O exercício da gratidão

Por

Tempo de leitura: 2 minutos

Você já deve ter lido por aí que a gratidão pode transformar positivamente a nossa vida. Que o simples ato de agradecer pode nos ajudar a alcançar nossos objetivos e a realizar sonhos. 

Acreditava-se também que ela é essencial para o bem-estar individual e social. Entretanto, o que há por trás desse simples ato que pode gerar tantas transformações? Para descobrir, continue lendo! 

A história por trás da gratidão

O conceito sobre gratidão tem conquistado o coração e a mente de grandes filósofos e mestres espirituais por séculos. 

Atualmente, estudos científicos sugerem que ela faz bem não só para a nossa saúde, mas também para o nosso convívio em sociedade. Um desses estudos, inclusive, sugere que as pessoas gratas são mais felizes, mais saudáveis, mais motivadas para praticar exercícios e têm relacionamentos mais fortes. 

Tendo isso em vista, aqui estão 3 insights sobre o poder de se sentir grato:

  1. A gratidão nos faz sentir mais conectados

Quando somos verdadeiramente gratos, buscamos demonstrar isso de forma carinhosa. Experimente dizer a alguém que você ama 3 coisas que admira sobre ela e perceba como os sentimentos de amor e compaixão despertam quase que imediatamente.

  1. A gratidão vem do coração

Pesquisadores estudaram a motivação por trás do sentimento de ser grato e descobriram que as pessoas que doaram para uma causa não o fizeram porque se sentiam obrigadas. Pelo contrário, a pesquisa sugere que pessoas agradecidas são motivadas a fazer algo de bom com a bondade de seu coração. 

  1. A gratidão alivia o estresse

Cultivar a gratidão através de práticas como a meditação tem ajudado a reduzir a frequência cardíaca. Estes resultados sugerem que prestar atenção ao que você é grato não só pode ajudá-lo a lidar com momentos de estresse, mas também pode levar a uma vida mais longa e saudável.

No final do dia, não se trata de quão consistentemente você escreve em seu diário pelas coisas a quais você é grato. É sobre perceber os pequenos momentos. É sobre apreciar as pessoas ao seu redor. 

Experimente pratica a meditação guiada “Exercício da Gratidão”, disponível no Zen app, e comece hoje mesmo a se sentir mais grato! 

Exercício da Gratidão [Ouça Agora]

tela da meditação guiada "Exercício da Gratidão" para elevar a autoestima

Para conferir outros conteúdos que vão ajudar no seu desenvolvimento pessoal, baixe o Zen! Disponível para Android e iPhone.

1 comentário
28/12/2019 às 21:54

também vejo a gratidão dessa forma! tento estar atenta ao que me faz feliz e agradeço no momento. escrever num diário é exaustivo e não consigo anotar tudo pelo que sou agradecida, por vezes esqueço-me de pequenas coisas que podem parecer insignificantes, mas que me ajudam muito no meu bem-estar no dia a dia!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

POR UMA VIDA MAIS ZEN
Dicas, inspirações
e novidades!
Experimente o zen por 7 dias
grátis!
Quero testar!