Meditação e ioga são formas de autocuidado que promovem uma vida mais tranquila e saudável. Com tantos desafios no dia a dia, é importante lembrar de cuidar do corpo e da mente. A boa notícia é que o seu celular pode ser um grande aliado nesse momento.

Como é crescente a procura de atividades que promovem relaxamento, a tecnologia já entrou nessa onda e você pode aproveitar a internet para organizar sua agenda, manter contato com os amigos e ainda criar o hábito de meditar. Assim, você tem na palma da mão estratégias eficientes para conseguir mais saúde e bem-estar.

Entenda melhor esse tema nos próximos parágrafos.

Ligação entre meditação e ioga

A prática de ioga utiliza exercícios de respiração, postura física e técnicas de relaxamento de forma a unir corpo e mente. Assim, os praticantes entram em estado meditativo enquanto desenvolvem cada posição.

Muitas das posturas de ioga precisam da meditação para serem aperfeiçoadas. É o caso das posturas de equilíbrio, que se tornam mais fáceis quando a mente está tranquila. Além disso, meditar ao final de cada aula de ioga é essencial para relaxar os músculos e a mente antes de retornar ao cotidiano.

Ainda que seja possível apenas meditar sem praticar ioga, os obstáculos seriam maiores nesse caso. Desconforto, dores no corpo e até mesmo lesões podem surgir quando o corpo não está preparado.

Quem faz ioga regularmente fortalece o corpo e consegue permanecer mais tempo na postura de meditação. Com o corpo relaxado, fica mais fácil acalmar os pensamentos e manter a concentração ao meditar.

Saúde e qualidade de vida

Com os pensamentos concentrados no futuro, é normal que surja estresse e ansiedade. Afinal, não é possível ter controle ou certezas sobre fatos que ainda não aconteceram. Ao pensar no passado, é comum sentir tristeza ao relembrar momentos que não podem ser alterados nem revividos.

Por isso, o segredo para uma mente calma e equilibrada é manter o foco no presente. A consequência será mais saúde e qualidade de vida. Afinal, o estresse é considerado o mal do século e é o culpado pelo surgimento de diversas doenças. Aliar meditação e ioga é uma ótima estratégia para driblar esse problema.

Principais vantagens

Uma pesquisa realizada pela Universidade de Waterloo, no Canadá, mostrou que praticar ioga e meditação melhora as funções do cérebro, desenvolve as habilidades cognitivas, ajuda a controlar as reações emotivas e diminui o estresse. Para sentir esses benefícios, o estudo mostrou que bastam 25 minutos de prática por dia.

E tudo isso vai além do momento de prática, alterando toda a rotina. É possível perceber recuperação da memória, melhora da concentração, controle de dores crônicas, aumento da produtividade, melhora do sono e diminuição dos sintomas da depressão. Além disso, vale destacar os benefícios físicos para os praticantes: controle do peso, maior flexibilidade, mais força e equilíbrio.

Gostou do conteúdo e quer acompanhar mais sobre esses temas? Então, siga-nos no Facebook, Instagram e LinkedIn, e fique por dentro de todas as novidades sobre o universo zen.