Depois de um dia atarefado e extremamente estressante, tudo o que queremos é conseguir dormir bem para começar mais tranquilo o dia seguinte. Entretanto, sabemos que nem sempre isso é possível.

A preocupação com as tarefas que não foram concluídas ou o excesso de pensamentos podem atrapalhar e muito na hora de descansar.

Se você está precisando descansar e relaxar um pouco, mas tem dificuldade, esse post vai te ajudar! Continue lendo para descobrir como dormir bem mesmo depois de um dia daqueles.

A importância de um bom sono

Tenho certeza que você sabe o quanto é importante praticar atividade física regularmente, ter uma alimentação saudável e também fazer exames periodicamente para checar a saúde. Mas e o sono? Será que você está dando a devida importância para ele?

O sono é extremamente importante para garantir o bom funcionamento das nossas funções biológicas. O nosso humor, memória, criatividade e até o equilíbrio, estão diretamente relacionados com a qualidade do nosso sono.

Muitos de nós, não conseguem compreender a importância do sono para a nossa saúde. Por vezes diminuímos as horas de sono ou viramos a noite acordados, porque queremos priorizar outra coisa. Essa é uma atitude que prejudica muito a nossa saúde como um todo, já que a privação do sono pode aumentar o risco de doenças como diabetes, hipertensão e outros.

Como dormir bem

Sabemos que o cansaço pode dificultar ao invés de auxiliar na hora de descansarmos. Para esses momentos, existem algumas dicas que podem ajudar você a conseguir relaxar e ter um sono profundo e revigorante. Confira!

1 – Crie uma rotina relaxante

Existem pequenos hábitos que podemos cultivar diariamente. São rotinas de autocuidado que vão nos fazer sentir bem não só para dormir bem, mas também para termos dias mais motivantes e felizes.

Essa rotina não tem uma regra, é interessante que você inclua pequenas tarefas que podem ser realizadas todos os dias ou de 1 a 3 vezes na semana. Essas tarefas podem ser: um banho mais demorado e com produtos que você gosta, criar uma playlist com as suas músicas favoritas, aromatizar o ambiente com sprays ou pingar algumas gotas de óleo essencial no travesseiro… Enfim, são inúmeras possibilidades.

Pode parecer que não, mas essas pequenas tarefas contribuem para o relaxamento, que é tão necessário na hora de dormir.

2 – Pratique técnicas de respiração

Sim, existem outras formas de respirar além da que estamos fazendo agora. Aprender algumas técnicas de respiração vai ajudar no relaxamento e no alívio dos pensamentos, que por vezes, atrapalham o nosso sono.

Você pode praticar não só quando precisar dormir, mas também quando precisar aliviar a ansiedade ou relaxar um pouco. Uma sugestão é experimentar a Samavritti Pranayama, conhecida também como “respiração quadrada” ou “respiração igual”. É uma técnica simples e que pode ser feita em qualquer lugar!

Samavritti Pranayama [Experimentar Agora]

tela da meditação guiada "Samavritti Pranayama" para ajudar em como tratar a ansiedade

3 – Escreva!

Sabe quando um assunto ou um pensamento parece crescer dentro da nossa mente? Uma das formas para aliviar essa preocupação excessiva é através da escrita.

Quando nos apegamos a esses pensamentos eles tendem a crescer, como uma bola de neve. Ao colocar no papel tudo aquilo que vier em sua mente, irá perceber que os pensamentos vão perdendo força e você vai ganhando mais clareza mental.

Essa é uma dica essencial para dormir bem, principalmente depois de um dia extremamente estressante. É como se você pudesse desabafar e tirar aquele peso das costas que atrapalha o seu merecido descanso. Depois de escrever, você pode rasgar e jogar fora ou até mesmo queimar.

Gostou das dicas? Compartilhe nas suas redes sociais!

Para descobrir outros conteúdos que vão ajudar a melhorar a qualidade do seu sono, baixe o Zen! Um app de meditação completo e com diversas ferramentas que auxiliam no seu desenvolvimento pessoal. Disponível para iPhone e Android.