Inspiração oriental para seu cantinho de meditação

Por Zen App

Tempo de leitura: 4 minutos

A prática de meditação torna nossa vida melhor e nosso estado mental mais calmo. Após um dia difícil, pode ser um tanto recompensador chegar em casa e relaxar, se reconectar por meio do estado meditativo. 

Sim, você pode meditar em qualquer lugar, mas ter um cantinho especial, projetado e decorado especialmente para esse momento te ajudará a relaxar muito mais rápido.

E para montar e decorar seu cantinho de meditação, nada como se inspirar no estilo oriental, que ganha cada vez mais espaço no ocidente. Para a decoração desse ambiente é interessante transmitir a sensação de tranquilidade, por isso a harmonia tem que estar presente na composição dos móveis e cores, mesmo que a escolha seja por um estilo mais elaborado.

A decoração oriental é diversa, e vai desde as linhas sóbrias e minimalistas típicas do Japão, até a riqueza de detalhes exóticos proporcionados pelo brilho intenso e as cores vibrantes da Índia e das Arábias. 

Portanto, se você se encanta com a beleza e a diversidade dos estilos orientais, aqui vão algumas inspirações para te ajudar na decoração do seu espaço:

Inspiração japonesa – Clean, sofisticada e elegante

Foco no mínimo e no essencial. A decoração japonesa é inspirada no equilíbrio e no minimalismo, valoriza o espaço, a luz e os elementos naturais, além de manter apenas o essencial, sem exageros na arquitetura e na decor. Assim, ao utilizar o estilo oriental para decorar o seu cantinho de meditação você garante um ambiente simples e organizado, mas muito belo e elegante.

Cores: vermelho, branco e preto. Muita sobriedade e delicadeza.

Composição: elementos naturais como o bambu, pedras, madeira e plantas como bonsais e cerejeiras. O papel pode aparecer em luminárias e origamis.

Mobiliário: móveis baixos, futons e almofadas. O estilo é simples, baseado em formas puras e linhas retas, reforçando o sentido horizontal.

Inspiração chinesa – Textura, cores e brilhos

A decoração chinesa pode ser considerada exótica, rica e vibrante. Os interiores chineses tendem a ser arrojados e impressionantes e trarão, ao mesmo tempo, o luxo e a contemplação para o seu cantinho meditativo.

Cores: vermelho, verde, roxo, amarelo e dourado. Ousadas e bem vibrantes. 

Composição: ambientes ornamentados, ênfase à iluminação – use lanternas suspensas para adicionar esse toque oriental. Seda e cetim em almofadas, cortinas e revestimentos. Bambu em tapetes e acessórios. Quadros e papéis de parede inspirados em cenas cotidianas também são recursos apreciados na decoração chinesa.

Mobiliário: pintados à mão, há os armários de duas portas, biombos e mesas de canto. Mas se você não pretende investir em móveis, pergaminhos decorativos, fontes de pedra e tapetes orientais são uma ótima pedida! 

Inspiração indiana – Brilho, originalidade e capricho

Os elementos presentes na decoração indiana são cuidadosamente pensados para inspirar e aguçar os sentidos. Para decorar seu cantinho de meditação no movimentado estilo indiano, deixe de lado toda a neutralidade do minimalismo, mergulhe nas cores, aromas e abuse da criatividade. Com cuidado para não se perder em meio a inúmeros detalhes um tanto exóticos, o seu espaço automaticamente evocará uma atmosfera de mistério e fascínio.

Cores: vermelho, marrom e terrasão tradicionais. Mas cores quentes e contrastantes estão liberadas.

Composição: uma ampla combinação de elementos simples e naturais. Se gostar, utilize mantas coloridas, enfeites em forma de animais, incensos, velas e flores. Não se esqueça dos aromas, então escolha o incenso de sua preferência e queime-o em porta incensos de madeira ou metal. Se for de sua preferência, utilize tapetes e almofadas coloridas e confortáveis e monte um pequeno altar, onde você pode colocar os objetos que gostar, como obras de arte, imagens e estatuetas, vasos com flores e fotografias.

Mobiliário: linhas clássicas e arredondadas. Muita madeira, natural ou colorida. Se preferir, pode utilizar apenas futons, almofadas, baquetas e mesas baixas.

Inspiração árabe – Luxo vibrante e alegre

Detalhes luxuosos que transformam o ambiente. A decoração árabe pode ser a melhor opção para quem quer um cantinho de meditação elegante, misterioso, e ao mesmo tempo, exótico e intimista. Para utilizar esse estilo na decoração do seu espaço, garanta a presença de tecidos com estampas, detalhes em tons de prata ou dourado, tapetes orientais, mosaicos e pequenos apetrechos decorativos. E para incrementar e trazer mais conforto, várias almofadas, colchas e ornamentos exóticos. 

Cores: vivas e alegres, como o azul, o amarelo e o marrom. Quase sempre acompanhadas do luxo metalizado.

Composição: peças em formato dos arabescos transmitem o aspecto de um templo na decoração árabe, sejam metalizados ou coloridos. Para incrementar, elementos em patchwork, pátina, pastilhas, porcelanatos e azulejos árabes, de relevo mais intenso. Cheia de charme e glamour, a iluminação com velas e lanternas, traz o clima intimista e aconchegante para complementar o estilo.

Mobiliário: mesas laterais ou pufes com estampas e desenhos que remetam ao estilo podem fazer toda a diferença.

Então, qual sua inspiração preferida?

Nenhum comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

POR UMA VIDA MAIS ZEN
Dicas, inspirações
e novidades!
Experimente o zen por 7 dias
grátis!
Quero testar!