Meditação e introspecção: 3 passos para o autoconhecimento

Por Zen App

Tempo de leitura: 2 minutos

Os momentos em que ficamos introspectivos são essenciais para que a gente volte o olhar para nós mesmos. Ele nos leva em direção ao autoconhecimento, onde podemos observar as nossas atitudes e compreender a nossa essência.

Conhecer a si mesmo é tudo de bom pois, permite também que a gente melhore os nossos relacionamentos interpessoais e compreenda o outro. Muitas pessoas costumam dizer que, quando passam por uma terapia começam a se conhecer como nunca antes.

Podemos afirmar que a meditação é uma forma de terapia – com a diferença de que para alcançar este autoconhecimento você depende apenas de si mesmo e da sua força de vontade.

3 passos para o autoconhecimento

A meditação nos permite relaxar e este é o primeiro passo antes de qualquer outro – relaxar e alcançar a tranquilidade. Prestar atenção às pequenas coisas, ao mundo à sua volta. Conectar-se ao mundo e, ao mesmo tempo, se enxergar fora dele.

Todo esse trabalho gera uma tranquilidade mental automática que vai, aos poucos, clarear seu raciocínio e sua visão sobre todas as coisas. Aí entra o momento de introspecção e autoconhecimento: refletir sobre si mesmo, nestes três passos a seguir:

1 – QUEM SOU EU? 

Esta pergunta não engloba apenas os dados do seu RG; a pessoa que você é envolve questões como gostos, desgostos também, experiências pelas quais passou, aprendizados que teve, aprendizados que ainda acha que precisa ter, traumas, realizações, sonhos, enfim, tudo que engloba a sua personalidade e o que faz você ser você.

Se preferir, pegue uma folha de papel e escreva tudo que vem a sua mente quando se questiona sobre quem você é.

2- QUEM EU FUI? 

O passado pode não ser tão relevante e importante quanto o presente, o que não significa que ele não tenha sua importância. Ele serve, principalmente, como aprendizado. E ele é, antes de mais nada, o responsável por quem nós somos hoje.

Por isso, refletir sobre o que nos tornou o que somos é extremamente indispensável.

Reflita, sem cultivar mágoas ou rancores, apenas conservando as coisas boas. Imagine como se estivesse efetuando uma limpeza e compreenda o que passou de ruim, mas tente superar. 

Se precisar de uma ajuda para compreender melhor esse momento, pratique a meditação guiada Libertação do Passado. Tenho certeza que ela irá ajudar você a clarear melhor os seus pensamentos e desapegar do passado.

LIBERTAÇÃO DO PASSADO [OUVIR AGORA]

tela da meditação guiada libertação do passado do zen app para praticar o autoconhecimento

3- QUEM EU QUERO SER? 

Nossas prioridades dizem muito sobre nós e, principalmente, sobre quem queremos nos tornar. O que ou quem admiramos é, possivelmente, um ponto de partida para evoluirmos, para dar o próximo passo.

Reflita por alguns segundos sobre quais são seus verdadeiros sonhos e sobre quem você quer ser futuramente e pense, com carinho, em tudo o que você pode fazer para alcançar este objetivo, visando sempre ser melhor.

O processo de autoconhecimento é algo contínuo, que deve ser estimulado a todo momento. Para isso, existem algumas ferramentas que podem auxiliar você nessa jornada, como é o caso das meditações guiadas.

Baixe GRÁTIS o Zen para iPhone ou Android. Ouça as melhores meditações guiadas separadas por assuntos específicos, perfeitas para o que você esteja precisando para aquele momento especial.

Leia também:  7 dicas simples para começar a meditar

Nenhum comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

POR UMA VIDA MAIS ZEN
Dicas, inspirações
e novidades!
Experimente o zen por 7 dias
grátis!
Quero testar!