Home Office — Respeite Seus Limites e Mantenha a Saúde Mental em Dia

Por Francisco

Tempo de leitura: 2 minutos

Sempre acreditei que a melhor forma de trabalhar era em casa. Porém, quando comecei a adotar o home office percebi que a tarefa não era tão simples assim. Afinal, se a gente não toma cuidado pode fazer mais atividades do que o habitual e até gerar um estresse desnecessário.

Quer saber como eu me organizo para aproveitar apenas as vantagens que o home office oferece? Neste artigo eu explico um pouco sobre como é importante respeitarmos os nossos limites. Veja só!

Como aproveitar as vantagens do home office?

Ao trabalhar no modelo home office, você não precisa enfrentar o trânsito logo cedo, economiza tempo e pode até aproveitar melhor a sua família. Interessante, né?

Apesar dessas facilidades, é importante lembrar que você precisa organizar e separar a sua vida profissional da pessoal. Assim, poderá desempenhar bem as suas atividades, sem gerar estresse. 

Confira algumas dicas que ajudam nisso: 

Separe um espaço para trabalhar

Muitas pessoas nem saem da cama e já começam a trabalhar com o notebook no colo. Embora pareça confortável em um primeiro momento, essa prática pode causar dores nas costas e distrações durante as atividades. 

O ideal é que você separe uma parte da sua casa para o home office. Pode ser um espaço pequeno,  no quarto, por exemplo, caso não obtenha espaço para um escritório. Tenha uma cadeira confortável e uma mesa para o computador ou notebook. 

Essa estrutura ajudará você a se organizar melhor e a se manter focado nas tarefas que devem ser entregues. 

Determine os horários

Algumas empresas não exigem um horário fixo para que os colaboradores trabalhem de casa. Mesmo que esse seja o seu caso, é interessante que você se planeje para fazer as atividades dentro de um período — das 09h às 18h, por exemplo. 

Além disso, as pausas também devem ser mantidas, pois elas ajudam a mente a descansar um pouco e a garantir mais produtividade. Se no escritório você pausa  das 12h às 13h, por que não manter o ritmo no  seu lar também?

Evite autocobranças

Durante uma reunião, o seu filho ou cachorro fez barulho? Tudo bem, as outras pessoas irão entender que essa situação foge do controle e pode acontecer com qualquer um. 

Evite se cobrar por detalhes que fazem parte do trabalho remoto, como barulhos, queda de internet e outros problemas com equipamentos. Seja uma pessoa honesta e converse com os seus superiores sobre as suas dificuldades. 

Lembre-se de que dar o seu melhor no home office não significa trabalhar sem parar ou sem adversidades. O importante é ter compromisso com as entregas! 

Quer saber mais sobre como viver melhor? Veja outros conteúdos no blog do Zen App!

Nenhum comentário

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

POR UMA VIDA MAIS ZEN
Dicas, inspirações
e novidades!
Experimente o zen por 7 dias
grátis!
Quero testar!