Meditação guiada para dormir

Por Zen App

Tempo de leitura: 3 minutos

Não conseguir descansar o suficiente pode prejudicar diretamente na qualidade de vida. Mas você sabia que existe uma forma de conseguir ter um sono profundo, tranquilo e restaurador apenas com a prática da meditação guiada para dormir?

Imagine a cena: depois de um dia cansativo, ao chegar em casa você ainda realiza algumas tarefas de rotina, e quando decide se deitar simplesmente não consegue dormir. Essa cena lhe parece familiar?

Para descobrir como dormir mesmo depois de um dia cansativo e estressante, continue lendo!

Benefícios do sono

Todos nós sabemos como a ausência de um sono tranquilo pode prejudicar a nossa vida como um todo, mas você sabia que existem vários benefícios que são alcançados através do sono?

Além de descansar o corpo e a mente, conseguir ter um sono regular e restaurador vai contribuir para:

  • Redução do estresse: o sono profundo e regular ajuda a controlar o cortisol, conhecido como o “hormônio do estresse”;
  • Melhora a memória: ter um sono restaurador vai ajudar o seu cérebro a processar melhor as informações do dia e também a armazenar novas informações;
  • Melhora o humor: pessoas que conseguem manter um sono regular se mostram menos estressadas e mais contentes e dispostas durante o dia;
  • Controla o apetite: o sono ajuda a regular também os hormônios responsáveis pelo apetite, que ficam desregulados quando não conseguimos dormir bem;
  • Estimula o raciocínio: o sono contribui para o bom funcionamento da área cognitiva, responsável pelas habilidades que envolvem o pensamento, raciocínio, atenção, resolução de problemas, etc.

Existem outros benefícios relacionados ao sono, mas esses são os principais. Você consegue percebê-los apenas com alguns dias mantendo um sono profundo e regular através da meditação guiada para dormir.

Aliás, a prática da meditação também irá proporcionar outros benefícios que estão relacionados a meditação.

Dificuldade para dormir

A dificuldade para dormir pode estar relacionado a vários fatores do dia a dia, inclusive com o cansaço em si.

Sim, às vezes podemos estar tão cansados que isso dificulta o nosso relaxamento, tanto da mente quanto do corpo. E quando nos forçamos a relaxar porque queremos descansar logo, tudo parece piorar.

A preocupação excessiva e o estresse também são fatores que contribuem diretamente na qualidade do sono. Eles podem ocasionar pesadelos e a sensação de fadiga ao acordar, além de impedir que você consiga adormecer tranquilamente.

Por isso é tão importante ter ferramentas que o ajudem quando essas situações acontecerem, como praticar uma meditação guiada para dormir.

Meditação para dormir

O estado de relaxamento para dormir precisa acontecer gradativamente, e não em um segundo, por isso é tão importante praticar uma meditação guiada para dormir. Ela irá ajudar você a se preparar para o sono, relaxando seus pensamentos e principalmente o seu corpo.

A cofundadora do Zen app, Juliana Goes preparou uma meditação para dormir ideal para esses momentos. Se você está precisando relaxar, se desligar um pouco do dia agitado que teve para ter uma noite de sono tranquila e revigorante, pratique agora mesmo!

É uma meditação que traz paz e ajuda a relaxar todo o corpo. Ah, provavelmente você não conseguirá praticar até o final, pois, já estará dormindo.

É interessante também experimentar outras formas de relaxar para conseguir dormir. Você pode escutar sons da natureza, ASMR e inclusive praticar outra meditação guiada para dormir, como a “Para Dormir” ou uma meditação guiada para relaxar.

Essa meditação também é guiada na voz da Juliana Goes, que inclusive produz grande parte das meditações que estão disponíveis no Zen app!

Para dormir [OUVIR AGORA]

tela da meditação guiada para dormir

Distúrbios do sono

Os distúrbios relacionados ao sono estão ficando cada vez mais comum na nossa sociedade atual.

Aproximadamente 72% dos brasileiros estão sofrendo ou já sofreram com algum distúrbio de sono, de acordo com a pesquisa realizada pela Royal Phillps.

Existem diversos distúrbios do sono, sendo os mais comuns:

  • Jet Lag: que afeta pessoas que viajam para fuso horário diferentes rapidamente;
  • Narcolepsia: é sonolência excessiva, principalmente durante o dia;
  • Apneia do sono: pequenas interrupções na respiração ou ruídos durante o sono;
  • Insônia: dificuldade em adormecer e permanecer dormindo;
  • Pernas inquietas: desejo incontrolável de movimentar as pernas durante a noite;
  • Paralisia do sono: perda temporária da capacidade de mover os músculos.

Para identificar um possível distúrbio do sono é necessária uma avaliação médica. Porém, se a sua dificuldade em dormir está relacionada a alguma situação específica, como a ansiedade para um grande evento ou viajem, a meditação guiada para dormir vai te ajudar

Descubra novas meditações e programas para relaxar e dormir no Zen app. Baixe agora! São conteúdos em português, inglês e espanhol; diversas frases motivacionais e inspiradoras e novo conteúdo toda semana.  Disponível para iOS e Android.

Comentários fechados.

POR UMA VIDA MAIS ZEN
Dicas, inspirações
e novidades!
Experimente o zen por 7 dias
grátis!
Quero testar!