Desenvolvimento pessoal: 4 dicas para enfrentar o medo e aproveitar as oportunidades

Por

Tempo de leitura: 2 minutos

Oportunidades são fórmulas que resultam em crescimento e desenvolvimento pessoal. Não podemos nos desenvolver rejeitando, negligenciando ou fugindo das oportunidades recebidas. 

Através das oportunidades e da expansão de nossas fronteiras, permitimos que as fórmulas possam trabalhar sua mágica em nossas vidas. Somos capazes de identificar qual conjunto de ações nos trará para a pessoa que sempre soubemos que poderíamos ser.

É claro que, como qualquer nova oportunidade, o primeiro passo parece incerto, até arriscado. O grande desafio do nosso desenvolvimento pessoal está em aprender a lidar com o medo e explorar novos territórios.

Para te ajudar nessa nova fase, aqui estão 4 dicas que vão contribuir para o seu crescimento e desenvolvimento pessoal. 

1 – Investigue os seus medos

O medo impede o movimento para frente porque nos mantém presos no passado. É um comportamento aprendido que, muitas vezes deixamos dominar nossas vidas apesar do nosso desejo de ser diferente ou melhor. 

Quando olhamos para o nosso medo, porém, descobrimos o que é e de onde vem, podemos começar a nos curar. 

2 – Liberte-se do passado

Quando chegamos ao próximo nível, onde o medo e a vitimização não mais habitam e dominam, estamos em plena transição, e isso reflete no nosso bem-estar pessoal.

Geralmente, não aproveitamos as oportunidades quando surgem porque, no fundo, temos medo de mudanças e sucesso, mas quando abandonamos esses padrões de pensamento, nos abrimos para muitas possibilidades. 

Deixar que o passado se vá e abra espaço para o novo. Se você ainda possui certa resistência para deixar algumas coisas irem embora, experimente praticar a meditação guiada “Libertação do passado”. 

tela da meditação guiada "Libertação do Passado" para ajudar no processo de desenvolvimento pessoal

3 – Perdoe-se

Acredite ou não, o fracasso significa mais oportunidades. Quando aceitamos o fracasso como parte do processo de desenvolvimento, aceitamos a natureza das coisas. 

O fracasso pode ser o fechamento de uma porta, o que significa que outra porta se abrirá – uma que seja mais adequada para nós. 

Por isso, não se culpe ou tenha medo de falhar, aceita e perdoe a si mesmo para continuar o seu processo.

4 – Aceite a abundância

A fórmula ideal para uma vida bem-sucedida e feliz, cheia de abundância, é aquela que envolve compaixão. 

Alcançar o seu desenvolvimento pessoal não requer uma ação forçada, mas sim uma sensação de aceitação e uma atitude compassiva. Facilite o processo.

Dê espaço às oportunidades para crescer e se desenvolver e aceite que a abundância é um direito humano. Seja gentil durante a transição de um passado baseado no medo para um presente compassivo.

Aproveite para compartilhar nos comentários como anda o seu processo de desenvolvimento pessoal!

1 comentário
trent
06/09/2019 às 10:53

O erro nao e sinal de falta de talento. Ao contrario, deve ser visto como uma oportunidade de aprender e acertar na proxima vez. Quem nao lida bem com os erros e frustracoes evita situacoes desafiantes, mais propicias ao erro, e geralmente nao gosta de arriscar e experimentar duas acoes importantissimas para o desenvolvimento pessoal e profissional.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

POR UMA VIDA MAIS ZEN
Dicas, inspirações
e novidades!
Experimente o zen por 7 dias
grátis!
Quero testar!