Dificuldade para dormir? Essas 6 dicas podem te ajudar!

Por Zen App

Tempo de leitura: 3 minutos

Relaxar e aproveitar um bom sono pode ser um desafio e tanto para algumas pessoas. A dificuldade para dormir quando frequente pode causar irritabilidade, dificuldade de concentração, ansiedade e em alguns casos até depressão.

Mas e como conseguir dormir mesmo quando a mente está a todo vapor? No post de hoje você vai aprender 6 dicas que vão te ajudar a dormir.

Como o sono contribui para a qualidade de vida

Todo mundo tem consciência de que uma boa alimentação, praticar exercícios físicos e nutrir bons hábitos contribuem diretamente para a saúde, mas e o sono?

Quando acordamos atrasados, no “susto” ou não conseguimos descansar direito, isso reflete durante todo o nosso dia. É nesses momentos em que a dificuldade de concentração, tensão muscular, ansiedade, estresse e diversas outras reações surgem. 

Ter uma noite de sono restauradora é essencial para a nossa saúde. Cerca de 73 milhões de brasileiros tem dificuldade para dormir. Essa dificuldade além de prejudicar o rendimento de modo geral, também deixa o corpo mais suscetível a doenças.

6 dicas para dormir profundamente

Se você tem alguma dificuldade para dormir, experimente praticar alguma dessas 10 dicas que vão te ajudar a ter uma noite de sono maravilhosa.

 

1 – Escute uma playlist relaxante

Crie uma playlist com músicas tranquilas e que te ajudem a relaxar. Dê play ao chegar em casa e vá curtindo enquanto faz outras coisas em casa. 

A simples tarefa de deixar uma música tocando irá fazer com que você consiga ir relaxando aos poucos e se desligando de alguma preocupação.

2 – Crie um ambiente acolhedor

O seu quarto deve ser um local acolhedor, onde você entra e se sente confortável. Por isso, evite trabalhar dentro do quarto ou fazer atividades que não estejam relacionadas com esse ambiente. 

Se possível, decore com objetos que goste e procure por cheiros que possam despertar tranquilidade através da aromaterapia. 

3 – Escreva o que está pertubando a sua mente

Não consegue tranquilizar os pensamentos? Escreva em uma folha de papel tudo o que passa pela sua mente, sem filtros e sem se preocupar se está certo ou errado. 

Essa atividade serve para ajudar a aliviar a ansiedade e os pensamentos excessivos. Depois, rasgue o papel e jogue-o fora. 

4 – Pratique técnicas de respiração

A respiração é uma excelente aliada quando o assunto é relaxar e aliviar as tensões. A respiração consciente traz inúmeros benefícios para a vida, principalmente quando utilizada a técnica corretamente. 

Aprenda algumas técnicas de respiração que vão ser úteis em ajudar a aliviar o estresse e relaxar. Essas técnicas também podem ser aplicadas em qualquer outro momento e não apenas na hora de dormir.  

5 – Vá para cama sempre no mesmo horário

Acostume o seu corpo a seguir uma rotina, para que ele se habitue a desacelerar para que você consiga dormir profundamente. 

Determine um horário para dormir e tente segui-lo diariamente. Se você trabalha em turno ou não consegue dormir sempre no mesmo horário, não tem problema. Crie uma rotina com as dicas desse post e adeque a sua realidade. 

6 – Experimente meditar um pouco

Se você sofre com insônia ou tem muita dificuldade para dormir, meditar pode ser a solução. 

A meditação tem inúmeros benefícios e pode ser eficaz no tratamento de transtornos do sono como a insônia. Ao praticar uma meditação em que o objetivo é ajudar a dormir melhor, é possível perceber sua eficácia desde o primeiro momento. 

Baixe grátis em seu celular o app de meditação Zen e pratique a “Jornada do Sono Profundo”. Esse é um programa exclusivo para aqueles que querem ter um sono restaurador e tranquilo. 

JORNADA DO SONO PROFUNDO [Começar Hoje]

tela do programa "Jornada do Sono Profundo" para dormir melhor

O programa tem 9 meditações guiadas na voz da Amanda Schultz, para você ouvir uma a cada noite.

Ao final do programa a sua relação com o sono terá mudado, se sentindo mais disposto sempre que acordar. 

Gostou das dicas para dormir melhor? Aproveite para compartilhar em suas redes sociais. 

 

Comentários fechados.

POR UMA VIDA MAIS ZEN
Dicas, inspirações
e novidades!
Experimente o zen por 7 dias
grátis!
Quero testar!