O despertar da Kundalini: o que é e como praticar

Por Zen App

Tempo de leitura: 5 minutos

Conhecer a si mesmo de forma profunda e completa, através da expansão da consciência, esse é um dos resultados do despertar da Kundalini.

Para saber mais sobre o que é, qual a relação com os chakras e como despertar a Kundalini, continue lendo!

A expansão da consciência

Antes de entender como funciona o despertar da Kundalini, é preciso compreender o que é a expansão da consciência.

Porque a grande maioria das pessoas acredita que a expansão da consciência está diretamente relacionada a uma religião. Porém, o desenvolvimento espiritual que leva a expansão da consciência não precisa estar atrelado a uma religião em específico.

Expandir a consciência nada mais é do que se libertar de crenças, explorando todo o seu potencial e saindo da zona de conforto. É a consciência de si e de tudo que existe ao seu redor.

De forma simples, é compreender que o seu corpo físico é apenas uma ferramenta que permite que você possa viver nesse mundo material. Que a sua essência, o seu eu verdadeiro é a sua alma.

O processo de expansão da consciência envolve o desenvolvimento ainda maior do autoconhecimento. Pois, quando aceitamos que temos uma alma e que somos seres com um potencial gigantesco, expandimos o nosso conhecimento sobre nós mesmos.

O que é Kundalini

A Kundalini fazia parte de ensinamentos secretos que só foram trazidos ao público no século XX e ao ocidente pelo Yogi Bhajan.

Kundalini é um antigo termo em sânscrito que significa “enrolado por uma serpente” e se refere  justamente a expansão da consciência. É uma energia poderosa e feminina representada por uma serpente enrolada na coluna vertebral.

Todos nós possuímos essa energia, porém, ela está adormecida em nosso chakra básico, o Múládhára. Para que o despertar da Kundalini aconteça, é necessário todo um processo que envolve o desbloqueio dos 7 chakra de acordo com sua missão.

Pois, apenas dessa forma é possível fazer com que a energia flua livremente.

O equilíbrio

A questão não é o que você é. A questão é qual o chakra que está desenvolvendo e qual o equilíbrio dos seus tattvas” – Yogi Bhajan

Esse é um dos ensinamentos de Bhajan que a meu ver traduz exatamente a direção que devemos ter quando queremos desenvolver o despertar da Kundalini.

Porque muito se fala sobre a importância de equilibrar os chakras, mas será que você está equilibrando-os de acordo com a missão de cada um? Qual a intenção que você está tendo ao fazê-lo? Tudo isso importa.

A missão de cada chakra

  • Chakra básico (1°) ou Múládhára – Conexão com à terra
    Viver a vida de uma forma leve, feliz e harmoniosa aqui na Terra.
  • Chakra sacro (2°) ou Swádhisthána – Sexualidade e Alegria
    Desenvolver o sucesso e a harmonia em todos os relacionamentos, elevando a autoestima e o prazer de viver a vida.
  • Chakra do plexo solar (3°) ou Manipura – Emoção e Poder
    Trabalhar o poder pessoal de forma equilibrada, impedindo que o ego tome conta do ser.
  • Chakra cardiáco (4°) ou Anáhata – Sentimentos
    Encontrar o equilíbrio entre o “eu físico” e o “eu de divino”.
  • Chakra laríngeo (5°) ou Vishuddha – Comunicação e Criatividade
    A forma de comunicação e a expressão da essência, o “eu divino”.
  • Chakra frontal (6°) ou Ájña: Intelecto e intuição
    Sincronizar a mente com os ideais e os objetivos da expansão da consciência
  • Chakra coronário (7°) ou Saháshara – Conexão com o Divino
    Despertar do relacionamento espiritual, com o sentimento de amor divino e fé.

O despertar a Kundalini

O despertar da Kundalini é indicado para pessoas que queiram se conhecer mais profundamente, que queiram expandir a sua consciência. Toda essa transformação acontece através da dedicação, responsabilidade e do respeito pela prática.

Não adianta apenas querer despertar sem ter uma razão, um sentimento maior, despertar apenas por despertar. Pois, estamos falando de uma energia poderosa, que mesmo depois de desperta precisa ser mantida.

E esse despertar também é algo muito individual, cada pessoa irá experienciar de uma forma diferente esse processo. Pode acontecer de você não conseguir despertar ela por completo, mas experienciar o despertar da energia de cada chakra.

5 maneiras de despertar a Kundalini

A maneira principal de fazer com que esse despertar aconteça é através da prática da Kundalini Yoga.

A união dessas práticas tem como objetivo liberar e despertar a energia da Kundalini, para que ela possa percorrer a sua coluna vertebral de acordo com os chakras. A prática une: posturas, mantras, mudras e meditações, que são também as ferramentas básicas do yoga.

Além da prática do Kundalini Yoga, você pode começar a trilhar o caminho para ativar essa energia através de algumas outras maneiras. Para descobrir, continue lendo!

1 – Concentre-se na sua respiração

A respiração é a parte fundamental da meditação e da prática de yoga. Por isso, dedique alguns minutos durante o seu dia para praticar algumas técnicas de respiração.

A prática também irá ajudar você a aliviar a ansiedade e a preocupação excessiva.

2 – Reavalie a sua alimentação

Tenha uma alimentação mais saudável, que contemple frutas, verduras e legumes. Evite alimentar o seu corpo com alimentos processados e industrializados. Os alimentos tem relação com as nossas emoções, e o que está no nosso prato diz muito sobre a nossa vida.

3 – Esteja presente

Diariamente realizamos tarefas de maneira automática, sem perceber de fato o que estamos fazendo. Em grande parte temos a sensação de estar passando por um dia ruim e não conseguimos entender. Esse é um sinal de que não estamos observando e nem estamos inteiros ao realizar essas tarefas.

Desenvolva a presença praticando a meditação guiada “Auto-Observação”, comece tendo consciência do seu corpo e aos poucos expanda para cada atividade do seu dia.

AUTO-OBSERVAÇÃO [OUÇA AGORA]

tela da meditação guiada de Auto-observação para despertar a kundalini

4 – Pratique atividades físicas

O seu corpo é o veículo da sua alma, além de uma boa alimentação você também precisa exercitá-lo. Pratique atividades em que tenha prazer em realizar, não precisa ser nada grandioso. Uma caminhada ou um alongamento já são o suficiente.

5 – Ouça músicas relaxantes

A música consegue transformar o nosso humor e tem a capacidade de relaxar a nossa mente e o nosso corpo. É uma das formas de promover um estado meditativo. Pois, as frequências musicias tornam o processo de relaxamento e concentração mais fácil.

Experimente escutar músicas relaxantes para clareza mental e foco. Alias, uma boa sugestão é escutar uma frequência binaural para equilíbrio dos chakras.

FREQUÊNCIAS BINAURAIS PARA EQUILÍBRIO DOS CHAKRAS [OUVIR AGORA]

tela da meditação guiada equilíbrio dos chakras disponível no Zen app para despertar da kundalini

O despertar da Kundalini não acontece de uma noite para a outra, é necessário que a prática seja contínua. Como comentamos, é preciso ter disciplina, responsabilidade e respeito.

Outra prática, também muito positiva para melhorar sua vida, é o Ho’oponopono, já conhece? Leia agora sobre ela!

Se você ainda não connhece, aproveite para baixar o Zen! Descubra meditações e ferramentas que vão ajudar no seu processo de autoconhecimento e de expansão da consciência.

Disponível para iOS e Android.

4 Comentários
verusca
21/07/2020 às 22:34

Muito grata pela publicação.

01/07/2021 às 00:07

Sinto um movimento suave andando na minha coluna…. Eu já me despertei a cinco anos tenho um amor Divino morando em mim .. mais minha coluna sinto como fosse um coisa andando nela um pressão diferente namastê 🙏🏻 boa noite.

stella tó
30/12/2021 às 08:02

Muito bom esse texto. Obrigada pela partilha.

27/02/2022 às 20:53

Parabéns pela publicação! Gratidão

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

POR UMA VIDA MAIS ZEN
Dicas, inspirações
e novidades!
Experimente o zen por 7 dias
grátis!
Quero testar!