Grounding: o que é, como funciona, benefícios e mais!

Por Zen App

Tempo de leitura: 3 minutos

Conforme vamos crescendo, vamos perdendo alguns hábitos que são benéficos para o nosso bem-estar, como o contato com a natureza. Ganhando cada vez mais notoriedade, o Grounding ou Earthing, como também é conhecido, está voltando a se tornar uma prática comum. 

Quando criança, certamente você adorava andar descalço e ter contato direto com a terra, com à natureza. Mesmo sem saber que essa simples atitude é uma conexão transformadora. Pois é, mesmo antes de ser conhecido por esse nome, todo mundo em algum momento já praticou. 

Para saber mais o que é, como funciona, benefícios e mais, continue lendo! 

O que é

O Grounding é uma palavra em inglês, que traduzindo significa aterrar, enraizar. É uma prática que nos permite ter um contato direto e transformador com a Mãe Terra.

Poucas pessoas dão importância para a nossa ligação com o planeta, mais especificamente com a natureza. Acontece que essa ligação é extremamente importante para o nosso bem-estar.

Ter contato direto com a natureza através dessa prática pode melhorar e muito a nossa qualidade de vida, além de equilibrar as nossas energias. 

Como funciona

Com tantos afazeres, e estando cada vez mais agitados, vamos perdendo cada vez mais o contato com a natureza. Essa perda de contato faz com que a ansiedade, a depressão, o aumento dos medos e frustrações, entre outros afetem diretamente a nossa vida.

É nesse momento que o Grounding se faz uma prática interessante para os nossos dias, a conexão direta com a Mãe Terra nos permite estar presente no aqui e agora. A troca de energia é tão intensa e transformadora, que ela nos ajuda a ter mais tranquilidade e clareza no nosso dia a dia. 

A prática é algo bem simples, basta que você esteja em contato direto, pele a pele com a natureza. Você pode deitar, ficar descalço, permanecer sentado ou tocar com as mãos a terra. 

Principais benefícios

Essa simples atitude de permanecer por alguns instantes em contato com a natureza, com a Mãe Terra pode: 

  • Melhorar a qualidade do sono; 
  • Reduzir dores crônicas;
  • Aumentar a capacidade de disposição física;
  • Equilibrar a energia vital
  • Reduzir inflamações.

Grounding e meditação

Resgatar a nossa conexão com a natureza e a nossa essência é um processo transformador. Unir a prática do Grounding com a meditação pode estimular ainda mais os benefícios de ambas as práticas. 

A rotina agitada faz com que cada vez mais a gente se distancie do momento presente. Estamos muito mais preocupados com o amanhã do que com o agora. Nesse momento, voltar a atenção para o aqui e agora e aliviar a preocupação, por vezes excessiva, se faz necessário. 

Experimente reservar alguns minutos do seu dia para realizar o Grounding e também a meditação.

Encontre algum local em que você possa ter contato com a Mãe Natureza. Atualmente, mesmo nas grandes metrópoles é possível encontrar um parque ou espaços que possuem pontos de natureza. 

Ao encontrar esse local, lembre-se de ficar em contato direto com a terra antes de começar a sua meditação. 

Uma sugestão para esse momento, é a “Auto-Observação“. Essa é uma meditação guiada que vai auxiliar você a estar mais presente e a perceber o seu corpo, identificando eventuais tensões para que elas possam relaxar. 

Auto-observação [Ouvir Agora]

tela da meditação "Auto-Observação" para praticar Grounding

Assim como a meditação, é possível praticar o Grounding todos os dias. Você pode dedicar de 20 a 30 minutos pela manhã, por exemplo, para se conectar com a natureza e assim começar o seu dia de forma mais consciente. 

Para descobrir outras meditações que podem te ajudar no processo de autoconhecimento, baixe o Zen! Disponível para iPhone e Android. 

Nenhum comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

POR UMA VIDA MAIS ZEN
Dicas, inspirações
e novidades!
Experimente o zen por 7 dias
grátis!
Quero testar!