Esoterismo, Cristianismo, Budismo e Espiritismo: Quais São as Principais Diferenças?

Por Zen App

Tempo de leitura: 2 minutos

Desde a antiguidade, sempre existiram pessoas com pensamentos diferentes, que acreditavam em crenças e filosofias distintas. Claro que nos dias atuais isso prevalece. Porém, diferentemente de milênios atrás, hoje, a mente humana é muito mais aberta para conhecer e entender práticas espirituais. 

No artigo de hoje, vou abordar um tema ainda bastante confuso para algumas pessoas. Vou explicar, em detalhes, as diferenças entre esoterismo, cristianismo, budismo e espiritismo. Acompanhe!

O que é esoterismo?

Durante muito tempo, acreditava-se que o esoterismo estava ligado ao sobrenatural, à feitiçaria e à obscuridade. Muitos alegavam que a prática era uma religião secreta destinada apenas a um grupo de pessoas selecionadas. 

O esoterismo, na verdade, não é uma religião, mas, sim, um pensamento filosófico que engloba ciência, espiritualidade e religiosidade. 

A palavra  veio do termo esoteros e se desmembrarmos-a teremos “eso”, que significa dentro de, e “teros”, cujo significado é observar. Ou seja, é a arte de olhar para dentro do seu Eu oculto e se encontrar. 

Bonito, né? Além disso, a filosofia é regida pelas forças da natureza: água, terra, ar e fogo. Você pode, por exemplo, ser um cristão e mesmo assim acreditar em práticas esotéricas. 

O que é cristianismo?

O cristianismo é uma religião monoteísta centrada nos ensinamentos de Jesus Cristo, filho de Deus. A doutrina está escrita na Bíblia Sagrada e revelada nos Evangelhos que conta a história e a passagem de Jesus na Terra. 

Os adeptos a essa religião são chamados de cristãos e ela tem três principais vertentes, o Catolicismo Romano, Protestantismo e a Ortodoxia Oriental. Basicamente, todas elas acreditam nas mesmas crenças. O que muda é a forma como elas são praticadas e passadas aos seus fiéis. 

O que é budismo?

O budismo é uma filosofia e religião não teísta, que abrange diversas tradições, ensinamentos e práticas de Buda. Embora tenha originado na Índia, é muito popular em diversas regiões. 

O budismo trabalha com foco na mente, trazendo sabedoria, paz, serenidade e liberdade de consciência.

O que é espiritismo?

Já o espiritismo é uma doutrina religiosa, de cunho científico e filosófico. A crença acredita na constante evolução espiritual do ser, por meio de encarnações. O que contrasta com o cristianismo, por exemplo, pois os cristãos acreditam na ressurreição e não na reencarnação. 

Gostou de conhecer as diferenças dos termos? Para mais curiosidades, continue acompanhando o blog do Zen App! Baixe também o aplicativo do Zen

2 Comentários
13/06/2021 às 07:56

Muito boas as informações

20/06/2021 às 18:48

muito interessante o texto, gostei muito.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

POR UMA VIDA MAIS ZEN
Dicas, inspirações
e novidades!
Experimente o zen por 7 dias
grátis!
Quero testar!