

Por Zen App

Tempo de leitura: 3 minutos

A meditação matinal, apesar de ser uma prática simples e relativamente curta, pode trazer diversos benefícios para você e todos que estão à sua volta. Afinal, quando feita de forma correta e eficiente, a meditação é uma maneira de começar o dia muito melhor, com menos agitação, mais bem-disposto e feliz.

Qualquer pessoa pode se beneficiar dessa prática. No entanto, as pessoas que mais sentem essa mudanças são aquelas que passam por estresse e ansiedade no dia a dia, que não conseguem ter sono de qualidade, entre outras dificuldades. Entenda melhor sobre a meditação matinal e suas vantagens!

Como meditar de forma eficaz?

Se você tem pouca ou nenhuma experiência com meditação, saiba que, para que traga os reais benefícios, é preciso fazê-la de forma correta. Para isso, você pode utilizar como referência aplicativos de meditações guiadas, como o Zen App, que oferece diversas opções para diferentes momentos.

Porém, não basta só saber como meditar, é essencial ter compromisso com a prática e se planejar, tendo um local adequado e horário reservado e fazer da meditação matinal um hábito ao acordar. Só assim você poderá fazê-la de maneira eficaz, a fim de obter todos os seus benefícios no decorrer dos dias e a longo prazo.

Quais são os benefícios da meditação matinal?

Agora que você já sabe o que fazer para começar a meditar corretamente, confira as principais vantagens de incluí-la em suas manhãs.

Reduz o estresse

Se você, alguma vez, já meditou, deve saber que, durante a prática, o corpo relaxa, as tensões são minimizadas, os pensamentos se tornam mais serenos e você fica presente com seu corpo e sua mente.

Todos esses processos fazem com que você se sinta mais tranquilo e, consequentemente, consiga começar seu dia muito mais preparado e com menores chances de se estressar.

Além disso, você terá muito mais facilidade na hora de dormir, evitando a insônia, afinal, seu corpo estará mais relaxado, sua mente, mais tranquila, e você saberá melhor como controlá-la, sendo mais capaz de se desconectar de problemas pessoais e profissionais.

Propicia melhor controle emocional

A prática da meditação pode ser vista como um treinamento em que você aprende a desenvolver maior autocontrole e a saber lidar melhor com suas emoções, sentimentos e pensamentos, propiciando também autoconhecimento.

Isso acontece, pois, durante a meditação, você pode prestar maior atenção a si mesmo. Sem se apegar a pensamentos e emoções, deve apenas deixá-los ir e vir. Essas são habilidades fundamentais tanto para pessoas ansiosas, quanto para as de pavio curto iniciarem o dia de forma mais equilibrada e se manterem bem nas atividades que devem realizar.

Promove melhor relação social

Uma pessoa mais tranquila e mais feliz proporciona uma sensação muito mais agradável a todos que estão à sua volta, gerando menos estresse no ambiente e possibilitando uma melhor relação social.

Como já dito, a meditação permite que você tenha maior controle e autoconhecimento, o que faz com que você reaja melhor nos momentos de estresse e ansiedade, entre outras dificuldades ao longo do dia. O melhor é que quanto mais você meditar e se empenhar nessa atividade, mais benefícios poderá sentir em sua mente e em seu corpo.

Proporciona contato com a espiritualidade

Ao contrário do que muitas pessoas acreditam, a espiritualidade não está diretamente ligada à religiosidade, ou seja, a igrejas, religiões, deuses, crenças etc. A espiritualidade é estar em contato consigo mesmo, saber ouvir o seu eu, sua voz interior, fazer escolhas e reflexões, redescobrir a si mesmo, se aprimorar e potencializar o que há de melhor em você.

Todas essas mudanças são geradas pela meditação, pois, durante essa prática, sua mente tem maior foco, você vive aquele momento plenamente, escutando seus sentimentos, tirando um tempo para si, para se conhecer melhor e se aprimorar.

Sendo assim, comece a planejar sua meditação matinal e faça dessa prática parte de sua rotina, para que possa começar suas manhãs de uma maneira muito melhor e se beneficiar de todas as coisas positivas que ela pode trazer para o restante do seu dia, permitindo uma vida muito mais tranquila, saudável e feliz!

O que achou do post? Já praticou meditação? Compartilhe sua opinião e experiência deixando um comentário abaixo! Aproveite também e baixe o Zen agora mesmo!

Nenhum comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

POR UMA VIDA MAIS ZEN
Dicas, inspirações
e novidades!
Experimente o zen por 7 dias
grátis!
Quero testar!